Qual a diferença entre alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos?

A diferença entre alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos está na estrutura e na natureza das ligações químicas entre os átomos de carbono que compõem esses hidrocarbonetos. Abaixo estão as principais características de cada grupo:

  • Alcanos: São hidrocarbonetos de cadeia aberta e saturada, ou seja, possuem apenas ligações simples entre os átomos de carbono. Exemplo: metano (CH4) .

  • Alcenos: São hidrocarbonetos de cadeia aberta e insaturada, possuindo uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono. Exemplo: eteno (C2H4) .

  • Alcinos: São hidrocarbonetos de cadeia aberta e insaturada, possuindo uma ou mais ligações triplas entre os átomos de carbono. Exemplo: etino (C2H2) .

  • Alcadienos: São hidrocarbonetos de cadeia fechada (cicloalcanos) e insaturados, possuindo duas ligações duplas entre os átomos de carbono. Exemplo: ciclohexadieno.

Os alcanos são os hidrocarbonetos menos reativos, enquanto os alcenos e alcinos são mais reativos devido à presença de ligações pi (mais fracas que as ligações sigma) . Os alcadienos, por sua vez, são hidrocarbonetos insaturados com duas ligações duplas entre os átomos de carbono em uma cadeia fechada.

Propriedade Alcanos Alcenos Alcinos Alcadienos
Definição Hidrocarbonetos saturados com cadeia aberta Hidrocarbonetos insaturados com cadeia aberta e ligações duplas Hidrocarbonetos insaturados com cadeia aberta e ligações triplas Hidrocarbonetos insaturados com cadeia aberta e ligações duplas e triplas
Fórmula geral CnH2n+2 - - -
Nomenclatura Sufixo "-ano" e infixo "-an-" Sufixo "-eno" e infixo "-en-" (para alcenos e alcadienos) Sufixo "-ina" e infixo "-in-" -
Reatividade Baixa reatividade Maior reatividade em comparação aos alcanos Maior reatividade em comparação aos alcanos Maior reatividade em comparação aos alcanos
Exemplos Metano (CH4), etano (C2H6) Eteno (C2H4), propeno (C3H6) Acetileno (C2H2) Butadieno (C4H6)

Quais são as características dos alcanos?

Os alcanos são hidrocarbonetos saturados de cadeia aberta, compostos por átomos de carbono e hidrogênio, e apresentam a fórmula geral CnH2n+2. Algumas características dos alcanos incluem:

  • Incolores: Os alcanos são incolores, o que significa que não apresentam cor;
  • Pouco reativos: Devido à sua baixa reatividade, os alcanos são considerados estáveis e pouco reativos;
  • Insolúveis em água: Os alcanos são apolares e, portanto, insolúveis em água;
  • Solúveis em solventes: São solúveis em solventes apolares, como o benzeno e o clorofórmio;
  • Odor de petróleo: Possuem odor semelhante ao do petróleo;
  • Ponto de fusão e ebulição: Ambos os pontos aumentam conforme o volume molecular aumenta;
  • Nomenclatura: Os alcanos possuem sufixo -o, mas, como têm apenas ligações simples, possuem infixo -an- na nomenclatura oficial;
  • Fontes: Os alcanos são encontrados no petróleo e gás natural;

Os alcanos são utilizados como combustíveis, solventes e matérias-primas para a produção de cosméticos, velas e outros produtos.

Artigos semelhantes:

Como é a nomenclatura dos alcenos?

A nomenclatura dos alcenos, de acordo com as regras da IUPAC, é feita adicionando o prefixo que indica a quantidade de carbonos na cadeia, o infixo "en" e o sufixo "o".

Para alcenos de cadeia normal, utiliza-se o sufixo "ileno" no lugar do "o". Alguns exemplos de alcenos e suas nomenclaturas incluem:

  • H2C=CH2: eteno (ou etileno);
  • H2C=CH-CH3: propileno (ou propileno);
  • H2C=CH-CH2-CH3: butileno;

Para alcenos de cadeias ramificadas, é necessário escolher a cadeia principal, que será a que tiver maior número de carbonos e a insaturação.

O nome da ramificação deve aparecer antes do nome da cadeia principal com a localização do carbono.

Se houver mais de uma ramificação, elas deverão ser escritas em ordem alfabética, e se forem iguais, será necessário acrescentar os prefixos di, tri, tetra, penta, etc., e os números serão escritos em ordem crescente. Por exemplo:

  • CH3-CH-CH2-CH=CH-CH3: 5-metil-hex-2-eno;

É importante ressaltar que muitos alcenos possuem nomes antigos que ainda são amplamente usados, como metileno (H2C=), vinil (H2C=CH-), e alil (H2C=CH2-CH=).

Quais são as aplicações dos alcadienos?

Os alcadienos, também conhecidos como dienos, são hidrocarbonetos de cadeia carbônica aberta que apresentam duas ligações duplas.

Eles têm diversas aplicações em nosso cotidiano, principalmente no grupo dos terpenos, que são compostos formados pela união de várias moléculas de isopreno. Algumas das principais aplicações dos alcadienos incluem:

  1. Óleos essenciais: Os terpenos estão presentes em óleos essenciais extraídos de sementes, flores, raízes, folhas, madeira e cascas de frutas, entre outros. Eles possuem cheiro muito agradável e são usados em cosméticos e perfumesUm exemplo é o limoneno, encontrado na casca do limão e da laranja;
  2. Cores: A cor alaranjada intensa da cenoura e de outros vegetais ocorre pela presença do betacaroteno, um terpeno capaz de absorver a cor verde-azulada, refletindo a cor complementar, que é o amarelo-alaranjado;
  3. Borracha: O látex das seringueiras contém um polímero natural chamado de poli-isopreno, que é resultado da polimerização do isoprenoA borracha sintética utilizada na fabricação de muitos produtos é resultado da polimerização do isopreno;

Os alcadienos são classificados conforme a posição de suas insaturações: dienos acumulados, dienos isolados e dienos conjugados.

A nomenclatura dos alcadienos segue a regra da nomenclatura dos alcenos, com a diferença de que, em vez do infixo "en", teremos o infixo "dien".