Qual a diferença entre xilema e floema?

Xilema e floema são tecidos condutores presentes nas plantas vasculares, responsáveis pelo transporte de substâncias ao longo do vegetal. A principal diferença entre eles está nas funções que desempenham:

  • Xilema: também conhecido como lenho, é responsável pela condução de água (seiva bruta) e nutrientes inorgânicos, além de armazenar algumas substâncias e atuar na sustentação da planta, juntamente com o esclerênquima e o colênquima.

  • Floema: também chamado de líber, é responsável pelo transporte de substâncias orgânicas (seiva elaborada), que são produzidas principalmente nas folhas e em estruturas de armazenamento, para o restante da planta.

Em resumo, o xilema tem como principal função transportar água e nutrientes inorgânicos, enquanto o floema é responsável pelo transporte de substâncias orgânicas produzidas durante a fotossíntese.

Característica Xilema Floema
Função Conduz a seiva bruta (água e minerais) Conduz a seiva elaborada (substâncias orgânicas)
Células Traqueídes e elementos de vaso Elementos de tubo crivado e células crivadas
Localização Geralmente mais interna em relação ao floema Geralmente mais externa em relação ao xilema
Origem Pode ser primário (proveniente do procâmbio) ou secundário (proveniente do câmbio vascular) Pode ser primário (proveniente do procâmbio) ou secundário (proveniente do câmbio vascular)

Quais são as funções do xilema e do floema?

O xilema e o floema são tecidos condutores presentes nas plantas vasculares, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.

O xilema, também conhecido como lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais (seiva bruta) das raízes até o ápice da planta.

É constituído por células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose, e pode ser dividido em dois tipos de vasos lenhosos: traqueídes (vasos fechados) e elementos de vasos (vasos abertos).

O floema, também chamado de líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta.

A seiva elaborada é produzida a partir da água e sais minerais transportados pelo xilema até as folhas, que são usados na fotossíntese.

O floema é composto por elementos de tubos crivados, células vivas, anucleadas e alongadas, que são os constituintes fundamentais deste tecido. Em resumo, as funções do xilema e do floema são:

  • Xilema: condução de água e sais minerais (seiva bruta) das raízes até o ápice da planta;
  • Floema: condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta, transportando substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese;

Como ocorre o transporte de substâncias no xilema e no floema?

O transporte de substâncias no xilema e no floema ocorre através de tecidos condutores presentes nas plantas vasculares.

O xilema é responsável pela condução de água e sais minerais (seiva bruta), enquanto o floema é responsável pela condução de substâncias orgânicas produzidas nas folhas (seiva elaborada).

No xilema, a condução de substâncias ocorre através de células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose. Existem dois tipos de vasos lenhosos: traqueídes (vasos fechados) e elementos de vasos (vasos abertos).

No floema, o transporte das substâncias ocorre através de elementos de tubos crivados, que são células vivas, anucleadas e alongadas.

Suas paredes possuem vários poros (crivos) através dos quais passam plasmodesmas, pontes citoplasmáticas que se comunicam com o citoplasma e células vizinhas.

O transporte das substâncias no xilema e no floema ocorre em direções opostas: no xilema, a água e os sais minerais são transportados das raízes até as folhas, enquanto no floema, a seiva elaborada (substância orgânica produta da fotossíntese) é transportada das folhas para o restante da planta.

Além disso, o floema também transporta outras substâncias como aminoácidos, hormônios, lipídios e proteínas.

Artigos relacionados:

Quais são as diferenças entre o xilema e o floema em termos de estrutura?

O xilema e o floema são tecidos condutores encontrados nas plantas vasculares, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal. A principal diferença entre esses tecidos está na função e na estrutura das células que os compõem.

: Xilema :

  • Conduz a seiva bruta (água e minerais) das raízes até o ápice da planta;
  • É constituído por células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose;
  • As principais células que constituem o xilema são as traqueídes e os elementos de vaso;
  • Os elementos de vaso podem ser traqueídes (vasos fechados) ou elementos de vasos (vasos abertos);

Floema :

  • Conduz a seiva elaborada (substâncias orgânicas produzidas na folha) das folhas às outras regiões da planta;
  • É composto por células vivas, anucleadas e alongadas, chamadas de tubos crivados;
  • As paredes dos tubos crivados possuem vários poros (crivos) que permitem a passagem da seiva elaborada;

Em termos de estrutura, o xilema é composto por células mortas e reforçadas com lignina e celulose, enquanto o floema é composto por células vivas e alongadas, com paredes perfuradas por poros.