Qual a diferença entre cachaça e aguardente?

A cachaça e a aguardente são bebidas alcoólicas obtidas através do processo de fermentação e destilação. No entanto, existem diferenças entre elas:

  1. Matéria-prima: A cachaça é uma aguardente produzida exclusivamente a partir da cana-de-açúcar, enquanto a aguardente pode ser obtida a partir de diversos vegetais, como cereais, agave, uva, entre outros.

  2. Graduação alcoólica: A cachaça possui graduação alcoólica entre 38% e 48% , enquanto a aguardente pode ter graduação alcoólica entre 38% e 54% em volume, a 20° C.

  3. Denominação: A cachaça é uma denominação específica de aguardente produzida no Brasil. A aguardente, por outro lado, pode ser denominada com base na matéria-prima de sua origem, como aguardente de melaço, aguardente de cereal, aguardente de vegetal, entre outras.

Em resumo, a cachaça é um tipo específico de aguardente, produzida a partir da cana-de-açúcar e com graduação alcoólica entre 38% e 48%. A aguardente é um termo mais genérico que engloba bebidas obtidas a partir da fermentação e destilação de diversos vegetais, com graduação alcoólica entre 38% e 54% .

Característica Cachaça Aguardente
Processo de produção Obtenção do "coração" do destilado Obtenção do rebaixamento do teor alcoólico do destilado alcoólico simples ou pela destilação do mosto
Graduação alcoólica Não especificada Entre 38% e 54% em volume, a 20° C
Matéria-prima Cana-de-açúcar Varia, pode ser: melaço, cereal, vegetal, rapadura, melado, cana (se utilizado o caldo de cana-de-açúcar)
Denominação Cachaça só é cachaça se produzida no Brasil Aguardente pode ser produzida em qualquer lugar

Quais são os ingredientes da cachaça e da aguardente?

A cachaça é uma bebida alcoólica destilada do Brasil, obtida a partir da destilação do jugo fermentado da cana-de-açúcar.

A aguardente, por outro lado, é uma bebida alcoólica obtida a partir da destilação de vinhos ou de outros produtos que contenham álcool, como o vinho, a uva e o fruto. Os ingredientes da cachaça são:

  1. Jugo de cana-de-açúcar: obtido a partir da fermentação do guarapo, que é o líquido extraído da cana-de-açúcar;
  2. Fermentação: o guarapo é fermentado para gerar o álcool, que será posteriormente concentrado na destilação;
  3. Destilação: o álcool produzido na fermentação é destilado para obter a cachaça;

A cachaça pode ser artesanal ou industrial, e o processo de produção pode variar de acordo com o tipo de cachaça. A cachaça é conhecida mundialmente por ser o ingrediente principal do coquetel brasileiro, a caipirinha.

Já a aguardente é uma bebida alcoólica destilada, obtida a partir da destilação de vinhos ou de outros produtos que contenham álcool.

A aguardente pode ser produzida a partir de diferentes ingredientes, como vinho, uva e fruto, e o processo de produção envolve a destilação do álcool presente nesses produtos.

Como é feita a destilação da cachaça e da aguardente?

A destilação da cachaça e da aguardente é um processo que envolve a separação de componentes voláteis, como o álcool, a partir de um substrato fermentado.

No caso da cachaça, o substrato é o caldo de cana-de-açúcar, enquanto a aguardente pode ser obtida a partir de diversos substratos, como milho, arroz, entre outros.

Aqui estão as etapas básicas para a destilação da cachaça e da aguardente:

  1. Fermentação: O substrato é fermentado, geralmente com a ajuda de leveduras, para converter os açúcares em álcool (etanol);
  2. Destilação: O vinho fermentado é aquecido em recipientes chamados destiladores. Durante o processo, os componentes voláteis, como o álcool, se separam e são coletados;
  3. Seleção do destilado: Na destilação da cachaça, o "coração" do destilado é selecionado para obter a bebida desejada. Na aguardente, o destilado pode ser obtido a partir do rebaixamento do teor alcoólico do destilado alcoólico simples;
  4. Envelhecimento (opcional): Para melhorar o sabor e aroma da cachaça, ela pode passar por um processo de envelhecimento em tonéis de madeira, onde ocorrem reações de oxidação e esterificação entre os componentes da madeira e o destilado, resultando em compostos aromáticos que conferem características sensoriais agradáveis;

A eficiência da destilação é influenciada por variáveis como a qualidade da mistura (vinho), o projeto do alambique (destilador) e as condições operacionais.

A diferença entre cachaça e aguardente está principalmente no substrato de origem e no processo de destilação, sendo a cachaça produzida exclusivamente no Brasil a partir do caldo de cana-de-açúcar.

Qual é a origem da cachaça e da aguardente?

A cachaça e a aguardente são bebidas alcoólicas destiladas, com origens distintas. A cachaça, por exemplo, tem sua origem no século XVI, durante a colonização portuguesa no Brasil.

A destilação do melaço não cristalizado, subproduto da produção de açúcar, deu origem à cachaça. A bebida se popularizou no mercado interno e externo, tornando-se a aguardente mais popular do Brasil.

Já a aguardente, no século XVI, era produzida a partir do bagaço da uva e do rum, outra bebida produzida por meio da fermentação e destilação do melaço oriundo da cana-de-açúcar.

A cachaça acabou ocupando o espaço no mercado interno e externo, tornando-se a aguardente mais popular do Brasil.

Em resumo, a origem da cachaça está relacionada à destilação do melaço não cristalizado, subproduto da produção de açúcar, no século XVI.

Já a aguardente teve origem no século XVI, sendo produzida a partir do bagaço da uva e do rum. Ambas as bebidas se popularizaram no Brasil durante a colonização portuguesa.

Conteúdo similar: