Qual a diferença entre Dramin B6 e Dramin Cápsulas?

A principal diferença entre o Dramin B6 e o Dramin Capsulas está na presença da vitamina B6, também conhecida como piridoxina, no Dramin B6. Ambos os medicamentos contêm dimenidrinato, uma substância que inibe o centro do vômito e as funções do labirinto do cérebro, aliviando náuseas e vômitos. A vitamina B6 presente no Dramin B6 participa na síntese de substâncias que atuam em áreas como o labirinto, cóclea, vestíbulo e centro do vômito, responsáveis pela ocorrência de náuseas e vômitos, potencializando a ação do medicamento.

Em resumo:

  • Dramin Capsulas: contém dimenidrinato
  • Dramin B6: contém dimenidrinato e vitamina B6 (piridoxina)

Ambos os medicamentos são utilizados para aliviar sintomas como náuseas, vômitos e enjoos em viagens, entre outros. A escolha entre o Dramin B6 e o Dramin Capsulas depende das necessidades individuais e da orientação médica.

Dramin B6 Dramin Capsulas
Contém cloridrato de piridoxina (vitamina B6) Não contém vitamina B6
50% a mais de dimenidrinato em comparação com o Dramin Capsulas Menos dimenidrinato em comparação com o Dramin B6
Alivia sintomas como ânsia de vomitar, náuseas e enjoos em viagens Alivia sintomas como ânsia de vomitar, náuseas e enjoos em viagens

Quais são os ingredientes do dramin b6 e do dramin capsulas?

O Dramin B6 é um medicamento indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral, incluindo os vômitos e enjoos da gravidez, no pré e pós-operatórios e após tratamento com radioterapia.

Cada comprimido revestido de Dramin B6 contém 50 mg de dimenidrinato e 10 mg de cloridrato de piridoxina (vitamina B6).

Já o Dramin Capsgel é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral, incluindo os vômitos e enjoos da gravidez, no pré e pós-operatórios e após tratamento com radioterapia; na prevenção e tratamento de tonturas, enjoos e vômitos causados por movimentos durante as viagens (avião, barco, ônibus, automóvel, etc.), quadro conhecido como cinetose; e na prevenção e tratamento das labirintites e vertigens em geral.

Cada cápsula mole de Dramin Capsgel contém 50 mg de dimenidrinato.

Os excipientes presentes no Dramin B6 incluem estearato de magnésio, manitol, celulose microcristalina, dióxido de silício, povidona, talco, álcool etílico, água purificada, croscarmelose sódica, óleo vegetal hidrogenado, hipromelose, corante laca vermelho ponceau, dióxido de titânio, cera de carnaúba e macrogol.

Os excipientes presentes no Dramin Capsgel incluem macrogol, propilenoglicol, gelatina, sorbitol, glicerol, corante vermelho 33 e água purificada.

Qual é a dosagem recomendada para o dramin b6 e para o dramin capsulas?

A dosagem recomendada para o Dramin B6 e Dramin Capsulas varia de acordo com a idade e condição do paciente. Para o Dramin B6:

  • Crianças de 2 a 6 anos: 1 gota/kg de peso corporal (equivalente a 1,25 mg de dimenidrinato/kg) a cada 6 a 8 horas, não excedendo 60 gotas (75 mg) em 24 horas;
  • Crianças de 6 a 12 anos: 1 gota/kg de peso corporal (equivalente a 1,25 mg de dimenidrinato/kg) a cada 6 a 8 horas, não excedendo a dose máxima diária;
  • Adultos acima de 12 anos: 1 a 2 comprimidos (50 a 100 mg de dimenidrinato) a cada 4 horas, não excedendo 400 mg de dimenidrinato em 24 horas;

Para o Dramin Capsulas:

  • Crianças de 6 a 12 anos: 1 a 2 cápsulas de 25 mg a cada 6 a 8 horas, não excedendo 150 mg (seis cápsulas) de dimenidrinato em 24 horas;
  • Adultos acima de 12 anos: 1 a 2 cápsulas de 50 mg a cada 4 a 6 horas, não excedendo 400 mg (oito cápsulas) de dimenidrinato em 24 horas;

É importante seguir as orientações do médico e respeitar os horários, as doses e a duração do tratamento. Caso você tenha insuficiência hepática, avise seu médico, pois ele pode considerar reduzir a dose.

Quais são os efeitos colaterais do dramin b6 e do dramin capsulas?

Os efeitos colaterais do Dramin B6 e do Dramin Capsulas podem variar, mas alguns dos mais comuns incluem:

  • Sedação e sonolência;
  • Dor de cabeça;
  • Visão turva;
  • Boca seca;
  • Retenção urinária;
  • Tontura;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;

É importante lembrar que, como todo medicamento, os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa e que a documentação de alguns sintomas, como retenção urinária e irritabilidade, na literatura científica é pobre ou inexistente.

Se você apresentar algumas dessas reações adversas ou qualquer outro efeito colateral, é importante informar ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico.

Está gostando? Leia também: