Qual a diferença entre um eclipse solar total e parcial?
A diferença entre um eclipse solar total e parcial está na quantidade de Sol que é coberto pelo Mês durante o evento.
Eclipse solar parcial: Durante um eclipse solar parcial, apenas uma parte do Sol é coberta pelo Mês, dando-lhe uma forma de crescente. A área na Terra onde é possível ver um eclipse solar parcial é maior do que a de um eclipse total, pois o escuro da sombra do Mês se estende por uma área maior.
Eclipse solar total: Um eclipse solar total ocorre quando o Mês cobre completamente o Sol, revelando a atmosfera externa do Sol, chamada de coroa. A área na Terra onde é possível ver um eclipse solar total é menor, pois a sombra do Mês cobre uma área menor. Durante um eclipse solar total, o céu escurece, como se fosse ao amanhecer ou ao entardecer, e o público pode ver a coroa do Sol, que é geralmente obscurecida pela brilhante face do Sol.
Os eclipses solares ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, seja total ou parcialmente. Dependendo de como eles se alinham, os eclipses proporcionam uma visão única e emocionante do Sol ou da Lua.
Como ocorre um eclipse solar total?
Um eclipse solar total ocorre quando a Lua se alinha com o planeta Terra e o Sol, bloqueando totalmente a luz solar. Esse fenômeno acontece a partir do alinhamento das órbitas do Sol, da Lua e da Terra.
Durante um eclipse solar total, a Lua passa entre a Terra e o Sol, escurecendo o astro por alguns minutos. Os eclipses solares podem ser classificados em diferentes tipos, como total, parcial, anular e híbrido.
No caso do eclipse solar total, a Lua está próxima da Terra e deixa o Sol completamente coberto.
A observação de um eclipse solar deve ser feita com o uso de um filtro especial nos olhos, não utilizando instrumentos como óculos escuros, chapas de raio-x ou negativos de filme.
O próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de outubro de 2023.
Nesse dia, o eclipse será visível parcialmente em todo o Brasil e em alguns locais do país, nas regiões Norte e Nordeste, será um eclipse anular.
Como ocorre um eclipse solar parcial?
Um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, mas não cobre completamente o disco solar.
Nesse caso, a sombra da Lua é projetada sobre a Terra, e o Sol é visto como um disco parcialmente escuro. Aqui estão os principais pontos sobre o eclipse solar parcial:
- A Lua, que está em movimento orbital ao redor da Terra, passa entre o Sol e a Terra.
- A sombra da Lua é projetada sobre a Terra, e o Sol é visto como um disco parcialmente escuro.
- O eclipse solar parcial é visível apenas em áreas específicas da Terra, onde a sombra da Lua cobre parte do Sol.
No Brasil, o próximo eclipse solar parcial ocorrerá em 29 de março de 2025 e será visível em Lisboa.
Quais são as diferenças entre um eclipse solar total e um eclipse solar parcial?
Um eclipse solar ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol, e pode ser classificado como total ou parcial, dependendo da quantidade de luz solar bloqueada pela Lua.
- Eclipse solar total: Ocorre quando a Lua bloqueia completamente a vista do Sol, revelando a atmósfera exterior do Sol, ou coronaDurante um eclipse solar total, a sombra da Lua cai sobre a Terra, e se você estiver dentro dessa sombra, a vista do Sol ficará completamente bloqueadaEsses eclipses são visíveis apenas em uma estreita faixa sobre a Terra, chamada de caminho do eclipse;
- Eclipse solar parcial: Ocorre quando a Lua não cobre completamente o SolDurante um eclipse solar parcial, a sombra da Lua se move sobre a Terra, e a vista do Sol é bloqueada apenas parcialmenteEsses eclipses podem ser vistos em uma região de aproximadamente 3.000 km de cada lado do caminho do eclipse;
Os eclipses solares não são visíveis em todos os territórios do planeta devido à curvatura da Terra e à posição dos corpos celestes.
Além disso, é importante lembrar que a observação de um eclipse solar deve ser feita com o uso de um filtro especial nos olhos, evitando o uso de óculos escuros, chapas de raio-x ou negativos de filme.
Leia mais: