Qual a diferença entre TSH e T4 livre?

A diferença entre TSH e T4 livre está nos objetivos e nos hormônios que eles avaliam.

  • TSH (Hormônio Estimulador da Tireoide): É o hormônio sintetizado na hipófise que estimula a glândula tireoide a produzir seus produtos, o T3 e o T4. O exame de TSH serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso, causando problemas como hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

  • T4 Livre: É a fração livre e ativa do hormônio tiroxina (T4), produzido pela glândula tireoide. O exame de T4 livre tem como objetivo avaliar a quantidade de T4 total e T4 livre, sendo uma investigação complementar após a realização do TSH.

Os valores normais de TSH variam de acordo com a idade e o laboratório, geralmente entre 0,3 e 4,0 mUI/L. Já os valores normais de T4 livre variam de acordo com a idade e o laboratório, sendo de aproximadamente 0,93 a 1,7 ng/dL.

Os sintomas de T4 livre alterado podem variar dependendo se o T4 livre está alto ou baixo. Por exemplo, quando há uma produção excessiva de T4 livre, o paciente pode apresentar coração acelerado, aumento da pressão sanguínea, diarreia, aumento do apetite associado a perda de peso e intolerância à heat.

TSH (Hormônio estimulante da tireoide) T4 livre (Tiroxina)
É produzido pela hipófise É produzido pela tireoide
Avalia a dosagem do hormônio produzido pela hipófise Avalia a quantidade de T4 total e T4 livre
É o exame inicial para investigação de doenças que acometem a tireoide É uma investigação complementar, após a realização do TSH
Valores normais: 0,4 a 4,5 mU/L (alguns centros consideram normal até 5,0 mU/L) Valores normais: 0,7 a 1,8 ng/dl

Qual é a função do tsh e do t4 livre na tireoide?

A função do hormônio estimulante da tireoide (TSH) é estimular a glândula tireoide para produzir e liberar os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3).

Esses hormônios tireoidianos desempenham um papel fundamental no metabolismo, crescimento, função cerebral e desenvolvimento, controle muscular, digestão, temperatura corporal e função cardíaca.

A tiroxina (T4) é um dos hormônios produzidos pela tireoide e atua na regulação de diversas funções no organismo, como a regulação da pressão arterial e outros aspectos do metabolismo.

A medição do T4 livre é um exame laboratorial que, por meio da análise do sangue do paciente, mede os níveis de tiroxina que circulam pela corrente sanguínea.

Os níveis elevados de TSH podem indicar baixa produção de hormônios tireoidianos, conhecido como hipotireoidismo, e os sintomas mais comuns incluem fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio e ressecamento da pele.

Já os níveis baixos de TSH podem indicar produção excessiva de hormônios tireoidianos, chamado de hipertireoidismo, e os sintomas incluem palpitações, tremores, insônia e perda de peso.

Conteúdo similar:

Como é feito o exame de tsh e t4 livre?

Os exames de TSH (hormônio estimulante da tireoide) e T4 livre são realizados para avaliar o funcionamento da glândula tireoide e identificar possíveis problemas relacionados à produção de hormônios tireoidianos.

Para realizar esses exames, é necessário coletar uma amostra de sangue do paciente.

O exame TSH é geralmente realizado em um laboratório ou hospital, e é importante que a pessoa esteja em jejum por pelo menos 4 horas antes da coleta.

Os valores normais de TSH variam de acordo com o laboratório e o método utilizado, mas geralmente estão em torno de 0,4 a 4,0 mUI/L. Já os valores normais de T4 livre são de 0,7 a 1,8 ng/dl.

Um TSH elevado pode indicar hipotireoidismo, enquanto um TSH baixo pode indicar hipertireoidismo. Os sintomas de hipotireoidismo incluem fraqueza, diminuição do metabolismo e cansaço, enquanto os sintomas de hipertireoidismo incluem nervosismo, aumento do metabolismo e aumento do apetite.

O exame de T4 livre é importante porque menos de 1% do T4 se encontra na forma livre, e é essa forma que é metabolicamente ativa.

A dosagem do T4 livre sanguíneo é o exame que nos dá realmente a noção de quanto hormônio T3 está disponível para os órgãos e tecidos.

Quais são os valores normais de tsh e t4 livre?

Os valores normais de TSH (hormônio tireoestimulante) e T4 livre (tiroxina livre) podem variar entre os laboratórios, pois cada laboratório pode ter diferentes faixas de referência.

No entanto, de acordo com algumas informações, os valores normais de T4 livre estão entre 0,9 e 1,8 ng/dL. Durante a gestação, os valores de referência de TSH são diferentes para cada trimestre:

  • 1º trimestre: 0,1 a 2,5 mU/L;
  • 2º trimestre: 0,2 a 3 mU/L;
  • 3º trimestre: 0,3 a 3 mU/L;

É importante verificar o valor de referência do laboratório onde você realizou o exame para determinar se os valores de TSH e T4 livre estão dentro da faixa normal.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre seus resultados, é recomendável consultar um médico especialista para uma avaliação mais precisa e orientações específicas.