Qual a diferença entre hemorroida e prolapso retal?

A diferença entre hemorroida e prolapso retal está na natureza e localização das condições:

  • Hemorroida: A hemorroida ocorre quando as veias do intestino dilatam e saem para fora, geralmente situadas perto da abertura anal. As hemorroidas afetam apenas a camada superficial do reto.

  • Prolapso retal: O prolapso retal acontece quando a parte interna do reto, que é a região final do intestino, passa pelo ânus e fica visível do lado de fora do corpo. O prolapso retal afeta toda a parede do reto.

Além disso, o prolapso retal não causa dor em seus casos mais leves, enquanto a hemorroida, quando complicada com trombose, costuma ser dolorosa. É importante notar que a imagem pode ser parecida, especialmente nos prolapsos grandes de hemorroidas e nos prolapsos pequenos de reto. Portanto, é fundamental consultar um médico especializado para obter um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.

Hemorroida Prolapso Retal
São veias dilatadas na região anal e retal, que podem ser internas (dentro do canal anal) ou externas (fora do canal anal) . Ocorre quando a parte interna do reto desliza de sua posição normal no corpo, fazendo com que o reto se projeta para fora.
Causam sangramento, dor e, em alguns casos, trombose hemorroidária (entupimento do vaso que pode provocar dor aguda) . Causa dor apenas quando ocorrem complicações ou quando o prolapso é grave. A perda do controle sobre a defecação (incontinência fecal) é um sintoma que ocorre com frequência.
Podem ser classificadas como internas (proeminentes ou não prolapsadas) ou externas. O prolapso retal pode ocorrer de forma temporária em bebês saudáveis ou se tornar persistente e piorar em adultos.
Os tratamentos incluem medicamentos, pomadas, supositórios, ligadura elástica, esclerose e, em casos mais graves, cirurgia. O tratamento pode envolver medidas conservadoras, como repós e uso de suporte perianal, ou cirurgia, como a reparação do prolapso retal.

Quais são os sintomas do prolapso retal?

O prolapso retal é a protrusão indolor do reto pelo ânus, e pode ser parcial ou total, dependendo das camadas do reto que ficam expostas. Os sintomas do prolapso retal podem incluir:

  • Dor abdominal;
  • Irritação e sangramento;
  • Tônus do esfíncter anal diminuído;

Em bebês e crianças, o prolapso retal geralmente é temporário e pode melhorar espontaneamente com o crescimento.

No entanto, em adultos, o prolapso retal tende a se tornar persistente e pode piorar, de modo que o reto se projeta para fora cada vez mais.

O tratamento para o prolapso retal pode variar de acordo com a gravidade e a idade do paciente. Em crianças, o tratamento geralmente consiste na reintrodução do reto, já que com o crescimento, o reto irá fixar-se devidamente na parede.

Já em adultos, o tratamento pode incluir cirurgia para remover parte do reto ou fixá-lo ao osso sacro. É importante que o tipo de prolapso retal seja identificado para que o médico possa indicar o tratamento mais adequado.

Como é feito o diagnóstico de hemorroida e prolapso retal?

O diagnóstico de hemorroidas e prolapso retal envolve uma avaliação física e exames de imagem. Para o prolapso retal, o diagnóstico é baseado em um exame físico e em vários exames de imagem.

O médico deve examinar o paciente de pé, agachado ou ao fazer esforço para determinar a extensão do prolapso. O prolapso retal pode ser classificado em dois tipos:

  • Prolapso retal parcial: quando só a camada de revestimento mucoso do intestino fica exposta, sendo mais difícil de visualizar;
  • Prolapso retal total: quando todas as camadas ficam exteriorizadas, levando a um grande volume do reto fora do corpo;

As hemorroidas são vasos dilatados que podem causar irritação e sangramento. O diagnóstico é feito com base na presença de vilosidades da mucosa e na diminuição do tônus do esfíncter anal.

No caso das hemorroidas, o diagnóstico geralmente envolve a observação dos sintomas e a realização de um exame físico. Em alguns casos, o médico pode realizar uma sigmoidoscopia ou colonoscopia para visualizar o canal anal e a região retal.

É importante consultar um proctologista ou gastroenterologista para uma avaliação adequada e diagnóstico preciso, uma vez que os sintomas dos prolapsos retais e hemorroidas podem ser semelhantes, mas os tratamentos e condições envolvidas são diferentes.

Artigos relacionados:

Quais são as opções de tratamento para hemorroida e prolapso retal?

As opções de tratamento para hemorroidas e prolapso retal variam de acordo com a gravidade e a condição específica do paciente. Para o tratamento das hemorroidas, as opções incluem:

  1. Mudanças no estilo de vida: adotar uma dieta rica em fibras, beber bastante água e evitar constipação.
  2. Uso de cremes, supositórios ou supraciones para aliviar a inflamação e a dor.
  3. Terapia de ligadura elástica: um procedimento minimamente invasivo que envolve o uso de elásticos para reduzir o fluxo sanguíneo das hemorroidas, fazendo com que elas caem.
  4. Cirurgia: em casos mais graves, pode ser necessário remover as hemorroidas cirurgicamente, através de uma hemorroidectomia ou uma hemorroidoplastia.

No caso do prolapso retal, as opções de tratamento incluem:

  1. Eliminação das causas do esforço: para bebês e crianças, juntar as nádegas com cinta, enquanto que para adultos, geralmente é necessário recorrer à cirurgia;
  2. Compressão das nádegas para tentar reintroduzir o reto para dentro do ânus ou, caso seja necessária, a reintrodução manual do reto pelo médico proctologista;
  3. Cirurgia: em casos mais graves, é preciso fazer procedimentos cirúrgicos para retomar o local do reto e tratar o prolapso retal;

É importante consultar um médico especialista, como um proctologista ou gastroenterologista, para que seja feita uma avaliação adequada e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.