Qual a diferença entre agente e investigador da polícia civil?

A principal diferença entre um agente e um investigador da Polícia Civil no Brasil está na função específica que cada um desempenha dentro da organização.

O agente de polícia é responsável por:

  • Realizar prisões;
  • Conduzir veículos policiais;
  • Fazer buscas e apreensões;
  • Reunir evidências de um caso para que o escrivão possa documentar o caso e, assim, seja aberto o inquérito policial.

Já o investigador de polícia atua quando o crime já ocorreu, realizando o trabalho de inteligência e investigação das evidências para solucionar o caso. Além disso, os investigadores são responsáveis por coletar evidências, entrevistar testemunhas, buscar provas e indícios que possam apontar o autor de um crime, assim como pessoas relacionadas ao mesmo.

Em termos de nível hierárquico, o investigador de polícia geralmente está em uma posição superior em relação ao agente de polícia. Além disso, os investigadores possuem mais experiência e treinamento do que os agentes.

Agente de Polícia Investigador de Polícia
Responsável por atuar em situações de rua, realizar prisões e manter a ordem público Responsável por trabalhar com investigações, procurar provas e pistas que ajudem a solucionar um crime
Geralmente tem um rendimento menor em comparação com o investigador O rendimento varia bastante, podendo ir de R$ 3,8 mil até R$ 12,9 mil
A progressão na carreira segue uma estrutura horizontal, ou seja, não existe mudança de cargo ao longo da carreira, mas sim uma promoção de classe (3ª Classe, 2ª Classe, 1ª Classe e Classe Especial) A progressão na carreira também segue uma estrutura horizontal, com promoções de classe

Quais são as funções de um agente policial?

As funções de um agente policial no Brasil são variadas e incluem diversas atividades relacionadas à segurança pública e à aplicação da lei. Algumas das principais funções são:

  1. Auxílio aos investigadores de polícia no trabalho investigativo;
  2. Dirigir viaturas policiais ou veículos afins, sendo responsável pelos cuidados essenciais, como higiene, manutenção, conservação e bom funcionamento dos mesmos;
  3. Atender ocorrências policiais;
  4. Auxiliar e fazer ações e pesquisas investigativas;
  5. Executar a busca pessoal, a identificação criminal e dactiloscópica de pessoas (na ausência do Auxiliar de Papiloscopista Policial) para captação dos elementos;

Na Polícia Federal, os agentes também têm como atribuições a investigação de infrações penais que prejudiquem a ordem social e política do Brasil e a apuração de crimes que envolvam o Brasil e outro país.

Além disso, eles podem atuar em diversas divisões, como a polícia judiciária, marítima, aeroportuária e de fronteiras, além de repressão ao tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho.

Os agentes de segurança pública, por outro lado, são responsáveis por preparar relatórios de acidentes e crimes, e ajudar o público com questões criminais e civis, ou questões e preocupações.

Veja também:

Quais são as funções de um investigador policial?

Um investigador policial no Brasil, também conhecido como investigador da Polícia Civil, é responsável por coletar evidências, entrevistar testemunhas, buscar provas e indícios que possam apontar o autor de um crime, assim como pessoas relacionadas ao mesmo.

As principais funções de um investigador policial incluem:

  • Identificar, localizar e interrogar suspeitos;
  • Coletar evidências e provas;
  • Elaborar relatórios de investigação;
  • Cumprir mandados judiciais e efetuar prisões;
  • Escoltar presos;
  • Manter a segurança de locais em investigação;
  • Conduzir viaturas policiais;

Além disso, o investigador policial pode ser responsável por secretariar a elaboração de boletins de ocorrência, termos circunstanciados, autos de prisão em flagrante, inquéritos policiais, processos, sindicâncias, apurações e demais peças e documentos de polícia judiciária, físicos, digitais e/ou de sistemas de tecnologia de informação, sob a presidência do Delegado de Polícia.

Qual é a diferença entre um agente policial e um investigador policial?

A principal diferença entre um agente policial e um investigador policial no Brasil está nas funções específicas que cada um desempenha dentro da organização.

O agente policial é responsável pela segurança pública e pela realização de tarefas de rotina, como patrulhamento de áreas, busca de suspeitos e apreensão de drogas. Algumas das atribuições do agente policial incluem:

  • Cumprir mandados judiciais e custodia presos;
  • Dirigir veículos policiais automotores em atividades pertinentes aos serviços policiais;
  • Opera equipamentos computacionais e de comunicação, bem como armamentos policiais;

Por outro lado, o investigador policial é responsável pela investigação de crimes e pela coleta de provas. Algumas das atribuições do investigador policial incluem:

  • Realizar inspeções e operações policiais;
  • Investigar a autoria dos crimes e infrações administrativas;
  • Cumprir diligências, dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão;
  • Participar na gestão de dados, informações e conhecimentos pertinentes à atividade investigativa e na execução de prisões;

Em geral, os investigadores possuem mais experiência e treinamento do que os agentes.

No entanto, em ambas as esferas, as atribuições do cargo são bastante similares, envolvendo tanto atividades ativas (efetua prisões, interroga suspeitos, atende a ocorrências) quanto investigativas (examina evidências, organiza a ordem dos acontecimentos, monta a "história" do processo judicial).