Qual a diferença entre convecção e condução?

A condução e a convecção são dois processos distintos de propagação do calor, que ocorrem de maneiras diferentes e requerem condições específicas para se manifestarem.

Condução:

  • Ocorre pela transferência de energia térmica entre as partículas de um material, como uma barra metálica, quando uma extremidade é aquecida.
  • É mais rápida em substâncias condutoras, como os metais, e mais lenta em substâncias isolantes, como borracha e lã.
  • Necessita de um meio material contínuo para ocorrer.

Convecção:

  • Ocorre nos fluidos, como líquidos e gases, devido às diferenças de temperatura e densidade entre as partículas.
  • Envolve a formação de correntes de convecção, que são movimentos ascendentes e descendentes do fluido, causados pela diferença de densidade entre partículas mais quentes e mais frias.
  • Também requer a presença de um meio material, como um fluido, para ocorrer.

Em resumo, a condução é um processo de propagação do calor que ocorre dentro de um material sólido, enquanto a convecção ocorre nos fluidos e envolve a movimentação do fluido devido às diferenças de temperatura e densidade. Ambos os processos necessitam de um meio material para ocorrer, mas diferem na forma como o calor é transferido e nos meios envolvidos.

Convecção Condução
A convecção térmica é a propagação de calor que acontece por meio de correntes convectivas nos fluidos, sendo eles líquidos ou gases. A condução térmica é o processo de transferência de calor que ocorre no interior de um sólido, sem que ocorra transferência de massa.
A convecção envolve o transporte de massa pelas correntes convectivas. A condução envolve a transferência de energia cinética entre as moléculas de um sólido, sem que ocorra transferência de massa.
Exemplo de convecção: a geladeira, que tem seu congelador na parte de cima, e o ar frio fica mais denso e desce, enquanto o ar quente sobe. Exemplo de condução: a transferência de calor entre dois corpos sólidos com temperaturas diferentes, como quando um objeto quente é colocado em contato com um objeto frio.

Exemplos de processos de condução térmica?

A condução térmica é um processo de transferência de calor que ocorre através da transferência de energia entre átomos sem que haja transferência de matéria.

Essa transferência de calor pode ocorrer em sólidos, líquidos e gases, mas é mais frequente em sólidos, onde os átomos estão dispostos em uma rede cristalina, facilitando o intercâmbio de energia devido à frequência das colisões.

Alguns exemplos de processos de condução térmica incluem:

  1. Cozinhar com uma panela: Quando cozinhamos com uma panela, o calor é transferido da chama do fogão para o fundo da panela, a partir do qual se propaga para o restante do recipiente e para o alimento;
  2. Fazer uma colher de chá: Ao mexer na panela com uma colher, o calor é transferido da panela para a colher, fazendo com que a colher fique quente;
  3. Açoite de uma porta: Ao tocar na maçaneta metálica de uma porta, o calor é transferido da nossa mão para a maçaneta, fazendo com que a maçaneta fique mais quente do que a porta;
  4. Garrafa térmica: As paredes prateadas e duplas de uma garrafa térmica, com vácuo no espaço intermediário, ajudam a reduzir a transferência de calor por condução, mantendo o líquido no interior da garrafa mais fresco ou quente por mais tempo;

A condução térmica depende do material utilizado, sendo que alguns materiais conduzem mais energia térmica que outros.

Os bons condutores térmicos, como o metal, possuem grande condutibilidade térmica, enquanto os isolantes térmicos, como plástico, borracha, madeira e lã, possuem baixa condutibilidade térmica.

Está gostando? Leia também:

Exemplos de processos de convecção térmica?

A convecção térmica é um processo de transmissão de calor que ocorre em virtude dos movimentos internos de fluidos, como o ar ou a água, devido a diferenças de temperatura e densidade. Alguns exemplos de processos de convecção térmica incluem:

  1. Fornos convectivos: Os fornos convencionais, elétricos ou a gás, têm sua chama ou aquecedor localizado na parte mais baixa do forno. Dessa forma, o ar aquecido sobe, enquanto o ar mais frio desce, formando correntes de convecção até que todo o forno fique na mesma temperatura;
  2. Nuvens convectivas: As nuvens convectivas são formadas quando a água em contato com a superfície quente da Terra evapora e se eleva, formando correntes de convecção que podem levar à formação de nuvens e, em alguns casos, tempestades;
  3. Ar-condicionado e aquecedor: Os sistemas de ar-condicionado e aquecedor funcionam pela circulação de ar através de um sistema de ventilação, onde o ar é resfriado ou aquecido por meio de um compressor e um condensador, respectivamente. O ar em movimento cria correntes de convecção que ajudam a manter a temperatura desejada no ambiente;
  4. Aquecimento de líquidos: Durante o aquecimento de líquidos no interior de uma panela, a água que está em contato com o fundo da panela recebe calor por condução. O aumento de temperatura leva à diminuição de densidade, fazendo com que a água um pouco mais quente suba e transfira calor às suas vizinhanças por meio de seu movimento ascendente. O processo repete-se até que todo o fluido atinja sua temperatura de ebulição;
  5. Aquecimento dos corpos pelos aquecedores: Os aquecedores funcionam por meio da circulação de ar quente, que é gerado por um resistência elétrica e circula pelo ambiente, aquecendo os objetos e o ar circundantes por convecção;

Como a irradiação é uma forma de transferência de calor?

A irradiação é uma forma de transferência de calor que ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, como a luz e o calor.

Essa transferência de calor não precisa de um meio material para se propagar, o que a torna única entre os processos de transferência de calor.

A irradiação térmica é gerada a partir dos movimentos de vibração dos átomos e moléculas, que são os constituintes básicos da matéria. Existem três processos principais de transferência de calor: condução, convecção e irradiação.

A condução ocorre quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, e as moléculas do corpo mais quente transferem energia para o corpo mais frio.

A convecção envolve a transferência de calor por meio do movimento de fluidos, como o ar ou a água, que circulam e transportam calor entre diferentes regiões.

A irradiação térmica é a forma mais importante de transferência de calor, pois sem ela seria praticamente impossível haver vida na Terra.

O Sol, por exemplo, irradia calor na forma de luz e ondas eletromagnéticas, que são absorvidas pela Terra e pelos seres vivos, proporcionando a energia necessária para a vida.

Além disso, a irradiação térmica é a única forma de transferência de calor que pode ocorrer no vácuo, já que não é necessário um meio material para se transportar.