Qual a diferença entre eco e eletro?

A principal diferença entre eco (ecocardiograma) e eletro (eletr

Diferença Ecocardiograma Eletrocardiograma
Foco Estruturas do coração Função elétrica do coração
Técnica Ultrassonografia Registro de sinais elétricos
Objetivo Examinar estruturas cardíacas, como válvulas, câmaras, principais veias e artérias Detectar condições como arritmias, taquicardias e bradicardias
Contraindicações Poucas contraindicações, pois utiliza vibrações sonoras Não é invasivo, mas pode ser desconfortável para alguns pacientes
Tempo de realização Geralmente mais tempo do que um eletrocardiograma Menos tempo do que um ecocardiograma

Como funciona o ecocardiograma?

O ecocardiograma é um exame não invasivo que utiliza ultrassom para estudar o coração e avaliar seu funcionamento.

Ele permite analisar aspectos morfológicos (estrutura) e funções cardíacas, bem como a estrutura das válvulas do coração e alterações na circulação sanguínea. Existem quatro tipos básicos de ecocardiograma:

  1. Transtorácico: realizado através do tórax, é o tipo mais comum de ecocardiograma;
  2. Transesofágico: realizado através do esôfago, é útil para obter imagens de áreas específicas do coração com maior detalhe;
  3. Ecocardiograma sob estresse: utiliza alguma droga para acelerar o coração ou o paciente é submetido a esforço físico para avaliar o coração sob carga;
  4. Ecocardiograma com Doppler: variação do ecocardiograma que inclui a análise do fluxo sanguíneo e é útil para avaliar o funcionamento das válvulas cardíacas;

Durante o exame, o paciente é posicionado em decúbito lateral esquerdo e um médico ecocardiografista realiza o exame usando um instrumento chamado transdutor.

O ecocardiograma é indicado para pacientes com doenças cardíacas, histórico de casos na família, bebês para acompanhamento do desenvolvimento dos órgãos internos e como meio preventivo, já que muitas doenças não apresentam sintomas.

O ecocardiograma é uma técnica segura e não utiliza radiação, podendo ser repetido tantas vezes quanto for necessário. A duração aproximada do estudo é de 30 a 45 minutos.

Após o exame, o paciente pode retomar suas atividades habituais.

Como funciona o eletrocardiograma?

O eletrocardiograma (ECG) é um exame que registra a atividade elétrica do coração, captando variações elétricas de baixa intensidade geradas pelo músculo cardíaco.

O aparelho que registra o eletrocardiograma é o eletrocardiógrafo, e os sensores utilizados são chamados de eletrodos. O funcionamento básico do eletrocardiograma envolve os seguintes passos:

  1. Colocação dos eletrodos: Os eletrodos são colocados no tórax, punhos e tornozelos do paciente, captando dados sobre os batimentos e o funcionamento do coração;
  2. Registro das variações elétricas: Os eletrodos captam as correntes elétricas de baixa intensidade geradas pelo músculo cardíaco, que estão relacionadas à despolarização e repolarização do coração;
  3. Análise gráfica: O eletrocardiógrafo traduz as variações elétricas em um gráfico, representando a atividade elétrica do coração ao longo do tempo;
  4. Interpretação: A partir do gráfico, os profissionais podem analisar a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, os intervalos PR e QT, o eixo elétrico e procurar alterações no segmento ST, entre outros aspectos;

O eletrocardiograma é indicado para analisar doenças cardíacas, especialmente arritmias cardíacas, e é muito útil no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio.

Além disso, pode ser utilizado para monitorar o funcionamento de marca-passos e avaliar o funcionamento cardíaco em pacientes com fatores de risco, como colesterol alto, pressão alta, diabetes, tabagismo e histórico familiar de doenças cardíacas precoces.

Leia mais:

Quais são as condições que podem ser detectadas pelo ecocardiograma?

O ecocardiograma é um exame de diagnóstico por imagem que estuda o coração através do ultrassom, sendo uma ultrassonografia cardíaca.

Esse exame permite ao médico especialista diagnosticar várias doenças cardíacas e fornecer informações importantes sobre o prognóstico e planejamento terapêutico. Existem quatro tipos básicos de ecocardiograma:

  1. Ecocardiograma transtorácico: Feito através do tórax com um instrumento chamado transdutor que emite um feixe de ultrassom.
  2. Ecocardiograma transesofágico: Realizado através do esôfago.
  3. Ecocardiograma sob estresse: Utiliza alguma droga para acelerar o coração ou o paciente é submetido a esforço físico.
  4. Ecocardiograma fetal: Avalia o coração do feto.

O ecocardiograma pode detectar diversas condições, como:

  • Doenças valvares: Avalia a função e a estrutura das válvulas cardíacas.
  • Doenças da parede muscular do coração: Identifica problemas na função e na estrutura do músculo cardíaco.
  • Shunts cardíacos: Detecta comunicações anormais entre as cavidades cardíacas.
  • Pericardite: Inflamação do pericárdio, a membrana que reveste o coração.
  • Tumores e massas cardíacas: Identifica formações anormais no coração.
  • Displasia e outras condições congênitas: Avalia malformações presentes desde o nascimento.

A periodicidade do ecocardiograma não há consenso e fica a critério do cardiologista pedir o exame conforme a necessidade do caso.

Dependendo da indicação clínica, o ecocardiograma pode ser repetido em curtos períodos para acompanhar a evolução das condições detectadas.