Qual a diferença entre simeticona e Luftal?
A diferença entre simeticona e Luftal está apenas no nome. Simeticona é o nome da substância ativa do medicamento, enquanto Luftal é o nome comercial. Ambas as denominações se referem ao mesmo produto, que é utilizado para combater o excesso de gases no estômago ou no intestino, aliviar dor e pressão na barriga e ajudar na digestão. Portanto, se você encontrar referências a simeticona e Luftal, estará se referindo ao mesmo medicamento.
Simeticona | Luftal |
---|---|
Nome da droga | Nome comercial |
Atua no estômago e no intestino | Atua no estômago e no intestino |
Alivia o excesso de gases | Alivia o excesso de gases |
Indicada para dor ou cólicas intestinais em bebês | Indicada para dor ou cólicas intestinais em bebês |
Pode ser usada por adultos, crianças e bebês | Pode ser usada por adultos, crianças e bebês |
Quais são as indicações da simeticona e do luftal?
A simeticona é um princípio ativo utilizado no tratamento do desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen causados pela flatulência.
Ela atua diminuindo a tensão dos líquidos digestivos, rompendo as bolhas de ar e dificultando a formação destas. As indicações para o uso da simeticona incluem:
- Excesso de gases no aparelho digestivo, causando desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen;
- Preparo de pacientes para exames médicos, como endoscopia digestiva e/ou colonoscopia;
A Luftal é um medicamento que contém simeticona em sua composição e está disponível em diferentes apresentações, como gotas e comprimidos. A dosagem recomendada para a simeticona em gotas é a seguinte:
- Crianças lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia.
- Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia.
- Acima de 12 anos e adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia.
As doses podem ser modificadas à critério do médico, e a dose máxima diária de simeticona deve ser limitada a 60 gotas para uso pediátrico até 12 anos.
Como tomar simeticona e luftal?
O Luftal é um medicamento que contém simeticona e é indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo, aliviando dores, estufamentos e desconfortos abdominais. Para tomar o Luftal, siga as seguintes orientações:
- Via oral: Pode ser administrado diretamente na boca ou diluído em um pouco de água ou outro alimento;
- Dosagem: A dosagem varia de acordo com a idade:
- Crianças lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia;
- Crianças até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia;
- Adultos e crianças maiores de 12 anos: 13 gotas, 3 vezes ao dia;
- Máxima diária: A dose máxima diária de simeticona deve ser limitada a 500mg (166 gotas) para adultos e 60 gotas para uso pediátrico até 12 anos;
Lembre-se de que as doses podem ser modificadas à critério do médico.
Consulte um profissional de saúde antes de iniciar o uso do medicamento, especialmente se você estiver grávida, amamentando ou tiver alguma condição de saúde que possa afetar o tratamento.
Está gostando? Leia também:
Quais são as apresentações disponíveis para simeticona e luftal?
Simeticona e Luftal são medicamentos indicados para o tratamento do desconforto abdominal, aumento do volume abdominal, dor ou cólicas no abdômen causados pela flatulência.
Ambos os medicamentos atuam diminuindo a tensão dos líquidos digestivos, rompendo as bolhas de ar e dificultando a formação destas. As apresentações disponíveis para simeticona e Luftal são as seguintes:
- Luftal Comprimidos: Comprimidos contendo 40 mg de simeticona, indicados para o tratamento do desconforto abdominal em adultos;
- Luftal Gotas: Solução oral com 75 mg de simeticona por mL, indicada para o tratamento do desconforto abdominal em adultos e pediátrico;
As doses podem ser modificadas à critério do médico, e a dose máxima diária de simeticona deve ser limitada a 500 mg (12 comprimidos) para adultos e 60 gotas para uso pediátrico até 12 anos.