Qual a diferença entre orgasmo e ejacular?

A diferença entre orgasmo e ejaculação está nos seguintes pontos:

  • Orgasmo: É o clímax do estímulo sexual, ou seja, a liberação da tensão sexual acumulada que é sentida em todo o corpo. O orgasmo é causado por uma liberação repentina de substâncias químicas no cérebro, resultando em sensações eufóricas que podem ser descritas como grandes, pequenas, focadas no órgão genital ou no corpo todo e, até mesmo, parecerem emanar de várias partes do corpo.

  • Ejaculação: É a contração rítmica dos músculos pélvicos e penianos para expelir o sêmen. A ejaculação envolve a liberação de líquido que se acumula durante a atividade sexual. Em geral, a ejaculação acompanha o orgasmo, mas em alguns casos, é possível que um homem orgasme sem ejacular.

Embora orgasmo e ejaculação geralmente ocorram juntos, eles são duas funções diferentes do corpo e podem ocorrer de forma independente. Alguns homens aprendem a separar a ejaculação do orgasmo, podendo ter vários orgasmos e nunca ejacular até escolher fazê-lo.

Orgasmo Ejaculação
É uma experiência sensorial relacionada ao clímax do ato sexual É a expulsão ou emissão do líquido seminal
É um processo neurofisiológico com liberação de serotonina, substância culminando com sensação de prazer É um fenômeno mecânico, com contração da musculatura pélvica e eliminação do conteúdo espermático pela uretra
Não sempre envolve a ejaculação Geralmente acompanha o orgasmo, mas nem sempre ocorrem simultaneamente

Quais são os sintomas do orgasmo?

Os sintomas do orgasmo podem variar de pessoa para pessoa e podem ser diferentes em cada experiência. No entanto, alguns sintomas comuns do orgasmo incluem:

  1. Contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico, das pernas e até dos braços;
  2. Reflexo corporal, como uma força que empurra o clitóris, já que ele fica mais sensível;
  3. Aumento do tamanho e coloração mais avermelhada do clitóris, vagina, grandes e pequenos lábios e bochechas devido à maior irrigação sanguínea;
  4. Lubrificação potencializada quando você está quase chegando ao orgasmo, tornando o pênis mais facilmente introduzido e removido durante a penetração vaginal;
  5. Taquicardia e respiração acelerada;
  6. Espasmos involuntários e pupilas dilatadas;
  7. Contração de todos os órgãos pélvicos (ânus, vagina e útero) por aproximadamente 15 segundos;
  8. Sensação de pulsação na entrada da vagina, que passa rapidamente;

É importante lembrar que a resposta aos estímulos e os orgasmos nunca são exatamente iguais, mesmo que você tenha relações com a mesma pessoa.

Além disso, o orgasmo pode ser acompanhado por uma sensação de cansaço, como se você tivesse realizado um exercício físico desgastante.

Como ocorre a ejaculação masculina?

A ejaculação masculina é um processo complexo que envolve várias etapas e é regulado por diversos fatores, como hormônios, impulsos nervosos e respostas psicológicas.

Embora os resultados da pesquisa não forneçam informações detalhadas sobre o processo de ejaculação em português do Brasil, podemos discutir alguns aspectos gerais da ejaculação precoce, que é um problema comum em muitos homens.

A ejaculação precoce ocorre quando o homem ejacula sempre ou quase sempre antes ou até 2 minutos após a penetração vaginal. Essa condição afeta uma em cada cinco pessoas e é considerada uma disfunção sexual relacionada com o orgasmo.

Algumas opções de tratamento para a ejaculação precoce incluem:

  1. Medicamentos: Existem medicamentos, como o Fortacin®, que são indicados para o tratamento da ejaculação precoce em homens com idade igual ou superior a 18 anosO Fortacin® diminui a sensibilidade da cabeça do pênis, aumentando o tempo até a ejaculação;
  2. Terapia psicológica: A terapia psicológica pode ajudar a abordar questões emocionais e de estresse que possam estar contribuindo para a ejaculação precoce.
  3. Técnicas de autocontrole: Algumas técnicas, como a técnica de retenção PC, podem ajudar a melhorar o controle sobre a ejaculação.

É importante lembrar que a ejaculação precoce é apenas uma das possíveis causas de problemas de ejaculação.

Para entender melhor o processo de ejaculação e como ele ocorre em português do Brasil, seria necessário realizar uma pesquisa mais aprofundada ou consultar um profissional de saúde.

Quais são as causas da falta de ejaculação masculina?

A falta de ejaculação masculina, também conhecida como anejaculação, pode ser causada por diversos fatores. Algumas das principais causas incluem:

  1. Cirurgia de próstata: A cirurgia de próstata pode lesar os nervos entre a medula espinhal e o pênis, levando à incapacidade de ejacular;
  2. Diabetes: A diabetes pode causar danos aos nervos do pênis, afetando a ejaculação;
  3. Lesões na medula espinhal: Lesões na medula espinhal podem afetar a capacidade de ejacular;
  4. Medicamentos: Alguns medicamentos, como inibidores da recaptação da serotonina (SSRI), antidepressivos tricíclicos, antipsicóticos, anti-hipertensores, benzodiazepinas e diuréticos, podem causar ejaculação retardada;
  5. Fatores psicológicos: A ansiedade, o nervosismo, a pressão para ter um bom desempenho sexual e problemas relacionais podem contribuir para a falta de ejaculação;

O tratamento para a falta de ejaculação depende da causa subjacente. Algumas opções de tratamento incluem interromper o uso de medicamentos que possam estar causando o problema, psicoterapia ou o uso de medicamentos por via oral, como pseudoefedrina e/ou imipramina.

No caso de ejaculação retrógrada, o tratamento geralmente não é necessário, a menos que a infertilidade seja uma preocupação.

Leia mais: