Qual a diferença entre as aspas simples e duplas?

A diferença entre as aspas simples e duplas em português do Brasil está principalmente no contexto em que são usadas e na forma como são escritas. As aspas são sinais gráficos semelhantes a vírgulas suspensas e podem ser utilizadas para destacar certos elementos dentro do texto.

  • Aspas duplas (“ ”): geralmente são usadas para indicar citações, estrangeirismos, neologismos e gírias. Também podem ser usadas para destacar uma ironia ou outras expressões.

  • Aspas simples (‘ ’): são usadas dentro de uma citação em que já foram utilizadas as aspas duplas. Por exemplo, se você tiver uma citação dentro de outra citação, as aspas simples serão usadas para indicar a citação interna.

Além disso, as aspas podem ser usadas em títulos de filmes e livros, embora também seja possível escrever esses títulos em itálico. Vale lembrar que, ao escrever, é importante seguir as regras de colocação das aspas em relação aos pontos-final e outros sinais de pontuação.

Aspas Utilização Exemplo
Simples (') Usadas dentro de uma citação que já possui aspas duplas, para indicar uma citação interna ou um estrangeirismo. “O autor escreveu:... PUBLICIDADE Aspas são um sinal de pontuação semelhante a vírgulas suspensas. Elas podem ser simples [ ‘ ] ou duplas [ “ ] e são usadas para destacar citações, estrangeirismos, neologismos, gírias, ironias e outras expressões.”
Duplas (") Usadas para destacar citações, estrangeirismos, neologismos, gírias, ironias e outras expressões, bem como para indicar títulos de livros, filmes, jornais e revistas. “Todos só queriam paz”. Aspas são um sinal de pontuação que tem a aparência de vírgulas suspensas. Assim, para abrir aspas, usamos [ “ ] e, para fechar aspas, utilizamos [ ”. ]”

Quais são os tipos de aspas que existem?

Em português do Brasil, existem dois tipos de aspas: aspas duplas (“ ”) e aspas simples (‘ ’).

As aspas são sinais gráficos semelhantes a vírgulas suspensas e são utilizadas para destacar palavras ou expressões, como citações, estrangeirismos, neologismos, gírias, ironia e outros contextos específicos. Aqui estão alguns exemplos de uso das aspas:

  • No início e no final de uma citação;
  • Indicar estrangeirismos, neologismos ou gírias;
  • Indicar que um vocábulo foi escrito propositalmente de forma incorreta;
  • Apontar o uso de um termo aproximado ao sentido que se deseja expressar;
  • Destacar uma ironia e outras expressões;
  • Em títulos de livros e de filmes, nomes de jornais e de revistas;

É importante ficar atento aos sinais de pontuação das frases para empregar corretamente as aspas, pois existe uma grande dúvida a respeito da marcação delas: antes ou depois do ponto final.

Quando usar aspas simples e quando usar aspas duplas?

No português do Brasil, o uso de aspas simples e aspas duplas pode variar de acordo com a preferência de cada pessoa ou instituição.

No entanto, geralmente, as aspas duplas (") são usadas para citações, enquanto as aspas simples (') são usadas para destacar palavras estrangeiras ou frases em que se pretende realçar algum aspecto específico.

Aqui estão alguns exemplos de uso de aspas simples e aspas duplas:

  • Citações: "Ele disse que ia sair mais cedo.";
  • Destacar palavras estrangeiras ou frases específicas: 'relatório' ou 'Eu gosto de ler livros'.

É importante ressaltar que o uso de aspas pode variar de acordo com as normas estabelecidas por cada instituição ou publicação. Portanto, é sempre bom verificar as diretrizes específicas antes de utilizar aspas em um texto.

Como identificar se uma palavra precisa de aspas?

Para identificar se uma palavra precisa de aspas em português do Brasil, é importante considerar os seguintes casos:

  1. Citações: Quando você cita ou transcreve um trecho de outro texto, use aspas para indicar o início e o fim da citação;
  2. Indicar estrangeirismos, neologismos ou gírias: Utilize aspas para destacar palavras ou expressões que são estrangeiras, recentemente criadas ou populares no dia a dia;
  3. Indicar que um vocábulo foi escrito propositalmente de forma incorreta: Quando você deseja chamar a atenção para um erro gramatical ou ortográfico, use aspas;
  4. Apontar o uso de um termo aproximado ao sentido que se deseja expressar: Em situações em que você precisa usar uma palavra com um sentido semelhante ao que deseja expressar, utilize aspas para indicar que o termo foi usado de forma imprecisa;
  5. Destacar uma ironia ou outras expressões: Para enfatizar expressões irônicas ou outras figuras de linguagem, use aspas;
  6. Títulos de livros e filmes, nomes de jornais e revistas: Quando você cita o nome de uma obra, publicação ou filme, use aspas para destacar o título;

Lembre-se de que as aspas podem ser duplas (“ ”) ou simples (‘ ’) e devem ser usadas em pares, uma no início e outra no fim do termo ou expressão que deseja destacar.

Veja os posts a seguir: