Qual a diferença entre cartas e epístolas?

A diferença entre cartas e epístolas pode ser subtítulo, mas geralmente está relacionada ao nível de formalidade e ao público alvo.

  • Carta: É uma mensagem escrita que se envia para obter ou mandar notícias, sendo uma maneira de se comunicar com alguém distante ou que não queira-se encontrar pessoalmente. Cartas podem ser mais pessoais e informais, escritas diretamente a uma pessoa ou comunidade, sem uma finalidade ulterior. Exemplos de cartas incluem cartas de amor e cartões postais.

  • Epístola: É uma espécie de carta destinada a um amigo próximo, tratando de assuntos filosóficos, políticos, amorosos ou morais. A epístola geralmente é mais formal do que uma carta e visa um público mais amplo. As epístolas são comuns na Bíblia, como a Epístola de Paulo aos Efésios.

Embora algumas pessoas prefiram apontar diferenças entre cartas e epístolas, os dois termos podem ser considerados sinônimos em muitos contextos.

Característica Cartas Epístolas
Definição Cartas são textos escritos em prosa que se dirigem a alguma pessoa ou dissertação, descrição ou uma mistura desses elementos. Epístolas são cartas de correspondência entre duas ou mais partes, geralmente mais formais e com um propósito específico.
Estrutura Data, vocativo, assunto e corpo do texto. Geralmente seguem a estrutura das cartas, mas podem incluir saudações mais formais e expressões de gratidão, carinho e anseio pelo bem-estar das congregações.
Propósito Cartas podem ser pessoais, oficiais, públicas, etc., e abordam uma ampla variedade de tópicos. Epístolas são geralmente escritas para comunicar idéias e podem ser consideradas como continuações de jornadas missionárias e esforços.
Exemplos Cartas pessoais, cartas de negócios, cartas do leitor, etc. . As Epístolas Paulinas são um exemplo de epístolas, que são cartas escritas pelo apóstolo Paulo para comunidades cristãs específicas.

Quais são as características de uma carta formal?

Uma carta formal é um gênero textual que visa estabelecer uma comunicação direta e hierarquizada entre interlocutores, seguindo um padrão de linguagem padrão e impessoal. As características de uma carta formal incluem:

  1. Data: identificação do dia, mês e ano em que o documento foi enviado/publicado.
  2. Vocativo: trata-se do chamamento do destinatário, de acordo com a posição social do interlocutor.
  3. Assunto: o que será abordado na carta.
  4. Cabeçalho: a parte inicial da carta pode variar dependendo do subtipo utilizado.
  5. Corpo do texto: é onde a mensagem é desenvolvida.
  6. Assinatura: centralizada e acompanhada do cargo profissional do autor.

A carta formal pode ser utilizada na comunicação entre instituições, grupos sociais, entre amigos e familiares, ou ainda, em cartas abertas, de reclamação, apresentação, amor, solicitação e argumentativas.

É importante observar as características específicas de cada tipo de carta formal antes de escrevê-la, levando em consideração o contexto de circulação e o grau de proximidade entre os interlocutores.

Artigos semelhantes:

Como escrever uma carta formal?

Para escrever uma carta formal em português do Brasil, siga os passos abaixo:

  1. Endereçamento: Inclua o nome completo da pessoa a quem a carta está endereçada, bem como seu cargo, departamento e endereço;
  2. Data: Marque a data em que a carta está sendo escrita;
  3. Saudação: Utilize uma saudação formal, como "Prezado(a) Sr.(a) [Nome da pessoa]";
  4. Corpo da mensagem: Descreva o conteúdo da carta usando linguagem formal, vocabulário variado e frases bem construídasA mensagem deve ser objetiva e concisa, evitando relações pessoais;
  5. Despedida: Conclua a carta com uma despedida formal, como "Atenciosamente" ou "Com os melhores cumprimentos";
  6. Assinatura: Assine a carta com seu nome completo e, se necessário, inclua seu cargo e contato;

Lembre-se de que a carta formal deve ser escrita de forma clara e precisa, com uma estrutura específica e linguagem padrão.

Evite erros tipográficos e verifique a formatação, como margens consistentes (2,54 cm de margem em cada borda da folha) e tamanho e tipo de fonte adequados (recomendações incluem Times New Roman, Arial, Calibri e Trebuchet MS).

Quais são os tipos de cartas que existem?

Em português do Brasil, existem diversos tipos de cartas que servem para diferentes propósitos sociocomunicativos. Alguns dos tipos mais comuns de cartas incluem:

  1. Carta pessoal: É um gênero textual de caráter íntimo, que visa transmitir mensagens subjetivas entre dois interlocutores. Utiliza linguagem informal e tem caráter subjetivo, sendo escrita em 1ª pessoa e dirigida a um interlocutor específico (parente, amigo, namorado, etc.);
  2. Carta comercial: Abrange uma estrutura e linguagem mais flexível, sendo utilizada para comunicar informações relacionadas a negócios e transações comerciais.
  3. Carta oficial: Utilizada para expor e documentar alguma mensagem, formalizando o que foi dito. Geralmente é mais formal e respeitosa, sendo utilizada em contextos profissionais e institucionais.
  4. Carta de candidatura: Utilizada para comunicar interesse em uma vaga de emprego ou curso, apresentando habilidades e qualificações do candidato.
  5. Carta do leitor: Enviada, geralmente, para jornais e revistas como maneira de conferir apoio ou demonstrar insatisfação com o material, seja ele informativo ou publicitário. Não existe um modelo específico para as cartas de leitores.
  6. Carta aberta: Tipo de carta específico com caráter argumentativo, que visa persuadir o leitor sobre uma determinada opinião ou ponto de vista.
  7. Carta argumentativa: Embora menos usual, também pode ser exigida em exames para ingresso em universidades ou concursos públicos. A principal diferença entre os dois modelos de gênero textual está no fato de que o texto enquanto a carta argumentativa é destinada a um receptor específico.

Cada tipo de carta possui características específicas e estruturas que devem ser observadas para adequar o texto às exigências do contexto comunicativo.