Qual a diferença entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos?
A diferença entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos está relacionada à formação e características genéticas:
Gêmeos monozigóticos: Também chamados de univitelinos ou idênticos, são formados a partir do mesmo zigoto e possuem o mesmo patrimônio genético. Isso faz com que eles sejam geneticamente idênticos e apresentem características físicas semelhantes. Os gêmeos monozigóticos obrigatoriamente são do mesmo sexo.
Gêmeos dizigóticos: Também chamados de bivitelinos ou fraternos, são formados a partir da fertilização de dois óvulos diferentes no mesmo ciclo ovariano. Esses gêmeos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes e são tão parecidos quanto dois irmãos geneticamente.
Os gêmeos dizigóticos são mais comuns que os monozigóticos, e a gestação de gêmeos dizigóticos é mais comum em tratamentos para infertilidade, pois ocorre a inserção de vários embriões no útero da mulher, aumentando a probabilidade de fixação e desenvolvimento de mais de um bebê.
Gêmeos Monozigóticos | Gêmeos Dizigóticos |
---|---|
Formados a partir do mesmo zigoto | Formados a partir de dois ovócitos diferentes |
Possuem o mesmo patrimônio genético | Possuem em média 50% de compartilhamento genômico |
Semelhança física maior | Semelhança física menor |
Obrigatoriamente do mesmo sexo | Podem ter sexos diferentes |
Gestação mais comum em tratamentos para infertilidade | Gestação menos comum em tratamentos para infertilidade |
Como os gêmeos monozigóticos são formados?
Os gêmeos monozigóticos, também conhecidos como gêmeos idênticos ou univitelinos, são formados a partir do mesmo zigoto, que é o resultado da fecundação de um único óvulo por um único espermatozoide.
A formação dos gêmeos monozigóticos pode ocorrer no primeiro dia da fertilização ou até 14 dias após.
Em cerca de 30% dos casos, a formação inicia-se com a separação dos blastômeros por volta do terceiro dia, quando o zigoto ainda é chamado de mórula.
Após a fecundação, o zigoto se divide em dois ou mais, cada um fixando-se em uma região diferente do útero.
Cada bebê tem um cordão umbilical próprio, mas dependendo do período da formação dos gêmeos, eles podem compartilhar outras estruturas, como a placenta. Os gêmeos monozigóticos são extremamente parecidos e sempre são do mesmo sexo.
A diferença entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos (gêmeos fraternos) está na origem dos zigotos: os monozigóticos são formados a partir de um único zigoto, enquanto os dizigóticos são formados a partir de dois zigotos diferentes.
Os gêmeos dizigóticos podem ser de sexos distintos e apresentar menos semelhança física entre si.
Está gostando? Leia também:
Quais são as diferenças entre gêmeos monozigóticos e dizigóticos?
Os gêmeos monozigóticos e dizigóticos são formados de maneiras diferentes e apresentam características distintas: Gêmeos monozigóticos :
- São formados a partir do mesmo zigoto, ou seja, após o processo de fertilização;
- Possuem o mesmo patrimônio genético, sendo considerados idênticos;
- Obligatoriamente são do mesmo sexo;
- Podem nascer unidos por alguma parte do corpo, recebendo o nome de gêmeos siameses;
- Não apresentam a mesma impressão digital, pois apesar de terem o mesmo material genético, a impressão digital também é resultado da interação com o meio;
Gêmeos dizigóticos :
- São originados a partir da liberação de dois ovócitos no momento da ovulação;
- Possuem características físicas semelhantes, mas nem sempre são idênticos;
- Podem ter sexos diferentes;
- São chamados de fraternos, pois a relação entre eles é semelhante à de outros irmãos;
- A gestação de gêmeos dizigóticos é muito comum em tratamentos para infertilidade, em razão da inserção de vários embriões no útero da mulher, pode ocorrer a fixação e desenvolvimento de mais de um bebê;
Em resumo, os gêmeos monozigóticos são formados a partir do mesmo zigoto e possuem o mesmo patrimônio genético, enquanto os gêmeos dizigóticos são formados a partir de dois ovócitos diferentes e podem ter características distintas.
Como os gêmeos dizigóticos são formados?
Os gémeos dizigóticos são formados a partir de dois óvulos fertilizados por dois espermatozoides diferentes. No entanto, os resultados da pesquisa fornecidos não abordam diretamente a formação de gémeos dizigóticos.
Os gémeos dizigóticos são um tipo de gêmeos que possuem genomas distintos, pois são formados a partir de dois óvulos separados fertilizados por dois espermatozoides diferentes. Isso ocorre quando ocorrem duas fertilizações independentes durante o ciclo menstrual de uma mulher.