Qual a diferença entre reservista de 1ª e 2ª categoria?

A principal diferença entre reservistas de 1ª e 2ª categoria no Brasil está no grau de instrução militar recebido por cada um.

  • Reservista de 1ª categoria: É aquela que atingiu um grau de instrução que o habilite ao exercício de funções militares específicas. Geralmente, esses reservistas têm maior experiência e conhecimento em suas áreas de atuação.

  • Reservista de 2ª categoria: É aquela que recebeu, no mínimo, a instrução militar suficiente para o exercício de funções básicas de caráter militar.

Ambos os reservistas são parte da reserva das Forças Armadas e estão sujeitos a inspeções de saúde e a deveres específicos, como apresentar-se em caso de convocação e cumprir o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) durante 5 anos após o licenciamento. No entanto, os reservistas de 1ª categoria geralmente têm maior responsabilidade e atuação em funções mais especializadas em comparação com os de 2ª categoria.

1ª Categoria 2ª Categoria
Reservistas que atingiram um grau de instrução que os habilite ao exercício de funções militares específicas. Reservistas que receberam, no mínimo, a instrução militar suficiente para o exercício de função geral básica de caráter militar.

Quais são as diferenças entre as praças de reservista de 1 e 2 categoria?

As diferenças entre as placas de reservista de 1ª e 2ª categoria estão relacionadas ao grau de instrução militar recebido pelo individuo.

  • Reservista de 1ª categoria: Inclui aqueles que possuem instrução militar suficiente. Esses reservistas são considerados integrantes da reserva da 1ª categoria e, durante os 5 anos seguintes ao licenciamento, devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR);
  • Reservista de 2ª categoria: Inclui aqueles que possuem instrução militar insuficiente. Esses reservistas são considerados integrantes da reserva da 2ª categoria e, durante os 5 anos seguintes ao licenciamento, também devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR);

Ambas as categorias de reservistas estão sujeitas às mesmas obrigações e deveres, como a prestação de serviço ativo em caso de convocação, apresentação nos locais e dias determinados pelos Comandos competentes das Forças Armadas e mudança definitiva de residência.

A principal diferença entre as duas categorias está no grau de instrução militar recebido, que pode influenciar a disponibilidade e o papel desempenhado pelos reservistas em caso de mobilização ou convocação.

Como é determinada a categoria de reservista?

A categoria de reservista no Brasil é determinada com base no grau de instrução recebido pelo militar durante seu serviço ativo.

As praças que receberam instrução básica são consideradas integrantes da reserva da 1ª categoria, enquanto aquelas que receberam instrução qualificada são consideradas integrantes da reserva da 2ª categoria, conforme o Artigo 35 da Lei nº 4.375 de 17 de agosto de 1964, Lei do Serviço Militar.

Durante os 5 anos seguintes ao licenciamento, todos os oficiais e praças da reserva não remunerada devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) ou EXARNET, dependendo da Força que serviram.

O EXAR é um período em que o cidadão fica na "disponibilidade" e pode ser convocado pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Para atualizar seu cadastro e obter o Certificado de Reservista, o reservista deve procurar a Junta Militar correspondente à Força que serviu. No caso do Exército e da Aeronáutica, o endereço eletrônico para realizar o EXARNET é. ].

Quais são as obrigações de reservista de 1 e 2 categoria?

No Brasil, os reservistas são classificados em diferentes categorias, conforme a idade e condições de serviço. As obrigações de reservistas de 1ª e 2ª categoria não estão claramente definidas nos resultados da pesquisa fornecidos.

No entanto, é possível fornecer algumas informações gerais sobre o serviço militar no Brasil. O serviço militar no Brasil é composto por:

  1. Serviço militar obrigatório: Todos os cidadãos do sexo masculino que completam 18 anos de idade devem cumprir o serviço militar obrigatório em tempo de paz;
  2. Reservistas: São cidadãos que já cumpriram o serviço militar e estão disponíveis para serem convocados novamente em caso de necessidade;

Os reservistas podem ser classificados em diferentes categorias, conforme a idade e condições de serviço. No entanto, os resultados da pesquisa não fornecem informações específicas sobre as obrigações de reservistas de 1ª e 2ª categoria no Brasil.

Para obter informações mais precisas e detalhadas sobre as obrigações de reservistas de 1ª e 2ª categoria, é recomendável consultar fontes oficiais, como o Ministério da Defesa Nacional ou o Exército Brasileiro.

Artigos semelhantes: