Qual a diferença entre TGO e TGP?

A Transaminase Glutâmico Oxalacética (TGO) e a Transaminase Glutâmico Pirúvica (TGP) são enzimas que são utilizadas para avaliar a saúde do fígado e outros tecidos do corpo humano, como coração, músculos, cérebro, rins e pulmão. As principais diferenças entre TGO e TGP são:

  • Localização: A TGO está presente em vários tecidos do corpo humano, sendo mais abundante no fígado e nos músculos. Já a TGP tem sua ação no fígado dez vezes mais aparente do que no coração e no sistema muscular.

  • Função: Ambas as enzimas são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de diferentes órgãos e tecidos. A TGO é utilizada para monitorar doenças que afetam o fígado, infarto e lesões musculares. A TGP é mais específica para doenças hepáticas e pode ser utilizada para avaliar a função hepática.

  • Elevamento: A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica para doenças hepáticas, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.

Os exames TGO e TGP podem ser realizados periodicamente para avaliar a saúde corporal, principalmente do fígado, pelo exame TGP. Os resultados devem ser entregues ao médico de confiança para que ele possa diagnosticar uma possível enfermidade e indicar o melhor tratamento.

TGO TGP
Presente em vários tecidos do corpo, como fígado, coração, músculos, cérebro, rins e pulmão. Enzima produzida principalmente no fígado.
Utilizado para monitoramento de doenças que afetam o fígado, infarto e lesões musculares. Geralmente usado para determinar se alguém tem danos hepáticos.
Elevação pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos, como músculos, rins, cérebro e coração. Elevação é mais específica do fígado.
Valores referência: em média, entre 5 a 40 unidades por litro de soro. Valores referência: em média, entre 7 a 56 unidades por litro de soro.

Quais são as condições que podem interferir na produção de tgo e tgp?

As condições que podem interferir na produção de TGO (transaminase glutâmico-oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica) são principalmente relacionadas a problemas de saúde que afetam o fígado, coração, rins e músculos, pois essas enzimas estão presentes nessas células.

Algumas dessas condições incluem:

  • Hepatites;
  • Infarto;
  • Intoxicação hepática;
  • Isquemia hepática;
  • Lesão muscular;
  • Lesão no pâncreas;
  • Mononucleose;

Além disso, o preparo do paciente para a realização dos exames de TGO e TGP também pode influenciar os resultados.

Para a realização dos exames, é aconselhável que o paciente esteja em jejum por algumas horas e que não realize exercícios físicos, pois isso pode elevar os níveis de TGO.

No entanto, o médico solicitante pode recomendar algum preparo especial, por isso é importante que essa e outras informações sejam confirmadas ao agendar o exame.

Como é feito o exame tgo e tgp?

O exame TGO (Transaminase Oxalacética) e TGP (Transaminase Glutâmico Piruvato) são testes de sangue utilizados para avaliar a saúde do fígado e detectar possíveis lesões no órgão, como hepatite, cirrose ou presença de gordura no fígado.

Essas enzimas são produzidas principalmente pelo fígado, mas também podem ser produzidas por outros órgãos, como o coração no caso do TGO.

Os valores normais de TGO e TGP podem variar de acordo com o laboratório, mas, de forma geral, os valores considerados normais no sangue são:

  • TGO: entre 5 e 40 U/L;
  • TGP: entre 7 e 56 U/L.

Além de avaliar os níveis de TGO e TGP, o médico pode aplicar a razão de Ritis, que é a razão entre os níveis de TGO e TGP.

Quando essa razão é superior a 1, é indicativo de lesões mais graves que demandam tratamento mais rápido.

É importante ressaltar que o exame de TGO e TGP deve ser realizado e avaliado por um médico, pois ele é quem poderá estabelecer a causa das alterações nos níveis dessas enzimas e indicar o tratamento adequado.

Quais são os níveis normais de tgo e tgp?

Os níveis normais de TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica) variam de acordo com o laboratório e o método de análise utilizado.

No entanto, de acordo com as informações disponíveis, os níveis normais de TGO e TGP são:

  • TGO: entre 17 e 60 U/L;
  • TGP: entre 7 e 56 U/L;

É importante ressaltar que esses valores são apenas uma referência e podem variar de acordo com o laboratório e o método de análise utilizado.

Além disso, a proporção entre TGO e TGP também pode ser relevante para a análise de possíveis problemas no fígado.

As enzimas TGO e TGP são marcadores de lesão no fígado e, quando estão elevadas, podem indicar problemas no órgão, como hepatite, cirrose, entre outros.

No entanto, é importante lembrar que a elevação dessas enzimas não é específica para doenças hepáticas e pode ocorrer em outras condições, como infarto do miocárdio, quando a TGO é elevada e a TGP permanece em níveis normais.

Saiba mais: