Qual a diferença entre o rosário e o terço?

A diferença entre o rosário e o terço está relacionada ao tamanho das orações que são rezadas dentro de um e de outro. O rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos contemplar, enquanto o terço é uma parte desse rosário, que nós escolhemos para rezar em determinados dias da semana.

Antigamente, o rosário tinha 150 Ave Marias, e o terço 50. Portanto, era a terça parte. Logo, foi chamado de terço. Em 2002, o então Papa São João Paulo II instituiu os mistérios luminosos, inserindo mais cinco dezenas. Com isso, o rosário passou a ter 200 Ave Marias. O terço continua com as mesmas cinco dezenas, sendo, hoje, a quarta parte de um rosário. Mas como o nome é muito popular, não mudou.

Em resumo:

  • Rosário: contém 20 dezenas, ou seja, 200 Ave-Marias, além de Pai Nossos, Glórias ao Pai e o Credo.
  • Terço: possui 50 Ave-Marias e é uma parte do rosário, correspondendo à quarta parte do mesmo.
Rosário Terço
É o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, com 200 Ave Marias É uma parte do rosário, com 50 Ave Marias
Contempla os quatro mistérios existentes (Alegria, Dor, Glória e Luminosos) Contempla um conjunto de três mistérios (Alegria, Dor e Glória) ou quatro mistérios (com a inclusão dos Luminosos)
É composto por 20 dezenas (200 Ave Marias, Pai Nossos, Glórias ao Pai e Credo) É composto por 5 dezenas (50 Ave Marias)

Quais são os mistérios do rosário?

Os Mistérios do Rosário são eventos e momentos significativos da vida de Jesus e Maria, divididos em quatro grupos, chamados de Coroas: Mistérios Gozosos, Mistérios Luminosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos.

Cada grupo conta com cinco mistérios, totalizando vinte mistérios no Rosário.

  1. Mistérios Gozosos(segundas-feiras e sábados):
    • A encarnação do Filho de Deus.
    • A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.
    • O nascimento do Filho de Deus.
    • A apresentação do Senhor Jesus no templo.
    • A perda do Menino Jesus e o encontro no templo;
  2. Mistérios Luminosos(quintas-feiras):
    • O Batismo de Jesus no Jordão.
    • A auto-revelação nas bodas de Caná.
    • O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão.
    • A Transfiguração.
    • A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal;
  3. Mistérios Dolorosos(terça-feira e sexta-feira):
    • A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras.
    • A Flagelação do Senhor.
    • A Coroação de espinhos.
    • O Caminho do Calvário carregando a Cruz.
    • A Crucificação e Morte de Nosso Senhor;
  4. Mistérios Gloriosos(quarta-feira e domingo):
    • A Ressurreição do Senhor.
    • A Ascensão do Senhor.
    • A Vinda do Espírito Santo.
    • A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
    • A Coroação da Santíssima Virgem;

Os fiéis católicos rezam o Rosário para meditar sobre esses mistérios e buscar inspiração e fortalecimento espiritual.

Quais são os mistérios do terço?

Os resultados da pesquisa não fornecem informações suficientes sobre os "misterios do terço" no contexto do português do Brasil. No entanto, com base no conhecimento geral sobre o terço, podemos fornecer algumas informações.

O terço é um objeto de devoção católica composto por contas e um cordão, usado para rezar o rosário. Os mistérios do rosário são uma série de meditações sobre diferentes eventos da vida de Jesus e Maria.

No contexto do terço, os mistérios são:

  1. Mistérios Gozosos: celebram eventos felizes da vida de Jesus e Maria, como o Anúncio à Nossa Senhora, a Visitação, o Nascimento de Jesus e a Aparição de Jesus à sua mãe após a ressurreição.
  2. Mistérios Dolorosos: comemoram os sofrimentos de Jesus e Maria, como a Agonia no Horto, a Flagelação, a Coroação de Espinhos, o Caminho para o Calvário e a Crucificação.
  3. Mistérios Gloriosos: celebram eventos triunfantes da vida de Jesus e Maria, como a Ressurreição, a Ascensão, a Descida do Espírito Santo, a Assunção de Maria e a Coroação de Maria.
  4. Mistérios Luminosos: foram introduzidos pelo Papa João Paulo II em 2002 e incluem eventos da vida pública de Jesus, como o Batismo de Jesus, a Tentação do Deserto, a Proclamação do Reino de Deus, a Transfiguração e a Instituição da Eucaristia.

Embora os resultados da pesquisa não abordem especificamente os "misterios do terço", é importante notar que o terço é um instrumento de devoção e meditação católica, e os mistérios do rosário são uma parte importante dessa prática.

Qual é a origem do terço católico?

A origem do terço católico remonta à recitação dos 150 salmos bíblicos, que eram rezados com 150 pedrinhas numa bolsa de couro e, mais tarde, com 150 nós em um cordão.

A devoção do Rosário, que inclui o terço, teve sua forma atual introduzida em 1214, quando a Virgem Maria apareceu a São Domingos e o entregou como uma arma poderosa para a conversão das almas.

A oração do terço é uma prática antiga, que remonta aos anacoretas orientais, que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais.

Em 1328, segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo. Nasceu assim a devoção do Rosário, que significa coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora.

Os promotores e divulgadores desta devoção foram os Dominicanos, que também criaram as Confrarias do Rosário. O terço é composto por terços com 50 pequenas contas: as Ave-Marias, intercaladas por cinco grandes contas: os Pais-Nossos.

A devoção do terço é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora, e pode ser rezado individualmente ou coletivamente.

Conteúdo similar: