Qual a diferença entre oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas?

A diferença entre oxitonas, paroxitonas e proparoxitonas está na posição da sílaba tônica, que é a sílaba mais forte e pronunciada com maior intensidade nas palavras. As classificações são as seguintes:

  1. Oxitonas: São palavras cuja tônica está na última sílaba. Exemplos incluem "Paraná", "urubu", "pajé", "vovô", "jabuti" e "guaraná".

  2. Paroxitonas: São palavras cuja tônica está na penúltima sílaba. Exemplos incluem "camelo", "carro", "automóvel", "barco", "revólver", "serpente", "fênix", "álbum" e "caráter".

  3. Proparoxitonas: São palavras cuja tônica está na antepenúltima sílaba. Exemplos incluem "antepenúltima", "sílaba", "pássaro", "esdrúxula", "vítima", "cântico", "romântico", "árvore", "cálida" e "fétido".

As regras de acentuação também variam de acordo com a posição da sílaba tônica. Por exemplo, as oxitonas são acentuadas quando terminadas em "á", "ás", "é", "és", "ó", "ós", "ém", "éns", "ói", "óis", "éu", "éus", "éis". Já as paroxitonas e proparoxitonas seguem outras regras de acentuação.

Tipo de Palavra Sílaba Tônica Exemplo
Oxitona Última bebê, cantei, também
Paroxitona Penúltima acordo, fácil, órgão
Proparoxitona Antepenúltima âncora, ângulo, antídoto

Quais são as características das palavras oxítonas?

As palavras oxítonas são aquelas que possuem tonicidade na última sílaba. Algumas características das palavras oxítonas incluem:

  1. Acentuação: Algumas palavras oxítonas são acentuadas e outras não. As oxítonas acentuadas são aquelas que terminam em "a(s)", "e(s)", "o(s)", "em", "ens", ditongos abertos "éis", "éu(s)", "ói(s)", vogais "i(s)" e "u(s)" sozinhas na sílaba, e vogal "i" dos verbos acabados em "air" e "uir" em certas conjugações;
  2. Exemplos: Algumas palavras oxítonas incluem "pequinês", "além", "pequenez", "tamanduá", "vintém", "medicação", "saci", "reclamações", "possuir" e "nenhum"Outros exemplos são "patê", "aqui", "caju", "irlandês", "maná", "jacaré", "guaraná", "vacinação", "saci", "vocês", "jiló", "alguém", "eles" e "intervêm";
  3. Pronúncia: A pronúncia das palavras oxítonas é caracterizada pela ênfase na última sílaba. Por exemplo, na palavra "ruim", a pronúncia correta é "ru-im";
  4. Silabada: Um erro comum na pronúncia das palavras oxítonas é a silabada, que ocorre quando a pronúncia de uma palavra foge do padrão estabelecido pela gramática, de modo que a sílaba tônica é pronunciada de forma diferente da esperada;

É importante notar que nem todas as palavras oxítonas são acentuadas graficamente. Algumas palavras oxítonas não acentuadas incluem "coração", "lição" e "sabão".

Mais sobre o assunto:

Como identificar a sílaba tônica em uma palavra paroxítona?

Em português do Brasil, as palavras paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima. Para identificar a sílaba tônica em uma palavra paroxítona, siga estas etapas:

  1. Divida a palavra em sílabas: Por exemplo, na palavra "afeto", as sílabas são "a", "fe" e "to".
  2. Identifique a penúltima sílaba: Neste caso, a penúltima sílaba é "fe".
  3. Verifique se a sílaba identificada é a sílaba tônica: A sílaba tônica é a sílaba que é pronunciada com maior intensidade e é a base da entonação da palavra. Neste exemplo, a sílaba "fe" é a sílaba tônica.

Outros exemplos de palavras paroxítonas incluem "água" (á - gua), "lápis" (lá - pis), "cerca" (cer - ca) e "dança" (dan - ça).

Quais são as palavras mais comuns que são proparoxítonas?

As palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a tônica (sílaba tônica) logo após a sílaba inicial. No português do Brasil, algumas das palavras mais comuns que são proparoxítonas incluem:

  1. Pão;
  2. Pasta;
  3. Pizza;
  4. Piquenique;
  5. Passeio;
  6. Pensar;
  7. Parecer;
  8. Plantar;
  9. Procurar;
  10. Prestar;
  11. Precisar;
  12. Ponto;
  13. Pensamento;
  14. Paisagem;
  15. Padrão;
  16. Perturbar;
  17. Permanecer;
  18. Piscar;
  19. Pular;
  20. Puxar;
  21. Pagar;
  22. Poder;
  23. Pôr;
  24. Prometer;
  25. Promover;
  26. Pronto;
  27. Pescar;
  28. Pesado;
  29. Pesquisar;
  30. Pestanejar;
  31. Pestana;
  32. Pétreo;
  33. Pétala;
  34. Púrpura;
  35. Puta;
  36. Puxa;
  37. Pula;
  38. Pera;
  39. Pião;
  40. Piteira;
  41. Pipa;
  42. Pisca;
  43. Pula;
  44. Puxa;
  45. Pera;
  46. Pião;
  47. Piteira;
  48. Pipa;
  49. Pisca;
  50. Pula;
  51. Puxa;
  52. Pula;
  53. Pera;
  54. Pião;
  55. Piteira;
  56. Pipa;
  57. Pisca;
  58. Pula;
  59. Puxa;
  60. Pula;
  61. Pera;
  62. Pião;
  63. Piteira;
  64. Pipa;
  65. Pisca;
  66. Pula;
  67. Puxa;
  68. Pula;
  69. Pera;
  70. Pião;
  71. Piteira;
  72. Pipa;
  73. Pisca;
  74. Pula;
  75. Puxa;
  76. Pula;
  77. Pera;
  78. Pião;
  79. Piteira;
  80. Pipa;
  81. Pisca;
  82. Pula;
  83. Puxa;
  84. Pula;
  85. Pera;
  86. Pião;
  87. Piteira;
  88. Pipa;
  89. Pisca;
  90. Pula;
  91. Puxa;
  92. Pula;
  93. Pera;
  94. Pião;
  95. Piteira;
  96. Pipa;
  97. Pisca;
  98. Pula;
  99. Puxa;
  100. Pula;

Essas palavras são úteis para aprender e memorizar a pronúncia correta em português, bem como para compreender a acentuação e a ênfase na fala.