Qual a diferença entre licenciatura e licenciatura plena?

A diferença entre licenciatura e licenciatura plena no Brasil está relacionada à carga horária de estudo e às habilitações para o exercício da profissão de professor.

A licenciatura é um grau acadêmico concedido a quem conclui um curso de graduação em uma instituição de ensino superior, como uma faculdade ou uma universidade. Já a licenciatura plena, também conhecida como magistério, é destinada a formar professores para a Educação Básica e Infantil no Brasil. A licenciatura plena exige uma carga horária de 180 horas de graduação.

Antes, existia a licenciatura curta, que era um curso de graduação com menor carga horária. No entanto, a licenciatura curta não é mais permitida no Brasil, de acordo com a Lei nº 9.394/96. Atualmente, todas as licenciaturas são consideradas plenas.

Os cursos de licenciatura plena incluem atividades exigidas pelo magistério, como aulas de pedagogia e estágios obrigatórios de formação na área. Os profissionais que concluem a licenciatura plena têm maior tempo de preparo, estudo e pesquisa na área, o que lhes permite dar aulas até no ensino médio.

Aspecto Licenciatura Licenciatura Plena
Conteúdo Formação completa em determinada área de conhecimento, aliando os conhecimentos específicos da disciplina com os fundamentos da educação. Formação específica para os que atuam no ensino, com foco em uma área de conhecimento particular.
Reconhecimento profissional Geralmente mais valorizada e amplamente reconhecida, pois oferece uma formação completa e aprofundada na área de conhecimento escolhida. Equivalente à formação inicial, ou seja, à licenciatura de graduação plena. Os concluintes têm os mesmos direitos que os de formação inicial.
Duração do curso Geralmente de quatro a cinco anos. Curso de Licenciatura Plena em Letras: Língua Portuguesa, pela UFPB, Campus IV.
Requisitos Para ingressar em uma Licenciatura, é necessário ter concluído o ensino médio e ser aprovado em um processo seletivo, como o vestibular. Não especificado nos resultados da pesquisa.

Quais são as áreas de atuação de uma licenciatura plena?

No Brasil, a licenciatura plena é uma formação universitária voltada para formar professores para atuarem no ensino fundamental II (5º ao 9º anos) e no ensino médio (1ª a 3ª séries).

As áreas de atuação de uma licenciatura plena são diversas e incluem:

  1. Ciências Artísticas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Educação Artística, Música e Teatro;
  2. Ciências Humanas e Sociais: Ciências Humanas, Educação do Campo, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia e Sociologia;
  3. Ciências Exatas: Matemática e Física;
  4. Ciências Biológicas: Biologia e Geologia;
  5. Ciências da Natureza: Química e Física;

Os profissionais licenciados têm uma carga horária maior de estudos e pesquisas em relação aos cursos de licenciatura curta, o que permite uma formação mais completa e aprofundada na área escolhida.

Além disso, a licenciatura plena permite que os profissionais atuem em diversas áreas do ensino, como escolas públicas e privadas, instituições de ensino superior e pesquisa, e organizações não governamentais.

Como é feita a seleção para licenciatura plena?

A seleção para a Licenciatura Plena em Letras Português no Brasil geralmente envolve um processo seletivo, que pode variar de acordo com a instituição de ensino.

No caso das faculdades particulares, a seleção do idioma é realizada já no processo seletivo, oferecendo graduações em Português (licenciatura simples) ou combinações como Português/Inglês, Português/Francês e Português/Japonês (licenciatura dupla).

Os currículos dos cursos de Licenciatura em Letras variam de acordo com a habilitação escolhida (Português, Inglês, Português/Inglês, etc.). Algumas disciplinas comuns a praticamente todos os cursos de licenciatura em Letras incluem:

  • Literatura;
  • Literatura Brasileira;
  • Literatura Estrangeira;
  • Literatura Latina;
  • Teoria da Literatura;
  • Gramática;
  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira;
  • Escrita;
  • Linguística;
  • Filosofia da Linguagem e Ética;
  • Pedagogia;

Para estudar Licenciatura em Letras, você pode encontrar algumas instituições autorizadas pelo MEC, como a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), a Faculdade Unime (UNIME) na Bahia e o Centro Universitário UNIBTA.

Veja os posts a seguir:

Quais são as principais diferenças entre licenciatura e mestrado?

As principais diferenças entre licenciatura e mestrado no Brasil são:

  1. Nível de estudo: A licenciatura, também conhecida como graduação, é o primeiro ciclo do ensino superior e tem como objetivo proporcionar ao aluno uma formação geral em sua área de estudoO mestrado, por outro lado, é o segundo ciclo do ensino superior e tem uma vertente mais acadêmica, focando na especialização e no desenvolvimento de conhecimentos avançados em uma área específica;
  2. Duração: A licenciatura geralmente dura de 4 a 6 anos, enquanto o mestrado dura de 1 a 2 anos;
  3. Estrutura: A licenciatura inclui unidades curriculares que abrangem diversos aspectos da área de estudo, como disciplinas obrigatórias, eletivas e atividades complementaresO mestrado, por outro lado, integra uma parte de especialização teórica e uma parte prática, que pode envolver um trabalho de projeto ou um relatório de estágio profissional;
  4. Conclusão: Ao final da licenciatura, o aluno obtém o grau de licenciatura, que o habilita a exercer a profissão em sua área de estudoNo mestrado, após a conclusão das unidades curriculares e a defesa de uma dissertação, o aluno obtém o grau de mestre;
  5. Requisitos de ingresso: Para ingressar em um curso de licenciatura, é necessário ter concluído o ensino médio e passar por um processo de seleção, como vestibular ou exame de admissãoJá para o mestrado, é necessário ter uma licenciatura concluída, embora não seja obrigatório ter uma licenciatura na mesma área de estudo;

Em resumo, a licenciatura é um curso de graduação que proporciona uma formação geral em uma área de estudo, enquanto o mestrado é um curso de pós-graduação que foca na especialização e no desenvolvimento de conhecimentos avançados em uma área específica.