Qual a diferença entre a América Anglo-Saxônica e a América Latina?
A diferença entre a América Anglo-Saxônica e a América Latina está principalmente no idioma e na cultura, resultado da colonização do continente americano por diferentes nações europeias, como portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses.
Na América Latina, os países têm línguas derivadas do latim, como espanhol, português e francês. Já na América Anglo-Saxônica, as nações falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês. No entanto, essa distinção não é muito rigorosa, pois existem países na América Latina que falam inglês, como Guiana, Trinidad e Tobago, e o Suriname, que fala holandês. Além disso, o Canadá, considerado um país anglo-saxônico, fala tanto o inglês quanto o francês em algumas partes do país.
Outra diferença cultural marcante entre os países da América Latina e os países da América Anglo-Saxônica é a religião. A América Latina abriga grandes populações católicas, enquanto os países anglo-saxônicos têm uma maior diversidade religiosa.
A diferença mais marcante entre as "duas Américas" também está na economia e qualidade de vida. Os países da América Anglo-Saxônica, como Estados Unidos e Canadá, desfrutam de bons índices de qualidade de vida, saúde e grande poder no cenário mundial, sendo classificados como desenvolvidos. Já os países latino-americanos são considerados subdesenvolvidos ou emergentes.
América Latina | América Anglo-Saxônica |
---|---|
Línguas: português, espanhol, francês e outras línguas nativas | Língua: inglês |
Países: Brasil, Argentina, Chile, México, etc. | Países: Estados Unidos, Canadá |
Cultura com forte influência europeia, especialmente da Espanha, Portugal e França | Cultura com forte influência europeia, especialmente da Inglaterra |
População majoritariamente católica | Grande número de protestantes |
Desenvolvimento econômico e qualidade de vida considerados subdesenvolvidos ou emergentes | Desenvolvimento econômico e qualidade de vida considerados desenvolvidos |
Quais são os países que compõem a américa latina?
A América Latina é composta por diversos países, que incluem:
- Argentina;
- Bolivia;
- Brasil;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- Guiana;
- Paraguai;
- Peru;
- Suriname;
- Uruguai;
- Venezuela;
Além desses países, também fazem parte da América Latina e do Caribe:
- Antiga e Barbuda;
- Bahamas;
- Barbados;
- Belize;
- Costa Rica;
- Cuba;
- Dominica;
- El Salvador;
- Granada;
- Guatemala;
- Haiti;
- Honduras;
- Jamaica;
- México;
- Nicaragua;
- Panamá;
- República Dominicana;
- Santa Lucia;
- São Cristóvão e Névis;
- São Vicente e Granadinas;
- Trindade e Tobago;
Esses países compartilham características culturais e históricas em comum, como a colonização por potências europeias, principalmente Espanha, Portugal e França.
Quais são os países que compõem a américa anglo-saxônica?
A América Anglo-Saxônica é uma classificação utilizada para designar os países mais desenvolvidos do continente americano e que possuem o inglês como língua oficial. Os principais países que compõem a América Anglo-Saxônica incluem:
- Estados Unidos;
- Canadá (com exceção da província de Quebec);
Além desses, também são considerados parte da América Anglo-Saxônica alguns países e territórios da América Central e Caribe, como:
- Antigua e Barbuda;
- Bahamas;
- Barbados;
- Belize;
- Dominica;
- Granada;
- Jamaica;
- São Cristóvão e Névis;
- São Vicente e as Granadinas;
- Santa Lúcia;
- Trindade e Tobago;
Esses países e territórios têm laços históricos, étnicos, linguísticos e culturais com o Reino Unido.
Quais são as principais diferenças culturais entre a américa latina e a américa anglo-saxônica?
As principais diferenças culturais entre a América Latina e a América Anglo-Saxônica podem ser resumidas em quatro aspectos:
- Idiomas: A América Latina é composta por países que têm línguas derivadas do latim, como espanhol, português e francês, enquanto a América Anglo-Saxônica é formada por nações de língua inglesa;
- Religião: A América Latina abriga grandes populações católicas, enquanto a América Anglo-Saxônica tem uma maior diversidade religiosa, incluindo protestantes, católicos e outras religiões;
- História e colonização: A América Latina foi colonizada principalmente por portugueses e espanhóis, enquanto a América Anglo-Saxônica foi colonizada por ingleses, escoceses e irlandesesEssa diferença histórica levou a distinções culturais e políticas entre os dois grupos de países.
- Estrutura política e econômica: Os países da América Latina têm sistemas políticos e econômicos mais diversos, com alguns tendo economias mais planificadas e outros com economias mais liberais. Já a América Anglo-Saxônica, em geral, tem sistemas políticos e econômicos mais parecidos, com uma maior ênfase no liberalismo econômico e na democracia representativa;
É importante ressaltar que essas diferenças são generais e podem não se aplicar a todos os países da América Latina e da América Anglo-Saxônica, já que cada nação possui suas próprias características culturais e políticas específicas.
Está gostando? Leia também: