Qual a diferença entre herpes e herpes zóster?
A diferença entre herpes e herpes zoster está nos vírus causadores e nas características das infecções. O herpes simples é causado pelo vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1), que afeta principalmente os lábios e a face, e pelo tipo 2 (HSV-2), que afeta os genitais e é sexualmente transmissível. Já o herpes zoster é causado pelo vírus varicela-zóster (VZV), o mesmo vírus que causa a varicela (catapora) .
Algumas diferenças entre herpes e herpes zoster incluem:
Vírus causador: O herpes simples é causado pelos vírus HSV-1 e HSV-2, enquanto o herpes zoster é causado pelo vírus varicela-zóster.
Afetação do sistema nervoso: As herpes tipos 1 e 2 não afetam o sistema nervoso como o herpes zoster.
Manifestação: O herpes simples geralmente causa vesículas (bolhinhas d'água) nos lábios, face e área genital, enquanto o herpes zoster causa vesículas que seguem o trajeto dos nervos, geralmente no tronco e nas extremidades.
Transmissão: O herpes simples é transmitido por contato direto com as vesículas cutâneas, beijo ou ato sexual. O herpes zoster é menos contagioso e geralmente ocorre em pessoas que já tiveram varicela, o que faz com que o vírus permaneça latente no sistema nervoso.
O tratamento para ambas as condições geralmente envolve o uso de antivirais, embora as dosagens possam diferir. É importante iniciar o tratamento com antivirais no caso do herpes zoster nas primeiras 72 horas após o início dos sintomas, pois o vírus ainda é atingido pelo medicamento nesse período.
Herpes | Herpes Zoster (Varicela Zoster) |
---|---|
Causado pelo vírus herpes simples (HSV) | Causado pelo vírus varicela-zoster (VZV) |
Existem dois tipos: HSV-1 (primariamente aparece como erupção na face ou boca) e HSV-2 (principalmente aparece como erupção genital ou retal) | Afecta geralmente um lado do corpo próximo à linha da cintura |
As erupções podem ocorrer na boca, genitais, retal, pescoço, nádegas, uretra, genitais femininos e colo do útero | As erupções tendem a aparecer em apenas um lado do corpo e são causadas pela reactivação do vírus que causa a varicela (sarinhos) |
Não é uma doença sexualmente transmissível | Não é uma doença sexualmente transmissível, mas o contacto direto com o líquido das vesículas causadas pelo herpes zoster pode espalhar o vírus varicela-zoster |
As crises podem ser desencadeadas por diversos fatores, como imunodepressão | As crises podem ser desencadeadas por fatores como imunodepressão ou idade avançada |
Quais são os sintomas do herpes zoster?
Os sintomas do herpes zoster, também conhecido como caxumba, incluem:
- Sensação de calor;
- Coceira (menos relevante do que no sarampo);
- Numbness ou formigamento nas áreas afetadas;
- Fadiga;
- Febre;
- Dor intensa no local afetado, geralmente seguida por uma erupção vesicular em 2 a 3 dias;
- Lesões são geralmente unilaterais e não cruzam a linha média do corpo;
A erupção vesicular é geralmente diagnosticável e ocorre em crops de vesículas em uma base eritemada. As lesões geralmente continuam a se formar por cerca de 3 a 5 dias.
O prognóstico geralmente é favorável, mas em alguns casos, podem ocorrer complicações, como infecções bacterianas cutâneas, hepatite, pericardite, cistite e pancreatite.
Como é feito o diagnóstico do herpes zoster?
O diagnóstico do herpes zoster geralmente é feito por meio de análise clínica, observando os sintomas e lesões características na pele.
No entanto, em casos mais graves ou quando o diagnóstico clínico não é suficiente, podem ser realizados exames laboratoriais adicionais, como:
- Teste de Tzanck: Utiliza-se para demonstrar células gigantes multinucleadas, que podem confirmar a infecção por herpesvírus (herpes zoster ou herpes simples);
- Cultura ou PCR (reação em cadeia da polimerase): Permitem diferenciar os vírus e detectar o herpesvírus a partir de uma amostra de biópsia;
- Testes sorológicos: Podem ser solicitados para fazer o diagnóstico diferencial em casos mais graves;
O tratamento do herpes zoster pode ser sintomático ou envolver o uso de antivirais, como aciclovir, valaciclovir e famciclovir.
É importante buscar atendimento médico assim que surgirem os sintomas, pois, quando detectado precocemente, os medicamentos antivirais podem reduzir a duração e a gravidade da doença.
Está gostando? Leia também:
Quais são as causas do herpes zoster?
O herpes zoster é uma doença viral causada pela reativação do vírus Varicella zoster, o mesmo que causa a varicela, também conhecida como catapora. As causas da reativação do vírus incluem:
- Infecção viral, como a covid;
- Estresse;
- Idade avançada;
- Doenças crônicas, como diabetes descompensado;
- Uso de determinados medicamentos, como quimioterápicos;
O herpes zoster geralmente se manifesta por meio de uma inflamação que leva a uma erupção na pele, com lesões que podem ser bastante dolorosas e, na maioria das vezes, assimétricas, ou seja, acometendo apenas um lado do corpo.
As complicações do herpes zoster podem ser graves, como varicela hemorrágica ou disseminada em pessoas com sistema imunológico comprometido, neuralgia pós-herpética, que é uma dor que permanece mesmo após a cura das lesões de pele, e ataxia cerebelar aguda, um problema que pode comprometer a coordenação do indivíduo.