Qual a diferença entre fusão e solidificação?

A diferença entre fusão e solidificação está nos processos de mudança de estado físico das substâncias.

  • Fusão: É a passagem do estado sólido para o estado líquido, provocada pelo aquecimento da substância. Durante a fusão, a temperatura da substância não aumenta, e o estado de agitação das moléculas aumenta.

  • Solidificação: É o processo inverso da fusão, ou seja, é a passagem do estado líquido para o estado sólido, geralmente através do arrefecimento da substância. Durante a solidificação, a temperatura da substância fica inalterada até que toda a substância esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar.

Ambos os processos envolvem mudanças de estado físico, mas ocorrem em condições diferentes, como o aquecimento na fusão e o arrefecimento na solidificação.

Fusão Solidificação
É a passagem do estado sólido para o estado líquido É a passagem do estado líquido para o estado sólido
Ocorre quando uma substância sólida recebe energia térmica (calor), aumentando sua agitação molecular e vencendo as fortes interações atômicas ou moleculares existentes no estado sólido Ocorre quando uma substância líquida perde energia, o que faz com que as vibrações moleculares diminuam e fiquem mais unidas
A temperatura em que a substância passa do estado sólido para o líquido é chamada de ponto de fusão A temperatura em que a substância passa do estado líquido para o sólido é chamada de ponto de solidificação

Quais são os outros tipos de mudanças de estado físico?

As mudanças de estado físico da matéria são processos que envolvem a passagem de uma substância de um estado de agregação para outro, como sólido, líquido e gasoso. As principais mudanças de estado físico são:

  1. Fusão: É a passagem do estado sólido para o estado líquido, provocada pelo aquecimento. Ocorre quando a temperatura atinge o ponto de fusão da substância.
  2. Vaporização: É a passagem do estado líquido para o estado gasoso, também provocada pelo aquecimento. Pode ocorrer por ebulição, quando a substância é aquecida uniformemente, ou por evaporação, quando a substância é aquecida de forma gradual.
  3. Condensação: É a passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao arrefecimento. Ocorre quando a temperatura da substância gasosa diminui e atinge o ponto de condensação.
  4. Solidificação: É a passagem do estado líquido para o estado sólido, através do arrefecimento. Ocorre quando a temperatura da substância líquida diminui e atinge o ponto de solidificação.
  5. Sublimação: É a passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, ou vice-versa, sem passar pelo estado líquido. Esse fenômeno ocorre com o gelo-seco e com a naftalina, por exemplo;

Essas mudanças de estado físico são influenciadas por fatores como temperatura e pressão, e ocorrem em diferentes temperaturas e pressões para cada substância.

Mais sobre o assunto:

Como ocorre a vaporização?

A vaporização é o processo físico em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para passar para a fase gasosa. Esse processo pode ocorrer de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação:

  1. Evaporação: Ocorre à temperatura ambiente, em qualquer temperatura e pressão, de forma bem lenta;
  2. Ebulição: Acontece quando atinge o ponto de ebulição, que é a temperatura em que há a completa desagregação de todas as moléculas que formavam o líquido;
  3. Calefação: Ocorre para uma temperatura acima do ponto de ebulição e é chamada de evaporação forçada;

Durante a vaporização, os parâmetros físicos que são alterados incluem a pressão atmosférica e a intensidade do calor fornecido ao líquido. A quantidade de calor absorvida pelo líquido também influencia no processo de vaporização.

Qual é a diferença entre condensação e sublimação?

A diferença entre condensação e sublimação está nos estados de matéria envolvidos e na direção das mudanças:

  • Condensação: É a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Durante esse processo, as moléculas de uma substância perdem energia de movimentação, se agrupam e formam um líquido devido às forças moleculares;
  • Sublimação: É a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquidoAlgumas substâncias, como a naftalina e o gás carbônico, sublimam espontaneamente em condições ambientes;

Em resumo:

  • Condensação: Estado gasoso para estado líquido;
  • Sublimação: Estado sólido para estado gasoso (sem passar pelo estado líquido);