Qual a diferença entre planeta e planeta anão?

A diferença entre um planeta e um planeta anão está principalmente na órbita e na massa. Os planetas anões são objetos celestes que compartilham algumas semelhanças com os planetas regulares, como terem massa suficiente para se tornarem quase esféricos devido à sua gravidade. No entanto, os planetas anões apresentam algumas características distintas:

  • Orbitam em zonas com objetos semelhantes, como asteroides e cometas, que podem cruzar seu caminho em torno do Sol.
  • Geralmente são menores que os planetas regulares.

Segundo a União Astronômica Internacional (UAI), um planeta anão é um corpo celeste que orbita o Sol, possui massa suficiente para assumir uma forma quase redonda e não é uma lua. Os planetas anões não têm as proximidades da sua órbita desobstruída, o que os diferencia dos planetas tradicionais.

Alguns exemplos de planetas anões no nosso Sistema Solar incluem Plutão, Ceres, Eris, Makemake e Haumea.

Característica Planeta Planeta Anão
Tamanho Maior que a Terra Menor que a Terra
Massa Maior que a massa de um planeta anão Menor que a massa de um planeta
Gravidade Maior que a gravidade de um planeta anão Menor que a gravidade de um planeta
Órbita Orbita ao redor de uma estrela Orbita ao redor de uma estrela
Eixo de rotação Possuem eixo de rotação Possuem eixo de rotação
Atmosfera Pode ter atmosfera Pode ter atmosfera
Satélites Pode ter satélites naturais Pode ter satélites naturais
Influência gravitacional Pode afetar a órbita de outros corpos celestes Pode afetar a órbita de outros corpos celestes, mas de maneira menor que um planeta

O que é um planeta?

Um planeta, em português do Brasil, é um astro que gira à volta do Sol, sem luz própria, e que pode apresentar luminosidade pela reflexão dos raios solares.

O planeta Terra, por exemplo, é um dos oito planetas que compõem o Sistema Solar e é considerado o maior em diâmetro e densidade entre os planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). Algumas características do planeta Terra incluem:

  • Diâmetro: Aproximadamente 12.756,2 km;
  • Área da superfície: Aproximadamente 510.072.000 km²;
  • Massa: 5,9736 x 10²⁴ kg;
  • Distância do Sol: Cerca de 149.600.000 km;
  • Satélite natural: 1 (Lua);
  • Período de rotação: 23 horas 56 minutos e 4 segundos;
  • Período de translação: 365 dias 5 horas e 48 minutos;
  • Temperatura média: 14ºC;
  • População terrestre: Aproximadamente 7.722.522.000 habitantes;

O planeta Terra é dividido em diferentes camadas, como crosta terrestre, manto e núcleo, e possui uma biosfera que inclui todos os ecossistemas que compõem a Terra, desde os pontos mais elevados até as partes do fundo.

O que é um planeta anão?

Um planeta anão é um objeto celeste que possui características semelhantes aos planetas regulares, mas com tamanho e massa menores. Eles orbitam em torno do Sol e têm a gravidade suficiente para se manterem em forma esférica, diferentemente dos asteroides.

A União Astronômica Internacional (UAI) classificou cinco planetas anões em nosso Sistema Solar: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. As principais características dos planetas anões são:

  • Orbitam alguma estrela, como o Sol;
  • São quase esféricos;
  • São acompanhados de muitos outros corpos, como cometas, asteroides ou mesmo outros planetas anões;

As diferenças entre os planetas regulares e planetas anões são basicamente os seus tamanhos e, consequentemente, suas massas.

Planetas anões não possuem gravidade suficientemente forte para atrair o material espacial que os cerca, portanto, orbitam o Sol levando consigo uma grande quantidade de asteroides e poeira espacial.

Conteúdo interessante:

Quais são as características de um planeta anão?

Um planeta anão é um corpo celeste que orbita uma estrela e possui características intermediárias entre os planetas e os asteroides.

A União Astronômica Internacional (UAI) criou o termo "planeta anão" em 2006 para definir uma nova classe de corpos celestes. As principais características de um planeta anão incluem:

  • Orbitar alguma estrela, como o Sol;
  • Ser quase esférico, com a gravidade suficiente para mantê-lo em forma;
  • Ser acompanhado de muitos outros corpos, como cometas, asteroides ou mesmo outros planetas anões;

Os planetas anões são menores que os planetas regulares e geralmente orbitam em zonas com objetos semelhantes que podem cruzar seu caminho em torno do Sol.

Exemplos de planetas anões no nosso Sistema Solar incluem Ceres, Plutão, Eris, Makemake e Haumea. Ceres é o planeta anão mais próximo da Terra e está localizado no cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter.