Qual a diferença entre a América do Sul e a América Latina?
A diferença entre a América do Sul e a América Latina está nos critérios: a América do Sul é composta por países localizados no sul do continente americano, enquanto a América Latina engloba países com línguas de origem latina, como o espanhol, o português e o francês.
A América do Sul inclui países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai, que, em sua maioria, foram colonizados por portugueses e espanhóis. Já a América Latina inclui países da América do Sul, América Central e México, além de outros países com línguas latinas, como França, Portugal e Romênia.
É importante ressaltar que, embora a América Latina seja frequentemente associada à América do Sul, os termos não são sinônimos e abrangem diferentes conceitos. A América Latina é um termo mais amplo, que engloba países com históricos de colonização semelhantes e línguas de origem latina, enquanto a América do Sul é um subcontinente do continente americano.
América do Sul | América Latina |
---|---|
Classificação baseada na posição geográfica | Classificação baseada nas origens e história de cada país |
Inclui apenas países sul-americanos | Inclui países da América do Sul, América Central e México |
Exclui Guiana e Suriname | Exclui Estados Unidos e Canadá (embora o Canadá tenha línguas oficiais em inglês e francês) |
Línguas oficiais: português e espanhol | Línguas oficiais: espanhol, português e francês |
Quais países fazem parte da américa latina?
A América Latina é composta por países que têm como línguas oficiais o espanhol ou o português. Os países que fazem parte da América Latina são:
- Argentina;
- Bolívia;
- Brasil;
- Chile;
- Colômbia;
- Costa Rica;
- Cuba;
- Equador;
- El Salvador;
- Guatemala;
- Haiti;
- Honduras;
- México;
- Nicarágua;
- Panamá;
- Paraguai;
- Peru;
- República Dominicana;
- Uruguai;
- Venezuela;
Esses países compartilham características culturais, étnicas, políticas, sociais e econômicas em comum, além de terem sido colonizados por nações latinas, como Espanha, Portugal e França.
Quais países fazem parte da américa do sul?
A América do Sul é composta por 12 países e um território ultramarino francês, a Guiana Francesa. Os países que fazem parte da América do Sul são:
- Argentina;
- Bolívia;
- Brasil;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- Guiana;
- Paraguai;
- Peru;
- Suriname;
- Uruguai;
- Venezuela;
Além desses países, a Guiana Francesa é um território ultramarino da França localizado na América do Sul. Esses países apresentam paisagens naturais muito distintas e são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico.
Qual é a origem do termo "américa latina"?
A origem do termo "América Latina" está relacionada às ideologias europeias e aos interesses políticos e econômicos da França no século XIX.
O termo começou a ser utilizado na segunda metade do século XIX, e seu uso se intensificou após a criação da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL). Existem diferentes opiniões sobre a autoria do termo.
Alguns pesquisadores atribuem a criação do termo ao argentino Carlos Calvo, ao colombiano José María Torres Caicedo e ao chileno Francisco Bilbao.
Outras versões apontam para o filósofo uruguaio Arturo Ardao e o colombiano José Maria Torres Caicedo como os criadores do termo.
O termo "América Latina" é considerado uma invenção francesa e está diretamente ligado à Roma, à Igreja Católica e à monarquia.
A expressão "latino" faz referência à língua latina, utilizada na Roma Antiga, e foi utilizada para se referir à América de língua espanhola, excluindo os americanos de origem portuguesa e francesa de sua área de abrangência.
Apesar das controvérsias e críticas relacionadas ao termo, ele se consolidou como um patrimônio comum e um recurso de marketing e expansão comercial.
O termo "América Latina" passou a ser utilizado para se referir a um conjunto de características culturais, étnicas, políticas, sociais e econômicas da região.
Veja também: