Qual a diferença entre esporão e fascite plantar?
A diferença entre esporão do calcâneo e fascite plantar está nos seguintes pontos:
Causa: O esporão do calcâneo ocorre devido ao acúmulo de cálcio além da borda do osso, gerando uma protuberância. Já a fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar, um ligamento que percorre a porção inferior dos pés, desde o calcanhar até a porção frontal.
Dor: O esporão do calcâneo geralmente é indolor, mas pode causar dor quando há inflamação. A fascite plantar é caracterizada por dor forte e pontada, que pode ser sentida especialmente no calcanhar e piorar com o movimento.
Tratamento: Ambos os problemas podem ser tratados de maneira semelhante, como repouso, uso de plantas ortopédicas, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia. No entanto, a fascite plantar pode levar ao aparecimento do esporão, pois a inflamação crônica da fáscia plantar acaba gerando o crescimento ósseo na base do calcanhar.
Embora os dois problemas possam ser confundidos devido aos sintomas semelhantes, é importante diferenciá-los para um tratamento adequado e eficaz.
Esporão do Calcâneo | Fascite Plantar |
---|---|
Ocorre devido ao acúmulo de cálcio além da borda do osso, gerando uma protuberância | É uma inflamação da fáscia plantar, um ligamento que percorre a porção inferior dos pés, desde o calcanhar até a porção frontal |
Muitas vezes é indolor, mas pode causar dor quando há inflamação | Dor intensa e dificuldade de locomoção, geralmente causada por hábitos sedentários, excesso de exercícios, falta de alongamento, uso de calçados inadequados ou sobrepeso |
Sintomas comuns incluem dor no calcanhar quando os pés tocam o chão pela manhã ou após realizar atividades físicas | Sintomas incluem dor forte no calcanhar, que pode ser aguda ou persistente, e gerar problemas de mobilidade |
Tratamento pode envolver repouso, uso de calçados adequados, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia | Tratamento pode envolver repouso, uso de calçados adequados, fisioterapia, medicação anti-inflamatória e, em casos mais graves, cirurgia |
Quais são os sintomas do esporão calcâneo e da fascite plantar?
O esporão calcâneo e a fascite plantar são duas condições diferentes que afetam a região do calcanhar.
A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma banda de tecido fibroso que se estende desde o osso do calcanhar até a base dos dedos dos pés.
Já o esporão calcâneo ocorre devido à acumulação de cálcio debaixo do pé durante vários meses, relacionado ao excesso de pressão sobre a região do calcanhar. Sintomas da fascite plantar incluem:
- Dor no calcanhar, muitas vezes descrita como "pontada", com início insidioso e sem irradiação;
- Dor que tende a piorar ao sair da cama de manhã e a aliviar após dar os primeiros passos;
- A dor pode ser mais intensa de manhã, mas alivia durante o dia com o andar;
Sintomas do esporão calcâneo incluem:
- Dor aguda e em pontada que piora com o movimento e melhora com o repouso;
- Depósitos de cálcio abaixo ou atrás do osso do calcanhar, formando saliências;
É importante notar que entre 11 a 46% dos pacientes com esporão do calcâneo são assintomáticos, e em 32% dos pacientes com fasceíte plantar não se encontra a presença do esporão do calcâneo.
Além disso, a fascite plantar pode ser unilateral ou bilateral, afetando tanto o calcanhar esquerdo quanto o direito.
Como é feito o diagnóstico do esporão calcâneo e da fascite plantar?
O diagnóstico do esporão calcâneo e da fascite plantar é feito principalmente por um médico ortopedista, com base na história clínica e em alguns exames complementares. Para o diagnóstico da fascite plantar, o médico pode seguir os seguintes passos:
- Exame físico: Avaliação dos pés, investigação detalhada da história do paciente e das características da dor;
- Radiografia: Pode mostrar um esporão calcâneo saliente na extremidade inferior frontal do osso do calcanharNo entanto, as pessoas com fasciose plantar geralmente não têm esporão do calcâneo e a maioria das pessoas que têm esporão do calcâneo não têm fasciose plantar;
- Ecografia e Ressonância Magnética: Essas técnicas de imagem podem auxiliar o diagnóstico, especialmente quando a radiografia não é conclusiva;
Caso o paciente apresente sintomas de esporão calcâneo, o médico pode realizar uma avaliação adicional para determinar se o esporão está relacionado à fascite plantar ou se é uma condição separada.
É importante ressaltar que nem todos os esporões calcâneos apresentam sintomas e que entre 11 a 46% dos pacientes com esporão do calcâneo são assintomáticos.
Aprenda mais:
Quais são as causas do esporão calcâneo e da fascite plantar?
O esporão calcâneo é um crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, formando uma protuberância que pode provocar intensa dor na sola do pé.
A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, uma banda espessa de tecido fibroso que se estende desde o osso do calcanhar até a base dos dedos. As causas mais comuns dessas condições incluem:
- Idade acima de 40 anos;
- Obesidade;
- Pé chato;
- Pé cavo;
- Prática de esportes de alto impacto nos pés, como corrida, ballet e dança;
- Trabalhar muito tempo em pé, como seguranças;
Além desses fatores, a fasciose plantar pode ser causada por doenças que afetam o pé, como artrite reumatoide e outros tipos de artrite. Demasiadas injeções de corticosteroides também podem contribuir para o desenvolvimento da fasciose plantar.
A presença de esporão do calcâneo pode ou não estar associada à fascite plantar, e nem todos os esporões do calcâneo apresentam sintomas.
Quando a fascite plantar ocorre, o principal sintoma é a dor no calcanhar, muitas vezes descrito como "pontada". A dor tende a piorar ao sair da cama de manhã e a aliviar após dar os primeiros passos.