Qual a diferença entre sinvastatina e ezetimiba?

A sinvastatina e a ezetimiba são dois medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol no sangue. A diferença entre eles está no mecanismo de ação de cada um:

  • Sinvastatina: É um medicamento da classe das estatinas, que atua inibindo a enzima HMG-CoA redutase, responsável pela produção de colesterol no fígado. A sinvastatina reduz a produção de colesterol LDL (mau colesterol) e aumenta a produção de colesterol HDL (bom colesterol).

  • Ezetimiba: Não é uma estatina, mas sim um medicamento que atua inibindo a absorção do colesterol pelo intestino delgado, diminuindo a remesa de colesterol intestinal para o fígado.

A associação de ezetimiba e sinvastatina em dose fixa é uma combinação de dois princípios ativos em uma mesma forma farmacêutica, presente nos medicamentos Vytorin® e Zetsim®. Esta combinação é indicada para reduzir os níveis elevados de colesterol total e de colesterol LDL em pacientes adultos e adolescentes (10 a 17 anos de idade).

Em um estudo, a combinação de ezetimiba e sinvastatina foi comparada com a rosuvastatina, outra estatina, e mostrou uma redução significativamente maior do "mau" colesterol (LDL) em comparação com a rosuvastatina. Além disso, um estudo maior envolvendo 18.000 pessoas que sofreram infartos ou episódios de dor no peito mostrou que a combinação de ezetimiba e sinvastatina é capaz de reduzir o colesterol a níveis muito baixos e prevenir infartos e doenças cardiovasculares.

Medicina Mecanismo de ação Indicações
Sinvastatina Inibidor da redutase HMG-CoA, enzima necessária para a síntese do colesterol Redução de níveis elevados de colesterol total e colesterol ligado à lipoproteína de baixa densidade (LDL)
Ezetimiba Inibidor da absorção do colesterol pelo intestino delgado, diminuindo a remessa de colesterol intestinal para o fígado Redução de níveis elevados de colesterol total e colesterol ligado à lipoproteína de baixa densidade (LDL)

Quais são os efeitos colaterais da ezetimiba e da sinvastatina?

A ezetimiba e a sinvastatina são medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos no sangue, sendo indicados para pessoas que não conseguem controlar seus níveis de colesterol apenas com dieta.

Em geral, a combinação de ezetimiba e sinvastatina é bem tolerada, e os efeitos adversos são normalmente leves e temporários. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns associados ao uso de ezetimiba incluem:

  • Diarréia;
  • Dor abdominal;
  • Excesso de gases;

Já os efeitos colaterais da sinvastatina podem incluir:

  • Fraqueza nos braços ou pernas que piora após períodos de atividade;
  • Visão dupla ou pálpebras caídas;
  • Dificuldade em engolir ou falta de ar (sintomas de miastenia);

É importante lembrar que todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais, e nem todos os pacientes apresentarão os mesmos sintomas.

Se você apresentar algum sintoma que pense estar relacionado ao uso de ezetimiba e sinvastatina, é importante procurar o médico para avaliar a situação e determinar a melhor abordagem a ser adotada.

Qual é a dosagem recomendada para a ezetimiba e a sinvastatina?

A dosagem recomendada para a ezetimiba e a sinvastatina varia de acordo com a condição do paciente e a resposta ao tratamento.

A dose inicial usual recomendada é de 10/20 mg/dia, podendo ser considerada uma redução menos agressiva para pacientes que requeiram, iniciando a terapia com 10/10 mg/dia.

A variação posológica recomendada é de 10/10 até o máximo de 10/40 mg/dia, e as doses devem ser individualizadas de acordo com a meta de tratamento.

É importante lembrar que a segurança e a eficácia das doses acima de 10/40 mg/dia não foram estudadas em crianças. Não é necessário ajuste posológico para pacientes idosos.

Além disso, a ezetimiba + sinvastatina é indicada para pacientes com doença cardíaca, reduzindo o risco de ataque cardíaco, derrame, cirurgia para aumentar o fluxo sanguíneo do coração ou hospitalização por dor torácica.

É prescrito para adultos e adolescentes (10 a 17 anos de idade) que não conseguem controlar seus níveis de colesterol com a dieta sozinha. É importante manter uma dieta redutora de colesterol enquanto estiver tomando esse medicamento.

Como a ezetimiba e a sinvastatina atuam no organismo para reduzir o colesterol?

A ezetimiba e a sinvastatina são medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol no organismo. Eles atuam de maneiras diferentes para alcançar esse objetivo:

  1. Ezetimiba: Este medicamento age inibindo a absorção de gordura pelo intestino, reduzindo assim a absorção de colesterol no trato digestivoAlém disso, a ezetimiba também pode ser combinada com sinvastatina para aumentar a eficácia no controle do colesterol;
  2. Sinvastatina: A sinvastatina é um medicamento da classe das estatinas, que atua inibindo a produção de colesterol pelo fígadoIsso ajuda a reduzir o colesterol total, o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos no sangue, além de aumentar o colesterol bom (HDL)A sinvastatina é geralmente tomada por via oral, uma vez por dia, à noite, após uma refeição;

A combinação de ezetimiba e sinvastatina é indicada para diminuir os níveis sanguíneos de colesterol total, colesterol LDL e substâncias gordurosas.

Essa combinação é especialmente útil para pacientes que não conseguem controlar seus níveis de colesterol apenas com dieta, e deve ser usada junto com uma dieta redutora de colesterol.

Aprenda mais: