Qual a diferença entre a coral verdadeira e a falsa?
A diferença entre a cobra-coral verdadeira e a falsa está principalmente no veneno e no comportamento defensivo. A cobra-coral verdadeira é uma serpente extremamente venenosa, com seu veneno afetando o sistema nervoso. Já a cobra-coral falsa não é capaz de inocular veneno.
Algumas características das cobras-corais verdadeiras e falsas incluem:
Coloração: Ambas possuem padrões de cores semelhantes, geralmente compostos por anéis pretos, vermelhos e brancos. Essa coloração aposemática serve como um aviso para predadores sobre o perigo que representam.
Hábitos: A falsa-coral é encontrada amplamente no Brasil e apresenta hábitos noturnos e terrícolas.
Defesa: Uma das formas de defesa da falsa-coral é a capacidade de achatar seu corpo e enrolar a cauda, comportamento realizado também pela espécie verdadeira.
Embora sejam difíceis de diferenciar, é importante estar ciente das características das cobras-corais verdadeiras e falsas para evitar acidentes e tratar corretamente os casos de picadas.
Característica | Coral Verdadeira | Coral Falsa |
---|---|---|
Peçonha | Sim | Não |
Padrão de Cores | Anéis pretos, vermelhos e brancos | Anéis vermelhos e pretos |
Cabeça | Triangular, preta da ponta do nariz até os olhos, com três cores (branco, vermelho e preto) | Cabeça arredondada, com apenas duas cores (preto e vermelho) |
Quais são as características físicas da cobra-coral-verdadeira?
A cobra-coral-verdadeira é uma serpente muito venenosa, pertencente à família Elapidae e ao gênero Micrurus. Ela é conhecida por sua coloração característica, composta por anéis pretos, vermelhos e brancos, que servem como um aviso para predadores.
Algumas características físicas da cobra-coral-verdadeira incluem:
- Corpo longo e fino: A cobra-coral possui um corpo esguio e alongado, coberto por escamas lisas;
- Cabeça oval: A cabeça da cobra-coral é oval e recoberta por grandes placas simétricas, sem fossetas loreais;
- Musculatura cervical adaptada: Essas serpentes possuem uma musculatura cervical adaptada para a escavação;
- Hábitos fossoriais: A cobra-coral é um animal de hábitos fossoriais, vivendo principalmente na camada superficial do solo ou sob o folhiço que cobre o chão das matas;
- Dieta: A cobra-coral se alimenta de pequenas serpentes, lagartos, anfisbênias, peixes e invertebrados;
- Reprodução: A cobra-coral é ovípara, colocando geralmente entre dois e dez ovos em buracos no chão, em formigueiros ou dentro de troncos em decomposição;
É importante ressaltar que a cobra-coral-verdadeira é muito tímida e vive geralmente escondida entre a vegetação rasteira, buracos no chão e debaixo de pedras. Em caso de picada, o tratamento é feito com a administração de soro antielapídico.
Como identificar a cobra-coral-falsa?
As cobras-coral-verdadeira e falsa-coral são serpentes muito semelhantes, mas apenas a coral-verdadeira é capaz de inocular veneno.
A diferenciação entre elas baseada apenas no padrão de cores não é uma boa técnica de identificação, pois existem indivíduos que não apresentam anéis vermelhos, podendo ser confundidos com outras serpentes.
Algumas características que podem ajudar a diferenciar as cobras-coral-verdadeira e falsa-coral incluem:
- Coloração: A cobra-coral verdadeira costuma ter colorações vermelha e amarela, enquanto a falsa tem as cores vermelho e pretoNo entanto, essa diferenciação pode não ser suficiente, pois existem várias espécies de corais verdadeiras e falsas com diferentes padrões de cores;
- Belo: As cobras-coral-verdadeira geralmente têm um ventre colorido, enquanto as falsa-coral podem ter ventre branco ou amarelo;
- Tamanho da cauda: A cauda das cobras-coral-verdadeira tende a ser mais longa do que a das falsa-coral;
É importante lembrar que não se recomenda manusear essas cobras para avaliar seu padrão de cores ou outras características. O melhor é manter distância e buscar ajuda de profissionais especializados para identificar a espécie.
Qual é o comportamento de defesa da cobra-coral-falsa?
A cobra-coral-falsa é uma serpente que imita a coloração da cobra-coral-verdadeira, que é altamente venenosa.
Essa imitação é uma forma de defesa, pois os predadores geralmente evitam atacar animais com coloração aposemática, ou seja, de cores vivas e marcantes, já que estes geralmente são venenosos ou tóxicos.
Uma das formas de defesa da falsa coral é a capacidade de achatar seu corpo e enrolar a cauda, comportamento realizado pela espécie verdadeira.
No entanto, é importante ressaltar que, mesmo sendo uma cobra não peçonhenta, a falsa coral ainda pode oferecer certos riscos ao ser humano.
Portanto, em casos de ataque pela falsa coral, é importante recorrer ao atendimento médico para receber soro específico e outras medicações, assim como no caso de ataques pela cobra coral verdadeira.
Conteúdo interessante: