Como Conseguir Bolsa Na Faculdade?
Para conseguir uma bolsa de estudo na faculdade, o principal critério é a nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao ingresso na faculdade.
É necessário ter uma nota superior a 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. As bolsas podem ser integrais ou parciais, dependendo do resultado do Enem.
Como conseguir uma bolsa de 100% na faculdade?
Para conseguir uma bolsa de 100% na faculdade, é preciso ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente e ter obtido uma nota média de pelo menos 450 nas provas, desde que não tenha zerado a redação.
Além disso, é necessário ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.
Interessante? Leia também:
Qual é a nota mínima para conseguir uma bolsa no Enem?
Para obter uma bolsa de estudos pelo Enem é necessário cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Um desses requisitos é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio mais recente e obtido, pelo menos, 450 pontos na média das provas. Além disso, é necessário ter conseguido pelo menos um ponto na redação.
Portanto, a nota mínima exigida para conseguir uma bolsa pelo Enem é de 450 pontos.
O que é preciso para conseguir uma bolsa de estudos?
- Para conseguir uma bolsa de estudos, é preciso atender a alguns requisitos, como ter uma renda baixa ou média do estudante e da família, apresentar um bom histórico e desempenho escolar, ter uma boa nota no Enem (em alguns casos), ser parente de um aluno ou funcionário da faculdade (em alguns casos) ou demonstrar potencial de desenvolvimento (no caso das empresas que financiam a faculdade de seus funcionários).
Como fazer faculdade se não tenho dinheiro?
- Conheça o ProUNI, um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior.
- Tente o Fies, outro programa do governo que oferece financiamento estudantil para cursos superiores em instituições privadas.
- Pesquise sobre as bolsas de estudo oferecidas pela própria faculdade que você deseja ingressar, pois muitas instituições oferecem bolsas parciais ou integrais para alunos com boas notas ou que se encaixam em determinados critérios.
- Concorra a outras bolsas de estudo, como as oferecidas pelo governo estadual ou municipal, ou por instituições privadas sem fins lucrativos, como ONGs e fundações.
- Procure por financiamentos privados, que podem ser oferecidos por bancos ou instituições financeiras e que geralmente exigem pagamentos mensais após a conclusão do curso.
- Faça você mesmo, ou seja, trabalhe e poupe dinheiro para pagar sua própria faculdade. Além disso, procure por cursos a distância, que são geralmente mais baratos que os presenciais.