Qual a diferença entre sinvastatina e atorvastatina?

A sinvastatina e a atorvastatina são medicamentos pertencentes à classe das estatinas, que são hipolipemiantes que exercem seus efeitos através da inibição da HMG-CoA redutase, enzima fundamental na síntese do colesterol. A principal diferença entre essas duas estatinas está na potência de redução do colesterol LDL:

  • A sinvastatina 20 mg reduz em média 26% do LDL colesterol.
  • A atorvastatina tem uma potência maior, reduzindo em média 37% do LDL colesterol.

A escolha da estatina deve ser individualizada, baseada no risco cardiovascular de cada paciente. Pacientes com alto risco para infarto, necessitam de estatinas mais potentes, como a rosuvastatina, para atingir a meta de LDL e reduzir o risco.

Medicina Potência Redução do LDL colesterol
Sinvastatina 26% 20 mg
Atorvastatina Maior potência -

Quais são os efeitos colaterais mais comuns da sinvastatina e atorvastatina?

Os efeitos colaterais mais comuns da sinvastatina e atorvastatina incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Sintomas de resfriado;
  • Diarreia;
  • Flatulência;
  • Constipação;
  • Dor de garganta;

A atorvastatina é geralmente bem tolerada, e os efeitos adversos são geralmente de natureza leve e transitória.

Os pacientes tratados com atorvastatina têm um perfil de efeitos adversos geralmente semelhante ao das experiências adversas mais comuns observadas em ambos os grupos, independentemente da avaliação de causalidade, sendo as infecções as mais comuns.

Os principais efeitos colaterais da sinvastatina são dores musculares, miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa (inflamação do fígado). É importante lembrar que todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais, e nem todos os pacientes experimentarão os mesmos efeitos.

Se você está preocupado com os efeitos colaterais de qualquer medicamento, é importante falar com seu médico para discutir suas preocupações e determinar o melhor plano de tratamento para sua situação específica.

Artigos semelhantes:

Qual é a dosagem recomendada para sinvastatina e atorvastatina?

A dosagem recomendada para sinvastatina e atorvastatina varia de acordo com a potência da estatina e o risco cardiovascular do paciente. Para sinvastatina, a dosagem recomendada pode variar de acordo com a presença de outras condições médicas.

Por exemplo, pacientes com hipercolesterolemia familiar homozigótica podem receber 40 mg/dia à noite ou 80 mg/dia em 3 doses divididas de 20 mg.

Se utilizada concomitantemente com amiodarona ou verapamil, a dose de sinvastatina não deve ser maior do que 20 mg/dia.

Já para atorvastatina, a dose inicial recomendada dos comprimidos de atorvastatina cálcica é de 10 mg ou 20 mg uma vez ao dia.

A resposta terapêutica é evidente dentro de 2 semanas, e a resposta máxima é geralmente atingida em 4 semanas. A maioria dos pacientes é controlada com 10 mg de atorvastatina em dose única diária.

É importante ressaltar que a escolha da estatina e a dosagem devem ser individualizadas, levando em consideração o risco cardiovascular de cada paciente e possíveis interações com outros medicamentos.

Portanto, é fundamental consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento com estatinas.

Como escolher entre sinvastatina e atorvastatina para tratar o colesterol?

A escolha entre sinvastatina e atorvastatina para tratar o colesterol depende de diversos fatores, como a eficácia, segurança e tolerabilidade de cada medicamento.

Ambas as estatinas são eficazes na redução dos níveis de colesterol, mas a atorvastatina é considerada uma estatina mais potente. Principais diferenças entre sinvastatina e atorvastatina:

  • Eficácia: A atorvastatina reduz o colesterol LDL, o colesterol total e os triglicerídeos mais do que a sinvastatina, mas a diferença é pequena em relação aos reduções totais produzidas por ambas as estatinas;
  • Efeitos sobre o HDL e o apo A-I: A sinvastatina aumenta significativamente os níveis de HDL (colesterol "bom") e apo A-I em comparação com a atorvastatina;
  • Disponibilidade de forças: A sinvastatina está disponível em forças de 5 mg, 10 mg, 20 mg, 40 mg e 80 mg, enquanto a atorvastatina está disponível em forças de 10 mg, 20 mg, 40 mg e 80 mg;
  • Interações: A atorvastatina pode interagir com anticoncepcionais orais;

O médico considerará muitos fatores ao recomendar o tratamento com uma estatina, como a sinvastatina ou a atorvastatina.

É importante perguntar ao médico sobre a escolha do medicamento, seus efeitos e possíveis interações com outros medicamentos que você possa estar tomando.

Lembre-se de que a estatina só funciona se tomada todos os dias, e não pare de tomar o medicamento sem falar com o médico.