Qual a diferença entre alvejante e água sanitária?
A diferença entre alvejante e água sanitária está principalmente na composição e no uso.
Alvejante: É um desinfetante que contém água-oxigenada em sua composição, sendo eficiente para remover manchas de roupas e desinfetar tecidos e superfícies. Alguns alvejantes são à base de cloro, como a água sanitária, que é uma mistura de água com cloro ativo.
Água Sanitária: É uma mistura de água com cloro ativo, sendo o tipo mais comum de alvejante no mercado. É popularmente usada para limpar roupas brancas e matar germes e bactérias em ambientes domésticos.
Todas as águas sanitárias são alvejantes, mas nem todos os alvejantes são águas sanitárias. É importante não misturar a água sanitária com outros químicos de limpeza, como aminoácidos, ácidos e álcool, pois podem gerar toxinas. Além disso, ao usar produtos com cloro, é recomendável usar luvas para evitar contato com a pele.
Alvejante | Água Sanitária |
---|---|
É um produto de limpeza utilizado principalmente para desinfetar banheiros e eliminar germes. | É composto por uma solução concentrada de hipoclorito de sódio, que tem propriedades desinfetantes e branqueadoras. |
Tem propriedades desinfetantes e bactericidas, mas não é tão agressivo quanto a água sanitária. | Pode ser corrosiva e irritar a pele e os olhos, sendo importante tomar cuidado ao manuseá-la. |
É usado para eliminar sujeira e matar microrganismos. | É perigosa se for usada sem diluir. |
Quais são os usos do alvejante?
O alvejante é um produto que ajuda na limpeza das roupas, removendo manchas e deixando as peças mais brancas. Existem dois tipos principais de alvejantes:
- Alvejantes à base de cloro: São os mais comuns e possuem composição semelhante à água sanitária, o que lhes confere poder desinfetante. No entanto, o cloro é uma substância um pouco agressiva e, por isso, esses alvejantes não são recomendados para lavar roupas coloridas, pois podem danificá-las ou manchá-las;
- Alvejantes sem cloro: Foram criados para remover sujeira e manchas das roupas coloridas sem danificá-las ou manchá-las. Esses alvejantes liberam água oxigenada e são menos agressivos, conservando melhor as roupas. Além disso, podem ser misturados com detergentes em pó com enzimas;
Além do uso em roupas, os alvejantes podem ser usados para o tratamento do papel e para clarear cabelos.
Na hora de alvejar a roupa, a química está presente através da reação de redução, pois os alvejantes são agentes oxidantes, provocando a redução de compostos presentes nas manchas.
Artigos relacionados:
Como usar o água sanitária corretamente?
A água sanitária é uma solução composta por hipoclorito de sódio, um sal com grande poder oxidante, e é utilizada para desinfecção e limpeza em diversos ambientes, como residências, restaurantes e hospitais.
Para usar a água sanitária corretamente, siga estas dicas:
- Diluição: Para a limpeza geral, utilize 1/2 copo de 100ml de água sanitária para cada 2 litros de água;
- Segurança: Ao manusear a água sanitária, use luvas, máscara e óculos de proteção para evitar contato direto com a pele e respirar os vapores;
- Aplicação: Aplique a solução diluída em todas as superfícies que precisam ser desinfetadas, como mesas, banheiros, utensílios de cozinha e alimentos;
- Evite excesso: Utilize a água sanitária com moderação, pois, em excesso, pode causar dificuldade de respiração, tosse e até ânsia de vômito;
- Seguir as recomendações: Sempre siga as indicações de uso descritas na embalagem do produto;
Lembre-se de que a água sanitária é corrosiva, então é extremamente importante usá-la com cautela.
Quais são os riscos de usar água sanitária sem diluir?
O uso de água sanitária sem diluir pode apresentar riscos à saúde. A água sanitária contém hipoclorito de sódio, que é um composto ativo com propriedades desinfetantes, antissépticas e alvejantes.
No entanto, quando usada em sua concentração pura, pode causar irritação e danos às mucosas e às células da pele.
Além disso, a mistura de água sanitária com outros produtos de limpeza, como álcool gel, amônia e ácidos, pode gerar produtos e subprodutos tóxicos.
Por exemplo, a mistura de água sanitária com ácidos, como o vinagre, gera gás cloro (Cl2), que é tóxico e pode causar tontura e asfixia.
Para uso seguro e eficaz, a água sanitária deve ser diluída em água e usada em concentrações adequadas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Anvisa.
A concentração ideal para desinfecção de áreas abertas, pisos, sanitários, vasos sanitários e solas de sapato é de 0,1%.
Para desinfecção de frutas, verduras e legumes, é necessário diluir uma colher de sopa (15 ml) de água sanitária em um litro de água, deixando por 15 minutos e, posteriormente, enxaguar bem com água.