Qual a diferença entre losartana e selozok?

A losartana e a selozok (metoprolol) são medicamentos utilizados para tratar diferentes condições. A losartana é um anti-hipertensivo que pertence à classe dos bloqueadores de receptores de angiotensina e é usado para tratar hipertensão arterial (pressão alta) e insuficiência cardíaca. Já a selozok (metoprolol) é um betabloqueador que é indicado para tratar a hipertensão arterial, redução da pressão arterial, angina do peito e insuficiência cardíaca crônica sintomática, leve a grave.

As principais diferenças entre losartana e selozok são:

  • Função: A losartana é um anti-hipertensivo que atua bloqueando os receptores de angiotensina, enquanto a selozok (metoprolol) é um betabloqueador que atua bloqueando os receptores de epinefrina e norepinefrina.

  • Indicações: A losartana é indicada para tratar hipertensão arterial e insuficiência cardíaca, enquanto a selozok (metoprolol) é indicado para tratar hipertensão arterial, angina do peito e insuficiência cardíaca crônica sintomática.

  • Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais da losartana e da selozok (metoprolol) podem variar, e é importante seguir as orientações médicas para o uso desses medicamentos.

É importante lembrar que a automedicação pode ser perigosa para a saúde, e o uso de qualquer medicamento deve ser feito sob orientação médica.

Losartana Selozok
É um antagonista dos receptores de angiotensina II (ARA II) Informações não disponíveis
Possui mecanismo de ação mais direto, causando menos efeitos adversos Informações não disponíveis
Pode ser administrada uma vez por dia Informações não disponíveis
Tem custo acessível e está na RENAME 2020 (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), podendo ser distribuída gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Brasil Informações não disponíveis

Quais são as indicações do selosok?

O Selozok é um medicamento indicado para o tratamento de diversas condições relacionadas ao sistema cardiovascular. Algumas das principais indicações do Selozok incluem:

  1. Tratamento da hipertensão arterial: redução da pressão arterial, da morbidade e do risco de mortalidade de origem cardiovascular e coronária;
  2. Alterações do ritmo cardíaco, incluindo especialmente taquicardia supraventricular;
  3. Tratamento de manutenção após infarto do miocárdio;
  4. Alterações cardíacas funcionais com palpitações;
  5. Prevenção de crises de enxaqueca;
  6. Terapia adjuvante na insuficiência cardíaca crônica sintomática, leve a grave: aumento da sobrevida, redução da hospitalização, melhora da função ventricular esquerda e melhora na qualidade de vida;

O Selozok pertence a uma classe de medicamentos chamada betabloqueadores e age reduzindo o esforço do coração. É importante seguir as orientações médicas para o uso do medicamento, incluindo a dosagem adequada e a duração do tratamento.

Além disso, é fundamental informar o médico sobre outras condições de saúde e medicamentos que você esteja utilizando para evitar possíveis interações e efeitos colaterais.

Veja os posts a seguir:

Como tomar losartana?

A losartana é um medicamento utilizado para tratar a hipertensão arterial e a insuficiência cardíaca. Para tomar a losartana corretamente, siga estas orientações:

  1. A losartana deve ser tomada por via oral, com um copo de água, antes, durante ou após as refeições;
  2. A dose usual inicial é de 50 mg uma vez ao dia;
  3. O efeito anti-hipertensivo máximo é alcançado em 3 a 6 semanas após o início do tratamento;
  4. A losartana pode ser administrada com ou sem alimentos e pode ser combinada com outros agentes anti-hipertensivos;
  5. Se você esquecer de tomar a losartana, espere até a hora da dose seguinte e reinicie o uso do medicamento. É desaconselhado tomar dois comprimidos de uma vez para compensar a dose que foi esquecida;

Lembre-se de que a losartana deve ser utilizada com acompanhamento médico, para que possam ser identificados efeitos colaterais e avaliado a causa de variações do peso.

Não interrompa o tratamento com a losartana sem orientação médica, pois isso pode levar a problemas como episódios de hipertensão.

Quais são as alternativas para substituir a losartana?

As alternativas para substituir a losartana no Brasil incluem outros medicamentos anti-hipertensivos, como:

  1. Sacubitril/valsartan: Este medicamento é uma alternativa superior aos inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina) e aos antagonistas dos receptores da angiotensina II no tratamento da insuficiência cardíaca com redução do ejeção fractionada (HFrEF);

Infelizmente, os resultados da pesquisa fornecidos não incluem outras alternativas específicas para a losartana.

É importante lembrar que a substituição de um medicamento deve ser feita com a orientação de um médico, que avaliará a situação clínica e as necessidades individuais do paciente.