Qual a diferença entre café espresso e café normal?

A diferença entre café espresso e café normal (ou americano) está principalmente no método de preparação e na concentração do café. Aqui estão as principais diferenças:

  1. Método de preparação: No café espresso, o agua atravessa os granos de café molidos a alta pressão e em menos de 30 segundos. Já no café normal, o agua caliente é filtrada lentamente através do café molido.

  2. Concentração: O café espresso é mais concentrado, o que faz com que seja mais doce, amargo, brilhante, aromático, com um sabor mais intenso e maior quantidade de cafeína por porção. O café normal, por outro lado, é menos concentrado e geralmente contém menos cafeína.

  3. Molição: Para preparar um café espresso, os grãos de café devem ser moldados com uma molição mais fina do que a utilizada para o café normal.

  4. Temperatura e pressão: As máquinas de espresso mantêm a água na temperatura certa e controlam a pressão e a duração da extração, o que não pode ser feito em uma panela.

  5. Copo: O café espresso geralmente é servido em copos menores, com cerca de 1,5 onça (aproximadamente 45 ml), enquanto o café normal é servido em copos maiores, com cerca de 8 onças (aproximadamente 237 ml) .

Em resumo, o café espresso é preparado com uma molição mais fina e a alta pressão, resultando em um café mais concentrado e intenso, enquanto o café normal é preparado com uma molição mais grossa e filtração lenta, resultando em um café menos concentrado e com menor quantidade de cafeína.

Característica Café Espresso Café Coado
Modo de preparo Preparado com uma máquina especial, com alta pressão (9 bars) e temperatura de 90°C Coado em filtro de papel ou tecido
Temperatura 90°C Cerca de 95°C
Quantidade de cafeína Em torno de 300 mg por xícara Varia entre 80 a 165 mg por xícara
Densidade e cremosidade Mais denso e cremoso, com camada de "crema" ou "espuma" na xícara Menos denso e sem camada de "crema" ou "espuma"
Sabor e aroma Mais intenso e concentrado Mais suave e fácil de desvendar e apreciar

Como é feito o café expresso?

O café expresso, também conhecido como espresso, é um método de preparar café através da passagem de água quente, não fervente, sob alta pressão pelo café moído.

A diferença entre os termos "expresso" e "espresso" está apenas na forma de escrita, sendo "espresso" uma palavra italiana e "expresso" uma palavra em português. Para preparar um café expresso, siga os passos abaixo:

  1. Moe o café: Utilize uma máquina de moer café para moer os grãos de café até obter uma consistência fina e uniforme.
  2. Aqueça a água: Aquecer água até atingir uma temperatura adequada, geralmente entre 88°C e 93°C.
  3. Pressione a água sobre o café moído: Coloque o café moído em um porta-filtro de café e pressione a água quente sobre ele com uma pressão de 9 a 10 atmosferas (cerca de 900 a 1000 kPa);
  4. Colete o café expresso: Deixe a água passar pelo café moído e colete o líquido em um copo ou xícara.

O café expresso é muito utilizado como ingrediente em outras bebidas à base de café, como caffellatte e cappuccino.

A invenção do café expresso é atribuída a Luigi Bezzera, um milanês que criou a primeira máquina de café expresso em 1901.

Qual é a origem do café expresso?

O café expresso, também conhecido como espresso, é um método de preparar café através da passagem de água quente, não fervente, sob alta pressão pelo café moído.

A invenção do café expresso é atribuída ao milanês Luigi Bezzera em 1901. O termo "expresso" surgiu por volta de 1946 com a comercialização das máquinas do café.

A diferença entre as grafias "expresso" e "espresso" está nos seus significados:

  • Expresso: Em português, expresso significa rápido e um café “espresso” (de espremido em português), feito sob pressão;
  • Espresso: Vem do italiano e sua raiz guarda relação com o verbo latino que, em português, deu origem a espremer;

Embora a grafia correta em português seja "expresso", a palavra "espresso" também é aceita, pois o café é preparado sob pressão e fica pronto em cerca de 15 a 20 segundos.

No entanto, em Portugal, o termo "expresso" é mais comummente usado.

Leia mais:

Quais são as principais regiões produtoras de café expresso no brasil?

As principais regiões produtoras de café expresso no Brasil são:

  1. Sul de Minas Gerais: Esta região é uma das mais premiadas do país por sua produção de cafés de alta qualidade, com notas florais e frutadas, corpo cremoso e denso, acidez cítrica e doçura intensa;
  2. Marília e Garça: Devido à baixa umidade, os cafés arábica produzidos nessa região são classificados como bebida de ótima qualidade;
  3. Norte do Paraná: Esta região tem condições de clima e solo ideais para a produção de café de alta qualidade, sendo fundamental para a estabilização das atividades econômicas da região;
  4. Cerrado Baiano: Os cafés são produzidos em condições de temperaturas médias (24ºC), com poucas variações de temperatura, o que permite um desenvolvimento contínuo do cafezal;
  5. Oeste da Bahia: O café produzido nesta região é reconhecido pelo sabor agradável, com bom aroma levemente frutado e floral, excelente doçura e boa acidez;

Além dessas regiões, outros estados como Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro também produzem café no Brasil.