Qual a diferença entre período simples e composto?
A diferença entre período simples e composto está na quantidade de orações que os compõem:
Período simples: É um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. Exemplos:
Viajarei sempre nas minhas férias de janeiro.
Observe os pássaros nos galhos das árvores.
Período composto: É um enunciado de sentido completo construído por duas ou mais orações. Exemplos:
Não imaginei que fosse demorar tanto assim para te ver.
Conversamos com calma, quando eu voltar.
Os períodos simples e compostos são classificados em períodos, que são frases organizadas com uma ou mais orações. As orações são frases que se dividem em sujeito e predicado, sendo o sujeito o termo que representa o ser sobre o qual se faz referência e o predicado, é o termo que contém o verbo e representa aquilo que se diz do sujeito.
Período Simples | Período Composto |
---|---|
É formado por apenas uma oração, chamada de oração absoluta. | É formado por duas ou mais orações. |
As orações são independentes, ou seja, cada uma delas tem sentido completo. | As orações podem ser coordenadas (independentes) ou subordinadas (dependentes) . |
Exemplo: Eu cheguei no Rio ontem. | Exemplo: Jéssica juntou dinheiro e viajou pela Europa (coordenado) ou O diretor quer que todos estejam disponíveis ao sábado (subordinado) . |
Quais são os tipos de períodos compostos?
Em português do Brasil, os períodos compostos são formados por duas ou mais orações coordenadas ou subordinadas. Existem três tipos de períodos compostos:
- Período composto por coordenação: neste tipo de período composto, as orações coordenadas são sintaticamente independentes e possuem a mesma hierarquia. Elas são combinadas por meio de conectivos de diferentes tipos ou sem elesAs orações coordenadas subdividem-se em:
- Assindéticas: não são introduzidas por conjunção (ex.: Trabalhou, sempre irá trabalhar);
- Sindéticas: são introduzidas por conjunção, subdividindo-se em aditivas (ideia de adição, acréscimo), conclusivas (ideia de conclusão), explicativas (ideia de explicação, motivo) e adversativas (indica oposição ou contraste);
- Período composto por subordinação: neste tipo de período composto, uma oração principal é complementada por uma ou mais orações subordinadas, que exercem as funções de substantivo, adjetivo ou advérbioAs orações subordinadas podem ser:
- Substantivas (ex.: Ele sabia que ela negaria tudo);
- Adjetivas (ex.: O crime que ela cometeu ainda não apareceu na mídia);
- Adverbiais (ex.: Quando ela chegasse, ele deixaria a sala);
- Período composto por coordenação e subordinação: este tipo de período composto possui a mescla dos tipos anteriores (coordenadas e subordinadas)Exemplo: Quando ela chegasse, ele deixaria a sala e chamaria a polícia;
É importante lembrar que os períodos compostos são formados por mais de uma oração, diferentemente dos períodos simples, que possuem apenas uma oração (oração absoluta).
Como identificar um período simples?
Um período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. Os períodos simples são identificados por possuírem apenas uma oração, que é chamada de oração absoluta.
Alguns exemplos de períodos simples incluem:
- Já acordamos;
- Hoje está tão quente!
- Preciso disto;
Na fala, o início e o final do período simples são marcados pela entonação. Na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão.
Quais são as características de um período composto por coordenação?
Um período composto por coordenação é formado por duas ou mais orações coordenadas, que podem ser sindéticas ou assindéticas. As características de um período composto por coordenação são:
- Orações coordenadas: São orações que têm sentido completo e podem estar ligadas ou não por conjunções coordenativas;
- Sindéticas e assindéticas: As orações sindéticas são introduzidas por conjunções, enquanto as assindéticas não são introduzidas por conjunções;
- Independência sintática: As orações coordenadas não dependem uma da outra em termos de sintaxe, ou seja, cada oração tem sentido completo por si só;
As orações coordenadas sindéticas podem ser classificadas em diferentes tipos, como aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, de acordo com a relação que estabelecem entre as orações. Por exemplo:
- Aditivas: expressam a ideia de adição ou acréscimo, usando conjunções como "e" e "nem";
- Adversativas: expressam ideias opostas ou contrárias, usando conjunções como "mas" e "porém";
- Alternativas: apresentam duas ou mais alternativas, usando conjunções como "ou" e "ou...";
- Conclusivas: estabelecem uma relação de causa e efeito, usando conjunções como "portanto", "logo" e "então";
- Explicativas: explicam ou justificam uma ideia, usando conjunções como "pois" e "porque";
Aprenda mais: