Qual a diferença entre sinusite crônica e aguda?
A principal diferença entre sinusite crônica e aguda está no tempo de duração dos sintomas. A sinusite aguda geralmente apresenta sintomas que duram até 30 dias, enquanto a sinusite crônica tem sintomas que persistem por mais de 90 dias.
A sinusite aguda é caracterizada por sintomas que desaparecem em menos de 4 semanas. Ela surge principalmente por conta de bactérias, alergias e imunidade baixa. Em situações mais raras, fungos podem ser os causadores do problema. A sinusite aguda recorrente ocorre quando um paciente contrai o quadro mais de quatro vezes em um ano.
Já a sinusite crônica apresenta sintomas permanentes, como dor nos seios da face, obstrução e congestão nasal, rinorreia purulenta, dor ou pressão facial, e tosse produtiva, especialmente noturna. A sinusite crônica envolve muitos fatores que se combinam para produzir uma inflamação crônica, como alergias crônicas, anomalias estruturais (por exemplo, pólipos nasais) e irritantes ambientais.
Para tratar a sinusite, é importante identificar se é aguda ou crônica, pois o tratamento pode variar. No caso da sinusite crônica, por exemplo, a cirurgia pode ser recomendada para drenar o seio da face e desobstruir canais respiratórios.
Sinusite Aguda | Sinusite Crônica |
---|---|
Duração: até 4 semanas | Duração: mais de 12 semanas (3 meses) |
Causada principalmente por infecções bacterianas, alergias e imunidade baixa | Causada por fatores como infecções bacterianas, alergias, imunidade baixa, anomalias estruturais e irritantes ambientais |
Sintomas: dor de cabeça, secreção amarela ou esverdeada, obstrução nasal, sensação de pressão, pontada ou pulso na cabeça | Sintomas: obstrução nasal persistente, pigarro constante, mau hálito, redução do olfato e do paladar, tosse persistente com piora noturna |
Diagnóstico: geralmente clínico, pode incluir raio-x, endoscopia nasal e exame de nasofibrolaringoscopia | Diagnóstico: geralmente clínico, pode incluir raio-x, endoscopia nasal e exame de nasofibrolaringoscopia |
Quais são os sintomas da sinusite crônica?
A sinusite crônica é uma inflamação da mucosa dos seios da face, que ocorre devido a infecção por vírus ou fungos, alergia, alterações anatômicas, uso inadequado ou em excesso de antibióticos e sistema imunológico mais enfraquecido.
Os sintomas da sinusite crônica geralmente duram mais de 12 semanas e incluem:
- Nariz entupido ou escorrendo;
- Catarro de cor amarelada ou esverdeada;
- Sangramentos pelo nariz;
- Tosse crônica, que piora ao deitar;
- Gotejamento pós-nasal;
- Dor no rosto que piora ao abaixar a cabeça;
- Obstrução ou congestão nasal;
- Pressão ou sensação de plenitude facial;
- Redução do olfato (hiposmia);
- Dor facial-dental (menos comum em comparação com sinusite aguda);
- Drenagem pós-nasal (Gotejamento pós-nasal);
- Dor de cabeça;
O tratamento da sinusite crônica é feito pelo otorrinolaringologista e, geralmente, envolve a lavagem nasal com soro fisiológico e o uso de remédios, como antibióticos, anti-alérgicos ou corticoides, de acordo com a causa da inflamação.
Em alguns casos, uma cirurgia pode ser necessária para drenar o muco acumulado e/ou corrigir alterações do septo nasal ou outras estruturas.
Conteúdo similar:
Quais são os sintomas da sinusite aguda?
A sinusite aguda é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente causada por infecções bacterianas ou virais, e pode ser acompanhada por alergias. Os sintomas mais comuns da sinusite aguda incluem:
- Secreção purulenta amarela ou verde do nariz;
- Dor de cabeça;
- Pressão e dor na face;
- Congestão e bloqueio no nariz;
- Sensibilidade (dor ao toque) e inchaço dos seios paranasais;
Outros sintomas possíveis são:
- Tosse;
- Mialgia (dores musculares);
- Faringite (inflamação na garganta);
- Hiposmia (perda do olfato);
- Corneto edematoso (turvação na narina);
- Febre;
O diagnóstico da sinusite aguda é baseado nos sintomas apresentados pelo paciente. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma tomografia computadorizada ou outros testes para confirmar o diagnóstico e descartar complicações.
O tratamento geralmente envolve repouso, uso de medicamentos antipiréticos e analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, e, em casos de infecção bacteriana, o uso de antibióticos.
Como é feito o diagnóstico da sinusite crônica e aguda?
O diagnóstico da sinusite aguda e crônica envolve a avaliação clínica e a realização de exames complementares. Os principais passos para o diagnóstico incluem:
- Avaliação clínica: O médico pode perguntar sobre os sintomas e realizar um exame físico, palpando a nariz e a face para determinar se há dor e observando o interior da nariz;
- Observação dos senos paranasais: Um tubo delgado e flexível com uma luz de fibra óptica é inserido na nariz, permitindo ao médico visualizar os senos paranasais;
- Exames por imagem: A tomografia computarizada ou a ressonância magnética podem ser utilizadas para mostrar detalhes dos senos paranasais e a zona nasalEsses exames geralmente não são necessários para o diagnóstico da sinusite aguda simples, mas podem ajudar a descartar outras causas;
- Muestras de secreção nasal e sinusal: Em casos de sinusite crônica ou aguda recorrente, o médico pode coletar amostras de secreção nasal para identificar a causa, como bactérias ou fungos;
- Endoscopia nasal: Um médico pode inserir um endoscopio fino e flexível na nariz para visualizar o interior dos senos paranasais;
Se você suspeita de ter sinusite, é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. O tratamento pode incluir antibióticos, descongestionantes, corticosteroides nasais e, em casos mais graves, cirurgia.