Qual a diferença entre substância molecular e substância iônica?

A diferença entre substâncias moleculares e substâncias iônicas está na forma como os átomos estão ligados e na estrutura que formam.

Substâncias moleculares são compostos químicos formados por átomos que compartilham elétrons, resultando em ligações covalentes. Essas substâncias geralmente são compostos orgânicos e apresentam propriedades diferentes das substâncias iônicas. Algumas características das substâncias moleculares incluem:

  • Não conduzem corrente elétrica na forma sólida, pois não possuem carga elétrica.
  • Podem ser dissolvidas em solventes polares, como a água, devido às interações entre os grupos funcicionais e as moléculas do solvente.

Substâncias iônicas, por outro lado, são compostos químicos formados pela união de íons, que são átomos com carga elétrica. Essas substâncias apresentam um arranjo geométrico conhecido como retículo cristalino. Algumas características das substâncias iônicas incluem:

  • Apresentam alto ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE) .
  • São sólidas à temperatura ambiente (25 °C) e apresentam forma definida.
  • Conduzem corrente elétrica no estado líquido (fundido) e quando estão dissolvidas em água.
  • O melhor solvente dessas substâncias é a água.

Em resumo, as principais diferenças entre substâncias moleculares e substâncias iônicas são a forma como os átomos estão ligados (ligações covalentes vs. ligações iônicas) e a estrutura que formam (moléculas vs. retículos cristalinos).

Substância Molecular Substância Iônica
Formada por moléculas, compostas por dois ou mais átomos unidos por ligações covalentes Formada por íons, que são átomos ou moléculas com carga elétrica líquida, mantidos juntos por forças eletrostáticas fortes, conhecidas como ligações iônicas
Exemplos: água (H2O), oxigênio (O2), amônia (NH3) Exemplos: cloreto de sódio (NaCl), carbonato de cálcio (CaCO3), sulfato de cobre (CuSO4)
As moléculas não possuem carga elétrica, portanto, não conduzem corrente elétrica As substâncias iônicas conduzem corrente elétrica no estado líquido (fundido) e quando estão dissolvidas em água
Ao dissolver-se na água, as substâncias moleculares não se separam em íons Ao dissolver-se na água, as substâncias iônicas se separam em íons, formando soluções eletrolíticas

Quais são os exemplos de substâncias moleculares?

As substâncias moleculares são formadas por moléculas que realizam ligações covalentes entre si. Alguns exemplos de substâncias moleculares incluem:

  1. Água (H2O): A molécula de água é formada pela ligação entre dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O);
  2. Metano (CH4): A molécula de metano é formada pela ligação entre um átomo de carbono (C) e quatro átomos de hidrogênio (H);
  3. Açúcar (sacarose): Açúcar é um exemplo de substância molecular no estado sólido;
  4. Álcool: Álcool é um exemplo de substância molecular no estado líquido;
  5. Gases: Os gases, em geral, são substâncias moleculares no estado gasoso;

As substâncias moleculares geralmente possuem pontos de fusão e ebulição menores que as substâncias iônicas e são más condutoras de eletricidade nos estados sólido e líquido. As forças intermoleculares são fracas, consistindo apenas de forças de Van der Walls.

Mais sobre o assunto:

Quais são os exemplos de substâncias iônicas?

As substâncias iônicas são compostos que possuem pelo menos uma ligação iônica, ou seja, quando há transferência definitiva de elétrons de um dos átomos para outro, formando íons. Alguns exemplos de substâncias iônicas incluem:

  1. Cloreto de sódio (NaCl) - sal de cozinha;
  2. Nitrato de sódio (NaNO3);
  3. Sulfato de sódio (Na2SO4);
  4. Carbonato de cálcio (CaCO3);
  5. Fluoreto de cálcio (CaF2);
  6. Cloreto de potássio (KCl);
  7. Brometo de potássio (KBr);
  8. Iodeto de potássio (KI);
  9. Cloreto de magnésio (MgCl2);
  10. Enxofre (S);

Essas substâncias apresentam algumas características comuns, como alto ponto de fusão e ebulição, sendo sólidas à temperatura ambiente, e sendo cristais duros e quebradiços.

Além disso, as substâncias iônicas conduzem corrente elétrica no estado líquido e quando estão dissolvidas em água.

Como as substâncias iônicas e moleculares se comportam em soluções?

As substâncias ionicas e moleculares se comportam de maneiras diferentes em soluções. Substâncias ionicas : São compostas por íons, como o cloreto de sódio (NaCl).

Quando dissolvido em água, os íons se separam e ficam dispersos na solução, permitindo a condução de corrente elétrica. Algumas características das substâncias ionicas incluem:

  • Alto ponto de fusão e ebulição;
  • Sólidas à temperatura ambiente, com forma definida;
  • Facilmente quebradiças;
  • Melhor solvente: água;
  • Conduzem corrente elétrica no estado líquido e quando estão dissolvidas em água;

Substâncias moleculares : São compostas por moléculas, como o açúcar (C12H22O11). Quando dissolvido em água, as moléculas ficam dispersas no solvente, mas não possuem carga elétrica, o que impede a condução de corrente elétrica.

Algumas características das substâncias moleculares incluem:

  • Não conduzem corrente elétrica;
  • Podem ser dissolvidas em água ou outros solventes;

Em resumo, as substâncias ionicas se comportam como eletrolitos em soluções, permitindo a condução de corrente elétrica, enquanto as substâncias moleculares não conduzem corrente elétrica.