Qual a diferença entre sarcoma e carcinoma?
A diferença entre sarcoma e carcinoma está na origem das células onde esses tipos de câncer se desenvolvem. O carcinoma se desenvolve a partir de células epiteliais que revestem os órgãos internos e as superfícies externas do corpo, enquanto o sarcoma se desenvolve a partir de células mesenquimais, que formam os tecidos conectivos do corpo, incluindo gordura, vasos sanguíneos, nervos, ossos, músculos e cartilagem.
Algumas diferenças entre carcinoma e sarcoma incluem:
Prevalência: O carcinoma é o tipo de câncer mais comum, enquanto o sarcoma é relativamente raro.
Localização: Os carcinomas geralmente afetam a pele ou as membranas mucosas, enquanto os sarcomas ocorrem em tecidos conectivos, como músculos, tendões, gordura, vasos sanguíneos, nervos e tecido ao redor das articulações.
Subtipos: Os carcinomas incluem adenocarcinomas, que se desenvolvem nas células que produzem líquidos ou muco, como os pulmões e mama, e os carcinomas de células basais, que se desenvolvem na pele. Os sarcomas são classificados em dois tipos principais: osteossarcomas, que afetam ossos, cartilagem ou medula óssea, e sarcomas de tecidos moles, que podem começar em músculos, tendões, gordura, vasos sanguíneos, nervos ou tecidos ao redor das articulações.
O tratamento para carcinomas e sarcomas varia de acordo com o tipo específico de câncer, sua etapa, agressividade, localização e saúde geral do paciente. As opções de tratamento podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, quimiorradioterapia, terapia dirigida e/ou imunoterapia.
Característica | Sarcoma | Carcinoma |
---|---|---|
Localização das células afetadas | Células mesenchimais, que formam tecidos conectivos, como gordura, vasos sanguíneos, nervos, ossos, músculos e cartilagem. | Células epiteliais, que revestem órgãos internos e superfícies externas do corpo. |
Origem das células | Tecidos conectivos. | Tecidos epiteliais. |
Prevalência | Sarcomas são raros, representando cerca de 1% dos diagnósticos de câncer em adultos e 15% em crianças. | Carcinomas são comuns, representando cerca de 80% de todos os diagnósticos de câncer. |
Tipos comuns | Sarcomas de partes moles (que começam em músculos, tendões, gordura, vasos linfáticos, vasos sanguíneos, nervos e tecidos ao redor das articulações) e sarcomas ósseos (que começam em ossos, cartilagem ou medula óssea) . | Adenocarcinomas (que se desenvolvem nas células que produzem líquidos ou muco, como mama e pulmão), carcinomas de células basais (que afetam a pele) e outros. |
Quais são as células que formam o sarcoma e o carcinoma?
O sarcoma é um tipo de câncer que se origina em células mesenquimais, como osso, cartilagem, fíbria, músculo e tecido conjuntivo.
As células que formam o sarcoma são células mesenquimais malignas, que têm a capacidade de crescer e se espalhar para outras áreas do corpo.
Já o carcinoma é um tipo de câncer que se origina em células epiteliais, que são células que revestem a superfície interna e externa dos órgãos e tecidos do corpo.
No caso do carcinoma de células escamosas, o câncer se origina a partir de células escamosas, que são células epiteliais que formam a camada externa da pele.
Em resumo, as células que formam o sarcoma são células mesenquimais malignas, enquanto as células que formam o carcinoma, especificamente o carcinoma de células escamosas, são células epiteliais malignas.
Quais são as principais diferenças entre sarcoma e carcinoma?
Os principais diferenças entre sarcoma e carcinoma estão relacionadas às células e tecidos envolvidos e às características dos tumores. Aqui estão as principais diferenças:
- Origem: O carcinoma é um tipo de câncer que se origina a partir das células epiteliais, ou seja, dos tecidos que revestem órgãos ou da própria pele do corpoJá o sarcoma é um câncer que se origina nas células do tecido conjuntivo, que correspondem aos ossos, músculos, tecidos fibrosos, vasos sanguíneos, tendões, nervos, gordura e tecidos mais profundos da pele;
- Tipos de tumores: Os carcinomas são tumores sólidos que afetam órgãos internos e a pele, sendo os mais comuns os tumores de mama, pulmão, colo do útero e estômagoOs sarcomas são tumores que afetam tecidos conjuntivos e ossos, sendo os mais comuns o osteossarcoma (afeta principalmente ossos longos), o rabdomiossarcoma (tem origem em células musculares) e o tumor estromal gastrointestinal (GIST);
- Sintomas: Os sintomas dos sarcomas geralmente incluem a aparição de nódulos, inchaços ou sensibilidade perto de uma articulação, além de dor que vai e volta e piora com o tempoJá os carcinomas podem apresentar sintomas mais variados, dependendo do órgão afetado. Por exemplo, no câncer de mama, os sintomas podem incluir massas palpáveis, dor ou inchaço no mamilo, pele com aparência de couve-flor e secreção alaranjada;
- Diagnóstico e tratamento: O diagnóstico dos sarcomas geralmente envolve a realização de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia, raio-X e ressonância magnéticaJá no caso dos carcinomas, o diagnóstico pode incluir exames de imagem, biopsias e análises de sangue, dependendo do tipo de câncer e do órgão afetadoO tratamento para ambos os tipos de câncer pode variar, mas geralmente inclui cirurgia, radioterapia, quimioterapia e, no caso de sarcomas, terapia biológica;
Interessante? Leia também:
Qual é a prevalência de sarcoma e carcinoma no brasil?
A prevalência de sarcoma e carcinoma no Brasil pode ser analisada com base nas informações disponíveis sobre a incidência de câncer no país.
De acordo com a Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer por ano no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.
Os tumores malignos mais incidentes no Brasil são:
- Pele não melanoma: 31,3% do total de casos;
- Mama feminina: 10,5%;
- Próstata: 10,2%;
- Cólon e reto: 6,5%;
- Pulmão: 4,6%;
- Estômago: 3,1%;
Sarcomas e carcinomas são tipos de câncer que afetam tecidos diferentes. Os sarcomas são cânceres que começam em tecidos conjuntivos, como osso, músculo, cartilagem, sangue e tecido linfático.
Já os carcinomas são cânceres que começam em células epiteliais, que são células que revestem a superfície interna e externa do corpo.
Embora os dados específicos sobre a prevalência de sarcoma e carcinoma no Brasil não estejam disponíveis nos resultados da pesquisa, é possível inferir que os sarcomas representam uma parcela menor dos casos de câncer no país, uma vez que os tumores de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago são todos carcinomas.