Qual a diferença entre Puran e levotiroxina?

A diferença entre Puran e Levotiroxina está nos fabricantes e nos excipientes presentes nos comprimidos. Ambos os medicamentos possuem o mesmo princípio ativo, a levotiroxina, que é o hormônio tireoideano. No entanto, as marcas podem variar em relação aos excipientes e à biodisponibilidade.

É importante não alterar a marca do hormônio tireoideano utilizado sem consultar um médico, pois pode ser necessária uma nova avaliação laboratorial e até mesmo ajuste de dose. O Puran T4 é uma das marcas existentes de levotiroxina no Brasil. Outras marcas incluem Levoid, Euthyrox e Syntroid.

Medicação Princípio Ativo Fabricante
Puran Levotiroxina Sanofi-Aventis
Levotiroxina Levotiroxina Vários fabricantes

Quais são os excipientes presentes no puran t4 e na levotiroxina?

O Puran T4 é um medicamento que contém levotiroxina sódica em sua fórmula, um hormônio produzido pela glândula tireoide. Os excipientes presentes no Puran T4 variam de acordo com a dosagem do medicamento. Alguns exemplos de excipientes incluem:

  • Em Puran T4 62,5 mcg: manitol, amido de milho, celulose microcristalina, butil-hidroxianisol e estearato de magnésio;
  • Em Puran T4 75 mcg: manitol, amido de milho, celulose microcristalina e estearato de magnésio;
  • Em Puran T4 88 mcg: amido de milho, amido de milho pré-gelatinizado, celulose microcristalina, carbonato de sódio, tiossulfato de sódio, dióxido de silício, óleo de rícino hidrogenado;

A levotiroxina é o principal componente ativo do Puran T4 e é usada para tratar deficiências de hormônio tireoidiano no organismo.

Qual é a dosagem recomendada para o puran t4 e para a levotiroxina?

A dosagem recomendada para o Puran T4 (levotironina) e a levotiroxina pode variar de acordo com a condição clínica do paciente e a resposta ao tratamento.

Para o Puran T4, a dose inicial recomendada é de 25 a 50 mcg por dia, podendo ser ajustada de acordo com a resposta do paciente.

Já para a levotiroxina, a dose recomendada também pode variar, dependendo da condição clínica e da resposta ao tratamento.

É importante lembrar que a dosagem deve ser determinada e ajustada por um médico, levando em consideração os resultados dos exames de laboratório e a evolução clínica do paciente.

Saiba mais:

Quais são os efeitos colaterais mais comuns do puran t4 e da levotiroxina?

Os efeitos colaterais mais comuns do Puran T4 (levotiroxina) incluem:

  • Palpitações;
  • Insônia;
  • Nervosismo;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de peso;
  • Menstruação irregular;
  • Cãibras nas pernas;
  • Fraqueza ou dor muscular;

Esses efeitos colaterais geralmente estão relacionados a uma dosagem excessiva e podem ser reduzidos ou eliminados com ajustes na dosagem ou suspensão temporária do tratamento.

É importante seguir as orientações médicas e informar o médico sobre a ocorrência de qualquer reação adversa.