Qual a diferença entre terço e rosário?
A diferença entre terço e rosário está relacionada ao tamanho das orações que são rezadas dentro de um e de outro. O rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos contemplar. Antes de São João Paulo II, o rosário era dividido em 3 mistérios: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos, e cada terça parte do rosário, que consistia na recitação de 50 Ave Marias, era chamada de terço.
Em 2002, o Papa João Paulo II instituiu os mistérios luminosos, inserindo mais cinco dezenas, e o rosário passou a ter 200 Ave Marias. Atualmente, o rosário conta com 20 dezenas, ou seja, 200 Ave-Marias, e uma quantidade de Pai Nossos, Glórias ao Pai e também o Credo.
Por outro lado, o terço é uma parte do rosário que é rezada em determinados dias da semana. O terço continua com as mesmas cinco dezenas, sendo hoje a quarta parte de um rosário. Apesar da diferença na quantidade de orações, o nome "terço" permaneceu popularizado e não foi alterado.
Terço | Rosário |
---|---|
O terço é uma parte do rosário, composto por três mistérios: Alegria (Gozosos), Dolorosos e Gloriosos. | O rosário é o conjunto completo de todos os mistérios da vida de Jesus Cristo, que devemos contemplar. |
Em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou mais um conjunto de mistérios ao terço, os chamados mistérios Luminosos. | O rosário é composto por 200 Ave Marias, divididas em 20 mistérios, cada um com 10 Ave Marias. |
Quando rezamos o terço, contemplamos cada um desses mistérios conforme o dia determinado pela Igreja. | Quando rezamos o rosário, contemplamos os quatro mistérios existentes (Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos) na sequência. |
Quais são os mistérios do rosário?
Os Mistérios do Rosário são uma série de eventos e momentos significativos da vida de Jesus e Maria, divididos em quatro coroas, que são meditados e contemplados durante a recitação do Rosário. Esses mistérios são:
- Mistérios Gozosos(segundas-feiras e sábados):
- A Anunciação do Anjo à Virgem Maria;
- A Visitação de Maria a Santa Isabel;
- O Nascimento de Jesus em Belém;
- A Apresentação de Jesus no Templo;
- A Perda e Encontro de Jesus no Templo;
- Mistérios Luminosos(quintas-feiras):
- O Batismo de Jesus no Jordão;
- A Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná;
- O Anúncio do Reino e o Convite à Conversão;
- A Transfiguração de Jesus no Tabor;
- A Instituição da Eucaristia;
- Mistérios Dolorosos(terças-feiras e sextas-feiras):
- A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras;
- A Flagelação de Jesus, preso à coluna;
- A Coroação de Espinhos;
- Jesus carrega a Cruz a caminho do Calvário;
- Jesus é crucificado e morre na Cruz;
- Mistérios Gloriosos(quartas-feiras e domingos):
- A Ressurreição de Jesus;
- A Ascensão de Jesus ao Céu;
- A Descida do Espírito Santo;
- A Assunção da Santíssima Virgem ao Céu;
- A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra;
Durante a recitação do Rosário, os fiéis meditam sobre esses mistérios, pedindo a intercessão de Maria e buscando inspiração e orientação em suas vidas espirituais.
Quantas ave marias tem cada mistério do rosário?
O Rosário é composto por vinte "mistérios" (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e de Maria, divididos em quatro Coroas: Mistérios Gozosos, Mistérios Luminosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos.
Cada mistério é meditado recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória ao Pai. No entanto, o número de Ave Marias em cada mistério pode variar de acordo com a prática pessoal ou comunitária.
Por exemplo, no Rosário das 72 Ave Marias, cada mistério é meditado recitando doze Ave Marias, totalizando 72 Ave Marias no Rosário completo.
Em resumo, o número de Ave Marias em cada mistério do Rosário pode variar, mas a prática comum é recitar dez Ave Marias para cada mistério.
Veja os posts a seguir:
Qual é a origem do terço e do rosário?
A origem do terço e do rosário está relacionada à oração e meditação cristã. O rosário, formado no segundo milênio por inspiração do Espírito Santo, é uma oração de grande significado e destinado a produzir frutos de santidade.
A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros e conventos, como saltério dos leigos.
A palavra "rosário" pode ter origem no costume de oferecer coroas (guirlandas) de rosas à rainha, e os cristãos transferiram isso a Maria, a rainha do céu e da terra, oferecendo-lhe uma coroa de 150 rosas, que são os Ave-Marias.
O terço, por outro lado, é uma parte do rosário, dividido em três partes, resultando no terço.
Cada dez Ave-Marias, um fato da vida de Jesus e de Maria é meditado, como os mistérios da alegria (gozosos), mistérios dolorosos e mistérios gloriosos.
A oração do Santo Rosário é considerada uma arma poderosa e uma oração perfeita, pois, além de ser uma oração verbal, também envolve a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.