Qual a diferença entre a vacina pentavalente e a vacina hexavalente?
A vacina pentavalente e a vacina hexavalente são vacinas combinadas que protegem contra diversas doenças infantis. A diferença entre elas está no número de doenças que cada uma protege:
Vacina pentavalente: Protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae e poliomielite. A versão acelular da vacina pentavalente é produzida com células inteiras da Bordetella Pertussis (coqueluche) e possui índices altos de reações adversas.
Vacina hexavalente: Protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae, poliomielite e hepatite B. A vacina hexavalente é acelular, ou seja, produzida sem células inteiras, e possui índices baixos de reações adversas.
Ambas as vacinas são indicadas para menores de 7 anos de idade. Na rede pública, é utilizada a vacina pentavalente celular, que protege contra 5 doenças em uma única picada. Já a vacina hexavalente, disponível na rede particular, protege contra 6 doenças e é considerada mais segura devido ao baixo índice de reações adversas.
O esquema de vacinação para a vacina hexavalente é o seguinte:
- 2 e 6 meses: Vacina hexavalente
- 15 meses: Primeiro reforço com a vacina pentavalente acelular ou celular + Poliomielite
- 4 anos: Segundo reforço das vacinas Difteria, Tétano e Coqueluche (DTaP) e a Poliomielite
É importante ressaltar que, na falta da vacina pentavalente da rede pública, deve-se aplicar a vacina hexavalente ou a vacina pentavalente da rede particular. Além disso, o calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) indica a aplicação da vacina hexavalente aos 2 e 6 meses, devido ao esquema de hepatite B.
Vacina | Proteção | Composição | Reações adversas |
---|---|---|---|
Pentavalente (rede pública) | Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus Influenzae B e Hepatite B | Células inteiras da Bordetella Pertussis (Coqueluche) | Altos índices de reações adversas |
Hexavalente (rede particular) | Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus Influenzae B, Poliomielite e Hepatite B | Acelular, com índices baixos de reações adversas |
Quais são as doenças que a vacina pentavalente protege?
A vacina pentavalente é uma combinação de cinco vacinas individuais em uma, com o objetivo de proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo.
Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças devem receber três doses da vacina aos dois, quatro e seis meses de vida.
A vacina pentavalente protege contra as seguintes doenças:
- Difteria;
- Tétano;
- Coqueluche;
- Poliomielite;
- Hepatite B;
A difteria, tétano e coqueluche são doenças bacterianas, enquanto a poliomielite e a hepatite B são doenças virais. A vacina pentavalente é uma das vacinas mais importantes e completas imunizações para crianças, garantindo proteção contra essas cinco doenças.
Conteúdo interessante:
Quais são as doenças que a vacina hexavalente protege?
A vacina hexavalente protege contra seis doenças diferentes, que incluem:
- Difteria: Uma doença causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, que leva à infecção aguda e pode causar complicações graves;
- Tétano: Causado pela bactéria Clostridium tetani, que se reproduz na ausência de oxigênio e produz toxinas que podem levar a complicações graves e morte por feridas contaminadas;
- Tosse convulsa (Coqueluche): Uma doença altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves, especialmente em bebês;
- Meningite e pneumonia: Doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b (Hib), que podem afetar o sistema nervoso central e os pulmões, respectivamente;
- Poliomenite: Uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e pode causar paralisia e outras complicações graves;
- Hepatite B: Uma inflamação no fígado causada pelo vírus B, que pode levar a complicações graves e morte;
A vacina hexavalente é uma vacina combinada que protege contra essas doenças em apenas uma aplicação, facilitando a vacinação e a proteção dos bebês contra essas doenças altamente contagiosas e potencialmente perigosas.
Qual é a diferença entre a vacina pentavalente e a vacina hexavalente?
A vacina pentavalente e a vacina hexavalente são vacinas combinadas que protegem contra várias doenças infantis. A diferença entre elas está nas doenças que cada uma protege:
- Vacina pentavalente(rede pública): protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo B e hepatite B;
- Vacina hexavalente(rede particular): protege contra difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo B, poliomielite e hepatite B;
Ambas as vacinas são aplicadas em crianças, mas a vacina hexavalente é geralmente mais procurada na rede particular devido à proteção adicional contra a poliomielite.
A vacina pentavalente da rede pública é produzida com células inteiras da Bordetella Pertussis (coqueluche), o que pode resultar em maior incidência de reações adversas.
Já a vacina hexavalente é acelular, o que significa que possui índices mais baixos de reações adversas.
No calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), é indicado fazer a vacina pentavalente aos 2 e 6 meses, e aos 15 meses, seguir com a vacina hexavalente, devido ao esquema de hepatite B.
Caso a vacina pentavalente da rede pública não esteja disponível, pode-se aplicar a vacina hexavalente ou a vacina pentavalente da rede particular.