Qual a diferença entre Holter e MAPA?

A diferença entre Holter e MAPA está principalmente na indicação de cada exame:

  • Holter: Este exame monitora a atividade elétrica do coração durante 24 horas, registrando desmaios, palpitações, arritmias e outros episódios relacionados à condução cardíaca. É realizado com fios no tórax do paciente, que fazem a medição cardíaca durante o período. O Holter é capaz de diagnosticar diversos problemas relacionados à condução cardíaca e é considerado pouco invasivo e de fácil convivência.

  • MAPA: O MAPA verifica a pressão arterial do paciente, monitorando de maneira não invasiva a saúde cardíaca. É importante ressaltar que, embora ambos os exames sejam importantes para o diagnóstico da saúde cardíaca, suas indicações são diferentes.

Em alguns casos, o Holter e o MAPA podem ser complementares, especialmente em casos mais complexos de doenças cardiovasculares. É fundamental que o médico considere o histórico do paciente e tirar todas as dúvidas antes de acoplar o aparelho, pois o paciente passará o dia todo com o aparelho.

Holter MAPA
Monitora a atividade elétrica do coração Monitora a pressão arterial
Utiliza um aparelho portátil para medir a atividade elétrica do coração durante 24 horas Utiliza um aparelho semelhante a um gravador portátil para acompanhar as oscilações da pressão arterial durante um determinado período
Indicado para diagnosticar problemas relacionados à condução cardíaca, como desmaios, palpitações e arritmias Indicado para avaliar possíveis alterações na pressão arterial e diagnosticar hipertensão
Não exige preparo e é considerado pouco invasivo Não exige preparo e é considerado pouco invasivo
Funciona durante 24 horas, 48 horas, 72 horas ou até uma semana Funciona durante 24 horas, 48 horas, 72 horas ou até uma semana

Como é feito o exame holter?

O exame Holter é um teste que monitora a atividade do coração durante um período de 24 horas, a fim de acompanhar o comportamento cardíaco do paciente durante um dia normal de sua rotina, inclusive durante o sono.

O exame é realizado usando um dispositivo portátil que mede e registra a atividade elétrica do coração, ou seja, seus batimentos cardíacos, por 24 a 48 horas, enquanto você realiza suas atividades diárias habituais.

O exame Holter é não invasivo e não apresenta riscos nem dor. Para realizar o exame Holter, siga os passos abaixo:

  1. Na consulta, o profissional posiciona eletrodos no peito do paciente, ligados ao aparelho que fará os registros;
  2. O paciente deve usar o dispositivo por 24 horas, realizando suas atividades normais do dia a dia;
  3. Durante o período de uso do dispositivo, o paciente deve anotar os sintomas que sentir, como tontura, palpitação e falta de ar;
  4. Após o período de 24 horas, o paciente deve retornar ao centro de diagnóstico para a retirada do dispositivo;

Os resultados do exame Holter devem ser levados para o médico, que interpretará os dados e prescreverá o melhor tratamento caso seja necessário.

O exame é indicado em casos de suspeita de arritmia cardíaca, acompanhamento de pacientes com marcapasso ou diagnóstico de doença cardíaca, exame complementar a outros exames cardiológicos e avaliar pacientes com queixas de tontura, palpitação e falta de ar.

Como é feito o exame mapa?

O exame MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é um exame não invasivo que mede a pressão arterial do paciente durante 24 horas.

O exame é realizado usando um manguito e um monitor, que são responsáveis pelas medições da pressão arterial em intervalos de 15 minutos ou 20 em 20 minutos. Para realizar o exame MAPA, siga os passos abaixo:

  1. Marcar o exame com antecedência: Reserve o exame com o médico ou laboratório de análises;
  2. Evitar prática de exercícios físicos horas antes e durante o exame: Isso pode alterar a pressão arterial;
  3. Não tomar banho no período de 24 horas de realização do procedimento: Isso pode afetar a fixação do manguito;
  4. Informar ao cardiologista os remédios que toma regularmente: Isso ajuda a interpretar corretamente os resultados do exame;

Durante o exame, o paciente deve seguir suas atividades diárias, incluindo dormir, com o aparelho acoplado ao braço.

O exame é indolor, mas pode causar alguns incômodos, como dificuldade para dormir e executar algumas tarefas devido ao manguito no braço.

Após o período de 24 horas, o paciente deve retornar ao hospital ou consultório para a retirada do aparelho e análise dos resultados.

Quais são as indicações para o exame holter e mapa?

Os exames Holter e MAPA são diferentes, mas podem ser complementares para o diagnóstico de algumas condições de saúde.

O exame Holter monitora a frequência cardíaca de um paciente, enquanto o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é utilizado para avaliar possíveis alterações na pressão arterial. As indicações para o exame Holter incluem:

  • Monitorar casos nos quais o paciente tem alguma doença cardíaca que aumenta o risco de problemas;
  • Avaliar a eficácia do tratamento em pacientes já diagnosticados, assim como ajustar doses de medicamentos;
  • Avaliar o funcionamento e a eficácia do marcapasso em pacientes implantados.

Já as indicações para o exame MAPA são:

  • Complementar as informações obtidas durante a anamnese médica inicial e desvendar os problemas de pressão arterial;
  • Ser utilizado em pacientes com suspeita de hipertensão arterial;
  • Acompanhar hipertensos que estejam em tratamento, verificando a eficácia de fármacos e medidas comportamentais.

É importante avaliar o quadro global do paciente antes de indicar os exames de Holter e MAPA. O médico deve pesquisar o histórico do paciente, conversar com ele e, inclusive, verificar se outros exames podem ser necessários.

Artigos relacionados: