Qual a diferença entre candidíase e gardnerella?

A candidíase e a vaginose bacteriana são duas infecções vaginais distintas, que apresentam diferenças em termos de causas, sintomas e tratamentos.

A candidíase é causada pelo fungo Candida albicans, que é um organismo presente normalmente na vagina em pequenas quantidades. No entanto, sob certas condições, como alterações hormonais, sistema imunológico enfraquecido ou uso prolongado de antibióticos, o fungo pode se multiplicar e causar sintomas. Os sintomas mais comuns da candidíase incluem coceira intensa, vermelhidão, inchaço da vulva, dor durante a relação sexual e um corrimento vaginal branco e espesso semelhante a coalhada/queijo sem cheiro. O pH é abaixo de 4,5 e o teste de aminas é negativo.

Por outro lado, a vaginose bacteriana é causada por bactérias, principalmente pela Gardnerella vaginalis. A vaginose bacteriana causa um corrimento fluido, branco acinzentado com um odor idêntico a peixe. A diferença entre os tipos de corrimento pode ajudar na hora de saber se você está com candidíase ou vaginose bacteriana.

É importante diferenciar entre candidíase e vaginose bacteriana, pois elas possuem causas e sintomas distintos, e o tratamento adequado deve ser aplicado para cada tipo de infecção.

Candidíase Gardnerella
Infecção causada por um fungo, principalmente Candida albicans Infecção causada por uma bactéria, principalmente Gardnerella vaginalis
Sintomas incluem coceira vaginal, corrimento branco e espesso Sintomas incluem odor vaginal desagradável, corrimento esbranquiçado e grumoso
Tratamento envolve antifúngicos, como o fluconazol Tratamento envolve antibióticos, como o metronidazol
Pode ser causada por fatores como alterações hormonais, sistema imunológico enfraquecido ou uso prolongado de antibióticos Pode ser causada por fatores como desequilíbrio da microbiota vaginal, diminuição da microbiota normal e proliferação anormal de micro-organismos anaeróbios

Quais são os sintomas da candidíase e da gardnerella?

A candidíase e a gardnerella são duas infecções diferentes que afetam a região genital feminina. Aqui estão os sintomas de cada uma: Candidíase :

  • Prurido (coceira);
  • Eritema (inflamação na pele);
  • Dor;
  • Abrações vulvares;
  • Mudanças na cor, odor ou quantidade do fluxo vaginal;

Gardnerella : A gardnerella, também conhecida como vaginose bacteriana, é causada por uma infecção com a bactéria Gardnerella vaginalis e outras bactérias. Os sintomas incluem:

  • Secreção vaginal com odor fétido, semelhante ao "pescado podre";
  • Cor e quantidade variáveis do fluxo vaginal;

Em alguns casos, a infecção pode ser mista, envolvendo tanto a Candida quanto a Gardnerella vaginalis. Nesses casos, os sintomas podem incluir coceira e ardor vulvar e vaginal, além de discharge com odor desagradável.

O diagnóstico deve ser confirmado por meio de exames laboratoriais, como exame microscópico de conteúdo vaginal fresco e Gram-stained vaginal smear bacterioscopy.

Conteúdo interessante:

Como é feito o diagnóstico da candidíase e da gardnerella?

O diagnóstico da candidíase e da gardnerella envolve diferentes métodos e testes. Para o diagnóstico da candidíase, é importante realizar testes de laboratório, como análises de sangue e cultura do fungo para confirmar a presença de Candida.

No caso da gardnerella, a vaginose bacteriana pode ser diagnosticada por meio do exame ginecológico e técnicas como o teste a fresco e cultura do conteúdo vaginal em meio seletivo.

O exame preventivo de papanicolau pode também ajudar a diagnosticar a doença, entretanto, esse exame só indica a presença de bactérias, não informando a sua quantidade.

A vaginose bacteriana ou infecção por Gardnerella vaginalis é diagnosticada quando apresentar três dos seguintes critérios (critérios de Nugent):

  1. pH vaginal maior que 4,5;
  2. presença de “cluecells” ou células-alvo no fluído ou esfregaços vaginais;
  3. leucorreia fluída, cinza ou branca;
  4. ou teste com KOH positivo;

É importante ressaltar que, em muitos casos, as mulheres que apresentam a bactéria Gardnerella vaginalis não apresentam sintomas. Portanto, é fundamental realizar exames periódicos e consultas com o médico para detectar e tratar essas infecções de forma precoce.

Quais são os tratamentos para a candidíase e a gardnerella?

A candidíase e a gardnerella são infecções vaginais causadas por fungos e bactérias, respectivamente. Os tratamentos para ambas as infecções incluem: Candidíase :

  • Antifúngicos, como clotrimazol, terconazol e fluconazol, podem ser usados para tratar a candidíase. Esses medicamentos podem ser aplicados localmente (cremes, gel ou spray) ou tomados por via oral, dependendo da gravidade da infecção.

Gardnerella :

  • Antibióticos, como metronidazol, secnidazol e clindamicina, são comumente usados para tratar a gardnerellaEsses medicamentos podem ser administrados por via oral ou aplicados localmente na vagina, na forma de pomadas ou comprimidos vaginais.

Em gestantes e lactantes, o tratamento deve ser feito somente por via vaginal, e o uso de triazóis está contraindicado.

Além disso, estudos têm sido realizados para avaliar o uso de antissépticos, pré-bióticos, pró-bióticos e a reposição de lactobacilos no tratamento da gardnerella.

É importante lembrar que o tratamento deve ser feito com orientação médica, e o médico pode indicar a realização de uma cultura vaginal para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.