Qual a diferença entre tarja preta e vermelha?

A diferença entre as tarjas preta e vermelha nos medicamentos está relacionada ao grau de risco e controle necessário para seu uso.

  • Tarja Vermelha: Os remédios com tarja vermelha oferecem risco intermediário de efeitos adversos ao usuário e devem ser prescritos. Eles podem ser divididos em duas subcategorias: sem retenção de receita, quando a farmácia não fica com a prescrição após a venda, e com retenção, quando a farmácia retém a receita por se tratar de medicamentos sujeitos a controle especial.

  • Tarja Preta: Os medicamentos com tarja preta são aqueles que precisam de um controle maior para serem comercializados, geralmente afetam o sistema nervoso central e podem causar dependência ou levar à morte. Só podem ser adquiridos mediante apresentação de prescrição médica.

Ambas as tarjas indicam que os medicamentos precisam de prescrição médica, mas a tarja preta é associada a remédios com maior grau de risco e controle.

Tarja Características
Preta Os medicamentos com tarja preta são aqueles que precisam de um controle maior para serem comercializados, geralmente afetam o sistema nervoso central e podem causar dependência ou levar à morte. Exemplos incluem entorpecentes e psicotrópicos, como os encontrados nas listas A1, A2, A3, B1 e B2 da Portaria.
Vermelha Os medicamentos com tarja vermelha oferecem risco intermediário de efeitos adversos ao usuário e devem ser prescritos. Eles podem ser divididos em duas subcategorias: sem retenção de receita, quando a farmácia não fica com a prescrição após a venda, e com retenção, quando a farmácia retém a receita por se tratar de medicamentos sujeitos a controle especial. Exemplos incluem medicamentos controlados e psicotrópicos, como os utilizados para diabetes, hipertensão arterial e ansiedade.

Quais são os medicamentos que têm tarja vermelha?

Os medicamentos com tarja vermelha no Brasil são aqueles que oferecem risco intermediário de efeitos adversos ao usuário e devem ser prescritos por profissional de saúde. Alguns exemplos de medicamentos com tarja vermelha incluem:

  • Medicamentos utilizados para diabetes, hipertensão arterial, medicamentos controlados e psicotrópicos;
  • Sedativos, como Hemitartarato de Zolpidem, Zolfest-D e Imovane;
  • Antidepressivos, como Desvenlafaxina e Cloridrato de Sertralina;

A tarja vermelha serve como um aviso visual para os farmacêuticos e pacientes sobre a necessidade de prescrição médica e do controle especial desses medicamentos.

É importante lembrar que a prescrição médica é obrigatória para a compra de medicamentos com tarja vermelha, e a farmácia pode reter a prescrição após a venda.

Quais são os medicamentos que têm tarja preta?

Os medicamentos com tarja preta no Brasil são aqueles que precisam de controle maior para serem comercializados, geralmente afetam o sistema nervoso central e podem causar dependência. Alguns exemplos de medicamentos com tarja preta incluem:

  1. Venvanse (30mg, 50mg e 70mg);
  2. Ritalina (10mg);
  3. Rivotril (0,25mg e 2,0mg);
  4. Concerta (18mg, 36mg e 54mg);
  5. Clonazepam (0,5mg e 2mg);
  6. Bromazepam (3mg e 6mg);
  7. Lexotan;
  8. Fenobarbital;
  9. Fluoxetina;
  10. Alprazolam;
  11. Sulfato de Magnesio;

Esses medicamentos são vendidos apenas com apresentação de receita médica e retenção da receita pela farmácia.

Eles são indicados para o tratamento de diversas condições, como dor intensa aguda ou crônica, dor pós-operatória, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), emagrecimento, epilepsia, ansiedade e depressão.

Leia mais:

Qual é o grau de risco para os medicamentos com tarja preta e vermelha?

No Brasil, os medicamentos com tarja preta e vermelha são classificados com base no grau de risco que oferecem ao usuário.

  • Tarja preta: Indica que o medicamento precisa de controle maior para ser comercializado, geralmente afetam o sistema nervoso central e podem causar dependência ou levar à morteEsses medicamentos só podem ser adquiridos mediante apresentação de prescrição médica;
  • Tarja vermelha: São remédios que oferecem risco intermediário de efeitos adversos ao usuário e devem ser prescritosEstão divididos em duas subcategorias: sem retenção de receita e com retençãoOs medicamentos com tarja vermelha incluem antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor;

É importante ressaltar que os medicamentos com tarja vermelha ou preta só podem ser dispensados ou adquiridos mediante apresentação de prescrição médica.

O uso adequado desses medicamentos, seguindo as orientações do médico, é fundamental para evitar efeitos colaterais importantes ou dependência.