Qual a diferença entre gases e cólica em bebês?

A diferença entre gases e cólica em bebês pode nem sempre ser muito nítida, pois a cólica pode vir acompanhada de gases, e vice-versa. No entanto, é importante entender as características de cada uma:

Gases:

  • São normais e ocorrem até mesmo em adultos.
  • Podem ser causados por imaturidade fisiológica, ingestão de ar durante a amamentação ou alimentação e dieta da mãe.
  • Geralmente não causam grande desconforto para o bebê, desde que não haja excesso.

Cólica:

  • É uma sensação de dor que pode ser ocasionada por gases, infecções e/ou inflamações no intestino.
  • Geralmente ocorre durante a tarde e a noite e os episódios podem durar até três horas.
  • Acompanhada por outros sintomas, como choro forte e agudo, irritabilidade, vermelhidão e contrações no abdômen.

Para aliviar a dor causada por gases, é necessário ajudar a criança a liberar esses gases e fazer coco. Já para aliviar a cólica, é importante identificar e eliminar os fatores que possam estar contribuindo para o desconforto do bebê, como ajustar a dieta da mãe ou testar a tolerância do bebê a certos alimentos. Se os sintomas persistirem ou se agravarem, é importante consultar um pediatra para obter orientações específicas.

Gases Colica
Ocorrem quando o bebê ingere leite ou chupa, trazendo pequenas quantidades de ar para o sistema digestivo, causando acumulação de gases. A colica ocorre quando o bebê tem dificuldades para digestir alimentos, geralmente entre a segunda e a quinta semana de vida, e melhora entre os 3 e 4 meses.
Os gases podem causar choro e desconforto, mas o llanto não segue um padrão específico e pode ocorrer a qualquer hora do dia. A colica é caracterizada por choros inconsoláveis, frequentemente acompanhados de gritos, esticão e elevação das pernas e eliminação de gases.
Os bebês com gases podem esticar as pernas ou retorcer-se, mostrando sinais de incomodidade. Os bebês com colica podem regurgitar ocasionalmente, mas se o bebê estiver vomitando ou perdendo peso, é importante consultar um médico.
Os gases podem ser aliviados por técnicas como massagens abdominais e posicionamento do bebê. Para aliviar a colica, é importante identificar e evitar alimentos que possam causar alergia ou sensibilidade no bebê, como ovos ou produtos que contenham trigo.

Quais são os sintomas do cólico em bebês?

Os sintomas do colico em bebês incluem:

  • Llanto inconsolável, prolongado e intenso;
  • Irritabilidade;
  • Extender ou levantar as pernas em direção ao abdômen;
  • Gases;
  • Estômago hinchado ou distendido;
  • Espalda arqueada;
  • Punhos fechados;
  • Cara enrojecida após um longo episódio de choro;

Os episódios de colico geralmente ocorrem durante a noite e podem ser frustrantes para os pais, pois o bebê parece sofrer sem razão aparente.

Os bebês com colico começam a melhorar após as 6 semanas de idade e melhoram completamente em geral entre os 3 e 4 meses de idade.

Como aliviar os gases em bebês?

Os gases em bebês são comuns e geralmente aparecem duas semanas após o nascimento, pois o sistema digestivo ainda está em desenvolvimento. Para aliviar os gases em bebês, você pode seguir estas dicas:

  1. Massagear a barriga do bebê: Massageie suavemente a barriga do bebê em movimentos circulares para facilitar a liberação dos gases;
  2. Preparar adequadamente o leite do bebê: Certifique-se de que o leite esteja bem misturado e que o bebê não ingira excesso de ar durante a alimentação;
  3. Dar mais água para o bebê: Ofereça água ao bebê para ajudar a diluir os gases;
  4. Preparar corretamente os mingaus: Se o bebê estiver com gases por mamar na mamadeira, experimente um tipo diferente de bico que contorne os lábios e a boca do bebê, ajudando a prevenir o fluxo acidental de excesso de ar;
  5. Mãe deve ter cuidado com a alimentação: Alguns alimentos podem provocar gases no bebê, como brócolis, couves, pimentos, feijão, grão, favas, lentilhas, ervilhas e chocolate;

Lembre-se de que é importante consultar o pediatra se os gases forem acompanhados de cólicas intensas, agitação, diarreia, prisão de ventre, sangue nas fezes ou vômitos, para que seja feita uma avaliação e identificada a causa do excesso de gases.

Leia mais:

Qual é a idade média em que o cólico em bebês começa e termina?

As cólicas em bebês geralmente começam a partir dos 15 dias de idade e tendem a reduzir após os três meses. O pico das cólicas ocorre entre 6 e 8 semanas de idade.

Em geral, as cólicas terminam aos 3 a 4 meses de idade. No entanto, é importante lembrar que cada bebê é diferente e a duração das cólicas pode variar.

As cólicas são comuns e fazem parte do desenvolvimento da maioria dos bebês.

A formação incompleta do sistema digestório do bebê, juntamente com a fermentação do leite e a presença de gases no intestino, podem contribuir para o surgimento das cólicas.

Se o problema persistir e o bebê ainda chora, é importante consultar um pediatra para descartar causas médicas e obter orientações sobre como amenizar as cólicas.