Qual a diferença entre ACE e ACS?

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE) são profissionais de saúde que atuam no Brasil, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Ambos os cargos têm como objetivo principal promover a saúde e prevenir doenças, mas possuem diferenças em suas atribuições específicas:

  • Agentes Comunitários de Saúde (ACS): Seu trabalho foca na promoção da saúde, prevenção de doenças e ações de proteção à cidadania, atuando em equipe e em comunidades específicas. Eles são responsáveis por realizar visitas domiciliares, estabelecer laços de confiança com os cidadãos e ampliar o acesso da população às ações de saúde.

  • Agentes de Combate às Endemias (ACE): Por outro lado, os ACE têm como principal atribuição o combate a endemias, como a dengue, a malária e a tuberculose, entre outras. Eles atuam em equipes especializadas e em áreas de risco e vulnerabilidade social, onde a incidência de doenças endêmicas é maior.

Embora as funções sejam distintas, ambos os profissionais compartilham algumas características, como o mesmo piso salarial (2 salários mínimos) e a mesma lei que regulamenta a profissão. Além disso, os ACS e ACE têm papel fundamental no combate à Covid-19, realizando ações de busca ativa por pacientes sintomáticos e auxiliando na prevenção e controle da pandemia.

ACS ACE
Atuam no campo da saúde, realizando visitas domiciliares e trabalhos de prevenção e promoção da saúde Atuam no controle e combate de doenças transmitidas por vetores, como dengue, zika e chikungunya
Foco na saúde da comunidade e na promoção da saúde Foco no controle de vetores e na prevenção de doenças transmitidas por eles
Registro de visitas domiciliares realizado por meio da ficha CDS de visita Registro de atividades realizadas por meio de sistemas específicos, como o SIVEP
Remuneração ajustada conforme estabelecido pela Emenda Constitucional nº 120 Remuneração também ajustada conforme estabelecido pela Emenda Constitucional nº 120

Quais são as funções do agente de endemias (ace)?

O Agente de Combate às Endemias (ACE) é um profissional fundamental para o controle de endemias e atua de forma integrada às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família. As principais funções do ACE incluem:

  1. Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais: Busca focos endêmicos e inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados;
  2. Aplicação de larvicidas e inseticidas: Combate a proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças;
  3. Orientações sobre prevenção e tratamento de doenças infecciosas: Informa a população sobre medidas de prevenção e controle de doenças endêmicas;
  4. Recenseamento de animais: Realiza levantamentos de animais para identificar possíveis focos de zoonoses;
  5. Realização de ações educativas e de mobilização da comunidade: Relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde;
  6. Encaminhar casos suspeitos de dengue à Unidade Básica de Saúde (UBS): Responsável pelo território;
  7. Levantamento de índices de infestação: Identificação dos locais onde os mosquitos se desenvolvem mais, como abastecimento de água ou depósitos domiciliares;

O ACE atua em seu município, em centros disponibilizados pela prefeitura, e sua atuação é regulamentada pela Lei N° 11.350.

O profissional pode auxiliar na prevenção e controle de doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária, através das atividades mencionadas e da colaboração com a comunidade.

Quais são as funções do agente comunitário de saúde (acs)?

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional que atua na equipe multiprofissional de atenção básica à saúde, focando nas atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. As principais funções do ACS incluem:

  1. Identificar situações de risco coletivo e individual;
  2. Encaminhar a população aos serviços de saúde;
  3. Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
  4. Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
  5. Acompanhar, por meio de visitas domiciliares, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade;
  6. Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;
  7. Trabalhar com adscrição de famílias em base a microárea;
  8. Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica;

O ACS atua em diferentes áreas, como saúde mental, prevenção e promoção da saúde, e acompanhamento de pessoas com problemas de saúde.

Ele também deve manter a confidencialidade profissional e desenvolver ações que integrem a equipe com a população e a comunidade.

Qual é a diferença salarial entre ace e acs?

A diferença salarial entre ACS (Agente Comunitário de Saúde) e ACE (Agente de Combate às Endemias) no Brasil não é facilmente comparável, pois os salários variam de acordo com a região e o município.

No entanto, é possível fornecer algumas informações gerais sobre os salários desses profissionais. Segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a média nacional de salário para agentes de vigilância sanitária é de R$ 2.130.

No entanto, esse valor pode variar significativamente entre os municípios e as regiões do Brasil. O STF (Supremo Tribunal Federal) validou a aplicação do piso salarial nacional aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

No entanto, os municípios expressaram preocupação com o impacto financeiro desses pisos salariais, já que eles podem interferir na autonomia dos municípios de poder estabelecer a remuneração de seus servidores municipais.

Em resumo, a diferença salarial entre ACS e ACE no Brasil depende de diversos fatores, como a região e o município. Os salários variam significativamente, e os pisos salariais nacionais podem ter um impacto financeiro sobre os municípios.

Veja mais: